Exercícios de cálculos de ângulos complementares e suplementares para o 7º ano como fazer

01) Classifique co C para complementares e S para suplementares os ângulos dados:

A) 40° e 50°       (   )       
B) 20° e 80°       (   )       
C) 100° e 80°     (   )       
D) 20° e 170°     (   )

02) Calcule a medida do complemento e do suplemento de cada ângulo abaixo:

A) 80°                       
B) 35°                       
C) 53°                             
D) 89°

03) As figuras seguintes nos mostram ângulos adjacentes complementares. Calcule o valor de x:

             

04) As figuras abaixo seguintes nos mostram ângulos adjacentes suplementares. Calcule o valor de x:



05) A medida de um ângulos é x. Faça a expressão matemática que representa:

A) A medida do complemento desse ângulo.

B) A medida da metade do complemento desse ângulo.

C) A medida do suplemento desse ângulo.

D) O dobro da medida do suplemento desse ângulo.

06) Dois ângulos medem m e 45°. Forme uma sentença matemática com esse ângulo para que:

A) Os dois ângulos sejam complementares.

B) Os dois ângulos sejam suplementares.

07) Dois ângulos são complementares entre si. Um deles mede 71°. Quanto mede o outro?

08) Dois ângulos são suplementares entre si. Um deles mede 11° 25'. Quanto mede o outro?

09) a medida de um ângulo é igual à medida do seu complemento. Qual é a medida desse ângulo?

10) O triplo da medida de um ângulo aumentado de seu complemento, é igual a 125°. Qual a medida desse ângulo?

RESPOSTAS:

                1) a) C   c) S
                2) a) Complemento 10° e suplemento 100°
                    b) Complemento 45° e suplemento 145°
                    c) Complemento 27° e suplemento 157°
                    d) Complemento 1° e suplemento 101°
                3) a) x = 50°   b) 35°       c) x = 18°
                4) a) x = 110° b) x = 20°   c) x = 85°
                5) a) 90° - x     b) 90° - x /2   c) 180° - x     d) 2 ( 180° - x ) 
                6) a) x + 45° = 90°          b) x + 45° = 180°
                7) x + 71° = 90° 
                     x = 90° - 71°
                     x= 19°
                8) x + 111° 25' = 180°
                     x= 180° - 111°25'
                     x = 68° 35'
                9) x = 90° - x
                    x + x = 90°
                     2x = 90°
                       x = 90°/2
                       x = 45°
                 10) 3x + 90° - x = 125°
                        3x - x = 125° - 90°
                          2x = 35°
                           x = 35°/2
                           x = 17° 30'

Exercícios sobre calculo de ângulos complementares e suplementares para o 8º ano ( 7ª série )

01) A medida de um ângulo é m. Faça a expressão matemática que representa:

A) A medida do completo do ângulo m.                                           90° - m

B) A metade da medida do complemento de ângulo m.                   90° - m
                                                                                                                2
C) Os dois terços da medida do complemento desse ângulo m.       2( 90° - m )
                                                                                                                    3
D) A metade do suplemento desse ângulo m.                                  180° - m  
                                                                                                                2
E) O triplo da medida do suplemento desse ângulo m.                  3.( 180° - m )

F) Três quartos da medida do suplemento desse ângulo m.            3 ( 180° - m ) 
                                                                                                                   4
02) Dois ângulos medem m e 37º. Forma uma sentença matemática com esses ângulos para que:

A) Os dois ângulos sejam complementares.     m + 37° = 90°

B) Os dois ângulos sejam suplementares.         m + 37° = 180°

03) Dois ângulos são complementares entre si. Um deles mede 74°. Quanto mede o outro?

(A) 16°
(B) 26°
(C) 36°
(D) 46°

Resposta: A

04) Dois ângulos são suplementares entre si. Um deles mede 110° 25'. Quanto mede o outro?

(A) 68° 45'.
(B) 69° 35'.
(C) 70° 35'
(D) 71° 45'

Resposta: B

05) Dois ângulos são adjacentes suplementares. Em graus, a medida do maior é igual ao quíntuplo da medida do menor. Calcule as medidas dos dois ângulos.

(A) 130° e 50°
(B) 140° e 40°
(C) 150° e 30°
(D) 160° e 20°

Resposta: C

06) A medida de um ângulo é igual à medida do seu complemento. Qual é a medida desse ângulo?

(A) 15°.
(B) 25°.
(C) 35°.
(D) 45°.

Resposta: D

07) O triplo da medida de um ângulo, aumentado de seu complemento, é igual a 152°. Qual a medida desse ângulo?

(A) 30°.
(B) 31°.
(C) 32°.
(D) 33°.

Resposta: B

08) A terça parte da medida do complemento de um ângulo é 28. Qual é a medida desse ângulo?

(A) 6°
(B) 7°
(C) 8°
(D) 9°

Resposta; A

09) A medida de um ângulo é igual ao quíntuplo da medida do seu suplemento. Quanto mede esse ângulo?

(A) 10°
(B) 20°
(C) 30°
(D) 40°

Resposta: C


Exercícios de geometria Atividade de geometria para o 6º ano ( 5ª série ) calculo de área e perímetro de figuras planas ( quadriláteros ) 6º ano



Exercícios sobre relações métricas no triângulo retângulo) para o 9º ano ( 8ª série )


Exercícios sobre adição e subtração de números naturais para o 5º ano e 6º ano ( Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição, subtração, multiplicação, divisão e potência ) de números naturais com gabarito

01) Numa adição de duas parcelas, uma delas é 812 e o resultado é 1400. Qual o valor da outra parcela?   

Resolução:  1400 - 812 = 588

02) Calcule o valor de cada uma das seguintes expressões numéricas:

A)  45 – 30 – 9 + 81 =   
          15 - 9 + 81
              6 + 81
                 87

B) 100 – 36 – 64 =   
          64 - 64
              0

C) 176 – 89 + 27 – 50 – 11 =   
           87 + 27 - 50 - 11
               114 - 50 - 11
                     64 - 11
                        53

D) 278 + 132 – 215 – 100 + 222 – 155 =   162
           410 - 215 - 100 + 222 - 155
                195 - 100 + 222 - 155
                       95 + 222 - 155
                             317 - 155
                                  162

03) Sabendo m = 198, n = 144 e p = 137, calcule o valor de:

A) m + n – p =     
     198 + 144 - 137
          342 - 137
              205                                              
b) m – p + n =    205   
    198 - 137 + 144
          61 + 144
               205

04) Determine o valor das seguintes expressões numéricas:

A) 70 – (50 + 10 – 45) + (80 – 65 + 11) =                     
      70 - ( 60 - 45 ) + ( 15 + 11 )
         70 - 15 + 26
             55 + 26
                  81                           
A) 161 + (53 – 38 + 40) – 51 – (90 – 70 + 82) =   
         161 + ( 15 + 40 ) - 51 - ( 20 + 82 )
             161 + 55 - 51 - 102
                  216 - 51 - 102
                     165 - 102
                          63

05) São dados A = 45 – (90 – 80 + 17)       
                        A = 45 - ( 10 + 17 )
                        A = 45 - 27
                        A = 18

                        B = (35 – 9) + (76 – 11 – 15)   
                        B = 26 + ( 65 - 15 )
                        B = 26 + 50
                        B = 76

                       C = 1 + (90 – 36 – 4) – 11   
                       C = 1 + ( 54 - 4 ) - 11
                       C = 1 + 50 - 11
                       C = 51 - 11
                       C = 40

A) Calcule o valor de A, B e C.

A = 18         B = 76          C = 40

B) Calcule o valor de A + B + C    

                          18 + 76 + 40
                             94 + 40
                                134
06) Calcule:

A) Alfredo  elevou um número natural ao quadrado  e obteve 64. Qual é o numero natural que Alfredo usou?     8

B) Luciana calculou o cubo de 6, o quadrado de, 6 o triplo de 6 e o dobro de 6. Qual o número que ela encontrou ao adicionar todos os  resultados?   282

07) Escreva uma Potencia, representada pela expressão seguinte, calculando o valor Seu:

A) Nove Elevado ao quadrado:       9² = 81


B) Seis Elevado ao Cubo:              6³ = 216


C) Dez Elevado a quarta Potência:   
104 = 10000

D) Cinco Elevado um zero:   
50 = 1

 08) Resolva:

A) Em 1990 o Brasil vendeu para o exterior 283.356 veículos e, em 1991, essa venda foi de 345.760 veículos. Quantos veículos o Brasil vendeu para o exterior nesses dois anos? 629116

B) Em uma multiplicação, os fatores são 134 e 296. Qual o produto?   39664


C) Numa mercearia há 7 caixas de bombons e cada caixa contém 3 dúzias de bombons. Quantos bombons há na mercearia?  252



D) Uma pessoa deu R$ 4.700,00 de entrada na compra de um objeto e pagou mais 6 prestações de R$ 2.300,00. Quanto custou o objeto?    18500


E) Um motorista percorreu 749 km em 6 dias. Nos cinco primeiros dias andou 132 km por dia. Quanto percorreu no 6º dia ?   89 km




Exercícios sobre equações do 1º grau para o 7º ano ( 6ª série ) com respostas ( resolvidos )

01) Para cada frase escreva uma equações correspondente:

 a) O triplo de um número é igual a sua metade mais 20.  3x = x/2 + 20


 b) O triplo de um número, mais 5, é igual a 254.        3x + 5 = 254


c) O quádruplo de um número, diminuído de três, é igual a 99.   4x - 3 = 99


d) A metade dos objetos de uma caixa mais a terça parte desses objetos é igual a 
75.        x/2 x/3 = 75


e) Ao triplo de um número foi adicionado 40. O resultado é igual ao quíntuplo do número.
     3x + 40 = 5x
f) Um número mais a sua metade é igual a 150.  x + x/2 = 150


g) A diferença entre um número e sua quinta parte é igual a 36.     x - x/5 = 36


h) O triplo de um número é igual a sua metade mais 20.         3x = x/2 + 20


02) Resolva as seguintes equações de 1º grau :

a) 2x = - 12                                       b) – 3 x = - 15                              c) ¾ = x/8            
      x = - 12/3                                          x = - 15/-3                                   4x = 24
      x = - 4                                               x = 5                                             x = 24/4
    S = { - 4 }                                          S = { 5 }                                          x = 6
                                                                                                                   S = { 6 }
d) 2x/3 = - 12/6
     - 24x = 18
           x = 18/-24
           x = - 3/4
          S = { -3/4 }
      
03) Resolva as seguintes equações de 1º grau:

a) 4x – 7 = 2x + 7                                  b)  5x + 16 – 6 = 3x + 7 – 10x 
    4x - 2x = + 7 + 7                                      5x - 3x + 10x   = 7 + 6 - 16 
           2x = 14                                                            12x  = 3
             x = 14/2                                                            x = 3/12
             x = 7                                                                 x = 1/4
          S = { 7 }                                                              S = { 1/4 }
                     
c) – 11x + 4x – 6 = 22                             d) 7x – 5x = 6 + 18
    - 11x + 4x = 22 + 6                                       2x = 24
             - 7x = 28                                                x = 24/2
                 x = - 28/7                                           x = 12
                 x = - 4                                               S = { 12 }
                S = { - 4 }

04) Resolva:

a) y + 6 = 13      y = 13 - 6       y = 7              S = { 7 }

                    
b) 3y = 2y – 6    3y - 2y = - 6       y = - 6         S = { - 6 }
                    
c) 5y – y = 8       4y = 8       y = 8/4       y = 2        S = { 2 }

              
d) 6 – y = - 3y     - y + 3y = - 6     2y = - 6        y = -6/2       y = - 3      S = { - 3 }



Exercícios sobre juros simples para 7º ano( 6ª série ) e 8º ano ( 7ª série ) com gabarito

01) Qual o capital que produziu R$1.500,00, durante 3 meses, a uma taxa de 4% ao mês?

(A) R$ 12500,00.
(B) R$ 13500,00.
(C) R$ 14500,00.
(D) R$ 15000,00.

Resposta: A

02) Qual o capital que produziu R$ 18.360,00, durante 17 meses, a uma taxa de 24% ao ano?

(A) R$ 4000,00.
(B) R$ 4500,00.
(C) R$ 5000,00.
(D) R$ 5500,00.

Resposta: B

03) Um capitalista emprestou R$ 380000,00 pelo prazo de 7 meses e recebeu  R$212.800,00  de juros. Qual foi a taxa mensal desse empréstimo?

(A) 5%.
(B) 6%.
(C) 7%.
(D) 8%.

Resposta: D

04) Durante quanto tempo um capital de R$ 130.000,00, empregado a uma taxa de 9%  ao mês, renderá R$23.400,00 de juros?

(A) 1 mês.
(B) 2 mês.
(C) 2 mês.
(D) 4 mês.

Resposta; B

05) Qual a taxa mensal que faria um capital de R$50.000,00 render R$ 9.000,00 de juros  em 6 meses?

(A) 3%.
(B) 4%.
(C) 5%.
(D) 6%.

Resposta: A

06) Qual a taxa mensal que faria um capital de R$20.000,00 render R$2.400,00 de juros em 3 meses?

(A) 1%
(B) 2%
(C) 3%
(D) 4%

Resposta: D

07) A importância de R$48.000,00, emprestada a 60% ao ano, no fim de 7 meses, rende juros de :

(A) R$16.800,00.          
(B) R$18.800,00.             
(C) R$20.160,00.            
(D) R$21.060,00.

Resposta: A

08) Apliquei R$30.000,00 a uma taxa de 4% ao mês e recebi R$9.000,00 de juros. Então apliquei essa quantia durante:

(A) 5 meses         
(B) 6 meses                  
(C) 7,5 meses                      
(D) 9 meses

Resposta: C

09) O capital que rende R$19.040,00 em 7 meses à taxa de 8,5% ao mês é:

(A) R$30.000,00.           
(B) R$31.000,00.         
(C) R$32.000,00.           
(D) R$35.000,00.

Resposta: C

10) Um capital de R$13.000,00, em 1 ano e 3 meses, produziu juros de R$5.850,00. Á taxa 
cobrada foi de:

(A) 3% ao mês.
(B) 4% ao mês.
(C) 3% ao ano.
(D) 4% ao ano.

Resposta: A

Exercícios com função quadrática do 2º grau para o 9º ano ( 8ª série )

01) Dadas as funções quadráticas, responda se cada vértice é um ponto de máximo ou mínimo:

a) y = x² - 3x + 2                                          
b) y = x² + 4x - 1
c) y = - x² + 1                                               
d) y = - x² + 6x - 5
e) y = x² + x – 1                                            
f) y = x² + 8x - 9
g) y = 2x² + x + 6                                         
h) y = - x² + 5x
i) y = - 2x² + 3

02) Encontre as coordenadas do vértice em cada função quadrática:

a) y = x² - 1                                                  
b) y = - x² + 8x
c) y = x² + 9                                               
c) y = x² - 4x + 4
d) y= x² + 3                                                 
e) y = x² + 6x + 9
f)  y = x² - 2x + 1                                      
g) y = x² - 2x
h) y = x² - 4x – 1                                      
i) y = - x² + 6x + 1
k)  y = 2x² + 4x – 1                                   
l) y = - x² + 4x - 1
m) y = 3x² – 6x + 5                                   
n) y = 2x² - 8x + 3
o) – x² + 3x + 6

03) Dada a função quadrática y = x² + bx + 1, tendo como vértice o ponto V ( 1 , 0 ) , calcule o valor de b.  

(A) - 2
(B) - 3
(C) - 4
(D) - 5


Resposta: A

04) Seja a função quadrática y = x² + bx + 3 , tendo o vértice no ponto V de coordenadas V ( 2 , - 1 ) . Encontre o valor de b

(A) - 2
(B) - 3
(C) - 4
(D) - 5


Resposta: C

05) Dada a função quadrática y = ( a – 1 ) x² - 3x + 7 e considerando que a função admite ponto de mínimo como seu vértice, calcule o valor de a

(A) a > 2
(B) a > 1
(C) a < 1
(D) a < 2


Resposta: B

6) A função quadrática y = ( m – 2 ) x² – 6x + 1 admite ponto de máximo como vértice. Calcule os valores de m. 

(A) m < 1
(B) m > 1
(C) m > 2
(D) m < 2

Resposta: D