Atividades com questões da prova Brasil para o 5º ano ( 4ª série ) ( Reconhecer e identificar a localização/ movimentação de objetos em mapas croquis e outras representações) com questões da prova Brasil com gabarito

01) O carteiro identificou o número de uma residência: 10 060. Neste número, o algarismo
     6 ocupa a ordem da

(A) unidade simples.
(B) dezena simples.
(C) centena simples.
(D) dezena de milhar.

02) Sheila usou linhas retas fechadas para fazer este desenho.

Quantas figuras de quatro lados foram desenhadas?

(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) 5

03) Uma praça de uma cidade será construída. A malha quadriculada representa o desenho
da praça. Cada lado do quadradinho indica 1 metro de construção. A parte destacada em
cinza está destinada ao coreto que será construído.

Quantos metros de construção serão necessários para o contorno do coreto?

(A) 4
(B) 6
(C) 8
(D) 10

04) Nas figuras a seguir estão representados quatro polígonos diferentes.

Qual dos polígonos anteriores possui dois lados paralelos e dois lados não paralelos?
(A) Retângulo.
(B) Triângulo.
(C) Trapézio.
(D) Hexágono.

05) A face superior das peças de um jogo de dominó tem formato de um quadrilátero.
Observe um exemplo:

Qual o quadrilátero que melhor caracteriza a face superior da peça de um jogo de
dominó?

(A) Trapézio.
(B) Quadrado.
(C) Retângulo.
(D) Losango.

06) As paradas de ônibus de uma cidade são localizadas por números em uma reta numérica.
A figura a seguir representa as paradas, o ponto P indica o número 960 e o ponto U o
número 1010.

Em qual ponto está localizada a parada 990, sabendo que a diferença entre o valor de um
ponto e o valor de outro ponto consecutivo é de 10 unidades?

(A) Q
(B) R
(C) S
(D) T

07) A figura a seguir mostra o projeto original da árvore de natal da cidade em que Roberto
mora.

Como consideraram a árvore muito grande, fizeram um novo projeto, de modo que suas
dimensões se tornaram duas vezes menores que as do projeto original. Para o novo projeto,
as dimensões foram

(A) multiplicadas por 2.
(B) divididas por 2.
(C) subtraídas em 2 unidades.
(D) adicionada em 2 unidades.


Gabarito: 1) B    2) A    3) D    4) C    5) C     6) C 7)  B

Atividade de matemática para o 5º ano ( 4ª série ) ( Reconhecer e estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não) com questões da prova Brasil com gabarito

01) Os alunos do 5º Ano estão montando um cubo para fazer um dado para a aula de
Matemática. Eles utilizam o molde seguinte, onde os números 3 e 4 representam duas de
suas faces opostas.
Em um dado a soma dos números em duas faces opostas quaisquer totaliza sempre 7.
Com base no desenho anterior que algarismos deverão estar escritos nas faces em
branco?












02) Ao usar uma régua de 20 cm para medir uma mesa, Henrique observou que ela cabia 27
vezes no comprimento da mesa. Ele multiplicou esses valores e encontrou 540 cm.
Em metros, o comprimento da mesa é de

(A) 0,54.
(B) 5,4.
(C) 54.
(D) 540.

03) Sara fez um bolo para seus filhos e o repartiu em 24 pedaços iguais. João comeu 3
pedaços, Pedro comeu 4, Marta comeu 5 e Jorge não comeu nenhum pedaço.
Que parte do bolo foi consumida?

(A) 1/24
(B) 1/4
(C) 1/3
(D) 1/2

04) A professora do 5º Ano, corrigindo as avaliações da classe, viu que Pedro acertou
20/100 das questões.  De que outra forma a professora poderia representar essa fração?

(A) 0,02
(B) 0,10
(C) 0,20
(D) 2,10

05) Uma professora ganhou ingressos para levar 50% de seus alunos ao circo da cidade. A
professora leciona para 36 alunos. Quantos alunos ela poderá levar?

(A) 09
(B) 18
(C) 24
(D) 36

06) Maria, limpando a sua bolsa, encontrou as seguintes notas e moedas:

Quanto Maria tinha na sua bolsa?

(A) R$ 9,00
(B) R$ 9,90
(C) R$ 10,10
(D) R$ 10,15

07) Numa gincana, as equipes deveriam recolher latinhas de alumínio para reciclagem. Uma
equipe recolheu 5 sacos de 100 latinhas e outra equipe recolheu 3 sacos de 50 latinhas.
Quantas latinhas foram recolhidas ao todo?

(A) 100
(B) 150
(C) 500
(D) 650


Gabarito: 1) D    2) B   3) D   4) C   5)  B     6) D     7) D

Atividades de Matemática para o 5º ano ( 4ª série ) ( reconhecer e identificar/ movimentção de objeto em mapas, cropquis e outras representçãoes gráficas , resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração) de questões da prova Brasil com gabarito

1) Numa fazenda, havia 524 bois. Na feira de gado, o fazendeiro vendeu 183 de seus bois e
comprou mais 266 bois. Quantos bois há agora na fazenda?

(A) 507
(B) 607
(C) 707
(D) 727

2) A professora pediu para Adriana fazer a subtração: 679 – 38. O resultado dessa operação será

(A) 299.
(B) 399.
(C) 631.
(D) 641.

3) Fernando tem, no seu bolso, cinco moedas de R$ 0,05, oito moedas de R$ 0,10 e três
moedas de R$ 0,25.  Que quantia Fernando tem no bolso?

(A) R$ 4,05
(B) R$ 2,05
(C) R$ 1,80
(D) R$ 1,55

4) Em Belo Horizonte, a temperatura máxima de sábado foi de 28,3 graus e a de domingo
foi de 26,7 graus. De quantos graus é a diferença entre as duas temperaturas?

(A) 1,4
(B) 1,6
(C) 2,4
(D) 2,6

5) A turma de Joana resolveu fazer uma pesquisa sobre o tipo de filme que as crianças
mais gostavam. Cada criança podia votar em um só tipo de filme. A tabela seguinte
mostra o resultado da pesquisa com as meninas e com os meninos.


Qual o tipo de filme preferido pelos meninos?

(A) Aventura.
(B) Comédia.
(C) Desenho animado.
(D) Terror.

6) No final do ano os alunos do 5º ano fizeram uma pesquisa na sala para saber onde cada um ia passar as férias. Cada aluno podia escolher um só lugar.


O gráfico mostra o resultado da pesquisa. Qual dos locais foi o menos escolhido pelos alunos para passarem as férias?

(A) Casa.
(B) Fazenda do tio.
(C) Praia.
(D) Sítio da vovó.

7) O desenho a seguir mostra uma estante onde são guardados diversos livros. Um aluno está de frente para essa estante. Nessa posição, o livro de Música é o terceiro a partir de sua


(A) esquerda, na prateleira do meio.
(B) direita, na prateleira de cima.
(C) esquerda, na prateleira de cima.
(D) direita, na prateleira do meio.


Gabarito:  1) B    2) D    3) C    4) B      5) A     6) B     7) D

Atividades de matemática para o 5º ano ( 4ª série ) ( Reconhecer e estabelecer relações entre o horário de inicio e término e/ ou intervalo da duração de um evento ou acontecimento. Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais ) de questões da prova Brasil com gabarito

1) As balanças podem ser utilizadas para medir a massa dos alimentos nos supermercados.
A reta numérica na figura seguinte representa os valores, em quilograma, de uma
balança.

A partir da figura, tem-se que a seta indica uma massa, em quilogramas, de
(A) 0,30.
(B) 0,23.
(C) 2,30.
(D) 2,03.

2) O piso de uma sala está sendo coberto por cerâmica quadrada. Já foram colocadas 7
cerâmicas, como mostrado na figura.

Quantas cerâmicas faltam para cobrir o piso?
(A) 7
(B) 8
(C) 9
(D) 15

3) O carro de João consome 1 litro de gasolina a cada 10 quilômetros percorridos.
Para ir da sua casa ao sítio, que fica distante 63 quilômetros, o carro irá consumir:

(A) 5,3 L.
(B) 6,0 L.
(C) 6,3 L.
(D) 7,0 L.

4) Maria colocou um bolo para assar na hora indicada no relógio da figura seguinte.

O bolo ficou pronto em 30 minutos. Que horário o relógio indicava quando o bolo ficou
pronto?
(A) 11 horas 50 minutos.
(B) 12 horas 5 minutos.
(C) 12 horas 50 minutos.
(D) 13 horas 10 minutos.

5) Uma escola recebeu a doação de 3 caixas de 1 000 livros, mais 8 caixas de 100 livros,
mais 5 pacotes de 10 livros, mais 9 livros.  Esta escola recebeu o total de:

(A) 3 589 livros.
(B) 3 859 livros.
(C) 30 859 livros.
(D) 38 590 livros.

6) As placas dos automóveis são formadas por quatro algarismos. Considere os algarismos
8, 9, 1 e 5. Qual é o maior número que se pode escrever usando esses algarismos sem repeti-los?

(A) 9 851
(B) 9 815
(C) 9 581
(D) 9 518

7) Carlos fez esta multiplicação corretamente, mas apagou o resultado.

Qual foi o resultado obtido por Carlos?

(A) 1 265
(B) 1 275
(C) 1 295
(D) 1 375

8) João sabe que faltam 31 dias para o aniversário. Quantas semanas completas faltam
para o aniversário dele?

(A) 3
(B) 4
(C) 5
(D) 6

Gabarito: 1) C    2) B    3) C   4) B     5) B     6) A     7) B    8) B

Atividades de matemática com questões da prova Brasil ( gráficos e planificações ) Descritor 1 Identificar a localização/ movimentação de objeto em mapas, croquis e outros representações gráficas. Descrito 2 Identificar propriedades comuns e diferentes entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações. 9º ano com gabarito

1) Os alunos de uma turma do 9º Ano fizeram uma estimativa para 200 pessoas com base no estudo seguinte.  c
Que gráfico de barras melhor representa o estudo?
2) É comum encontrar em acampamentos barracas de dormir que apresentam laterais resistentes a chuvas e um fundo feito de plástico resistente, que possuem formato como a figura apresentada a seguir. c

Qual das alternativas representa a planificação dessa barraca? 

Melhorar o desenho da alternativa C (que está fora de posição). 


Atividades de matemática com questões da prova Brasil ( Equações e números decimais ) Descritor 21 Reconhecer as diferentes representações de um número racional. ( Descritor 22 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. ) 9º ano com gabarito

1) Uma prefeitura aplicou R$ 850 mil na construção de 3 creches e um parque infantil. O custo de cada creche foi de R$ 250 mil. A expressão que representa o custo do parque, em mil reais, é:

(A) X + 850 = 250.
(B) X – 850 = 750.
(C) X + 250 = 850.
(D) X + 750 = 850.

2) Em uma loja de informática, Pedro comprou: um computador no valor de R$ 2200,00, uma impressora por R$ 800,00 e três cartuchos de tinta que custam R$ 90,00 cada um. Essas mercadorias foram pagas em cinco parcelas de mesmo valor. O valor de cada parcela, em reais, foi igual a:

(A) 414.
(B) 494.
(C) 600.
(D) 654.

3) Para ligar a energia elétrica em seu apartamento, Felipe contratou um eletricista que mediu a distância do poste da rede elétrica até seu imóvel. Essa distância é representada pela expressão
Para fazer a ligação, será necessário o dobro da medida fornecida pela expressão, já que serão necessários dois fios. Nessas condições, a quantidade aproximada de fio, em metros, que Felipe
terá que comprar é de:

(A) 18,48.
(B) 32,00.
(C) 34,86.
(D) 38,00.

4) Quantos quilogramas de sementes são necessários para semear uma área de 10 m x 24 m, observando a recomendação de aplicar 1 kg de semente por 16 m² de terreno?

(A) 15
 (B) 1,5
(C) 2,125
(D) 15

5) O projeto original da árvore de natal da cidade em que Roberto mora está indicado a seguir:


Se um novo projeto de dimensões duas vezes menores que as do projeto original for desenvolvido, as dimensões obtidas serão:

(A) multiplicadas por dois.
(B) divididas por dois.
(C) subtraídas em duas unidades.
(D) divididas por quatro.

6) Uma casa tem 3,88 metros de altura. Um engenheiro foi contratado para projetar um segundo andar e foi informado que a prefeitura só permite construir casas de dois andares com altura de até 7,80 metros. Qual deve ser a altura máxima, em metros, do segundo andar?

(A) 3,92
(B) 4,00
(C) 4,92
(D) 11,68

7) Uma torneira com defeito desperdiça 2,206 litros de água por dia. Isto significa que a torneira desperdiça 2 litros e:

(A) 0,206 centésimos de litros.
(B) 0,206 décimos de litros.
(C) 206 centésimos de litros.
(D) 206 milésimos de litros.


Gabarito: 1) D           2) D         3) C          4) A          5) B           6) A          7) D

Exercícios com questões da prova Brasil de matemática ( Fração, função e números negativos ) Descritor 31 Resolver equação do 2º grau. 9º ano ( 8ª série ) com gabarito

1) Das 15 bolinhas de gude que tinha, Paulo deu 6 para o seu irmão. Considerando-se o total de bolinhas, a fração que representa o número de bolinhas que o irmão de Paulo ganhou é :

(A) 15/ 6 .
(B) 15/ 9 .
(C) 9/ 15 .
(D) 6/ 15 .

2) Paulo é dono de uma fábrica de móveis. Para calcular o preço V de venda, em reais, de cada móvel que fabrica, ele usa a seguinte fórmula: V = 1,5 C + 10, sendo C o preço de custo em reais desse móvel. Considere que o preço de custo de um móvel que Paulo fabrica é R$ 100,00. Então, ele vende esse móvel por:

(A) R$ 110,00.
(B) R$ 150,00.
(C) R$ 160,00.
(D) R$ 210,00.

3) Em uma cidade do Alasca, o termômetro marcou –15 °C pela manhã. Se a temperatura descer mais 13 °C, o termômetro irá marcar:

(A) − 28 °C.
(B) − 2 °C.
(C) 2 °C.
(D) 28 °C.

4)  O custo total C, em milhares de reais, para se produzir x máquinas é dado pela expressão C(x) = x² – x + 10. Se o custo total foi de 52 mil reais, então, o número de máquinas produzidas foi:

(A) 6.
(B) 7.
(C) 8.
(D) 9.

5) As armações tipo tesouras correspondem ao sistema de vigas estruturais que sustentam os telhados das casas e são, geralmente, executadas com barras situadas num plano e ligadas umas ao outras em forma de triângulos interligados apoiadas nas extremidades. Fabrício percebeu que as tesouras das vigas do telhado da sua casa formavam um triângulo retângulo que tinha um ângulo de 68°. Quanto mede o terceiro ângulo?

(A) 22°
(B) 45°
(C) 56°
(D) 158°

6) Exatamente no centro de uma mesa redonda de 1 m de raio, foi colocado um prato de 30 cm de diâmetro, com doces e salgados para uma festa de final de ano. Qual a distância entre a borda desse prato e a borda da mesa?

(A) 115 cm.
(B) 85 cm.
(C) 70 cm.
(D) 20 cm.

7) O administrador de um campo de futebol precisa comprar grama verde escura e verde clara para cobrir o campo com faixas de áreas iguais e quantidades também iguais de cada tipo de grama. O campo é um retângulo com 100 m de comprimento e 50 m de largura e, para cada 10 m² de grama plantada, é gasto 1 m² a mais por causa da perda. Quantos m² de grama verde escura o administrador deverá comprar para cobrir todo o campo?

(A) 2 250
(B) 2 500
(C) 2 750
(D) 5 000


Gabarito:  1) C   2) C   3) A   4) B    5) A    6) B    7) C

Atividades de matemática com questões da prova Brasil ( Descritor 34 Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema Descritor 35 Identificar a relação entre as representações algébricas e geométrica de um sistema de equação do 1º grau. 9º ano com gabarito

1) A figura representa uma escada apoiada em uma parede perpendicular ao solo. O topo da escada está a 7 m de altura, e seu pé está afastado da parede 2 m.












A escada mede, aproximadamente,
(A) 5 m.
(B) 6,7 m.
(C) 7,3 m.
(D) 9 m.

2)   Em uma cidade do Alasca, o termômetro marcou –15 °C pela manhã. Se a temperatura descer mais 13 °C, o termômetro irá marcar:

(A) − 28 °C.
(B) − 2 °C.
(C) 2 °C.
(D) 28 °C.

3) Observe este gráfico, em que estão representadas duas retas:












Para que o gráfico seja a representação geométrica do sistema
 ,os valores de a e b são, respectivamente, 
(A) –1 e 8. 
(B) 2 e 3. 
(C) 3 e 2. 
    (D) 8 e –1.  


4) O custo total C, em milhares de reais, para se produzir x máquinas é dado pela expressão C(x) = x² – x + 10. Se o custo total foi de 52 mil reais, então, o número de máquinas produzidas foi:

(A) 6.
(B) 7. 
(C) 8. 
(D) 9.

5) As armações tipo tesouras correspondem ao sistema de vigas estruturais que sustentam os telhados das casas e são, geralmente, executadas com barras situadas num plano e ligadas umas ao outras em forma de triângulos interligados apoiadas nas extremidades. Fabrício percebeu que as tesouras das vigas do telhado da sua casa formavam um triângulo retângulo que tinha um ângulo de 68°. Quanto mede o terceiro ângulo? 

(A) 22° 
(B) 45° 
(C) 56° 
(D) 158°

6) Exatamente no centro de uma mesa redonda de 1 m de raio, foi colocado um prato de 30 cm de diâmetro, com doces e salgados para uma festa de final de ano. Qual a distância entre a borda desse prato e a borda da mesa? 

(A) 115 cm. 
(B) 85 cm. 
(C) 70 cm. 
(D) 20 cm.

Gabarito:  1) C   2) A    3) D     4) B    5) A   6) B

Atividades de matemática com questões da prova Brasil ( função, números decimais,ângulos e sistema de equação, volume de um cubo. ) Descritor 34 Identificar um sistema de equação do 1º grau que expressa um problema. 9º ano com gabarito

1) João e Pedro foram a um restaurante almoçar e a conta deles foi de R$ 28,00. A conta de Pedro foi o triplo do valor de seu amigo. O sistema de equações do 1º grau que melhor traduz o problema é;















2) Uma caixa d’água tem suas dimensões indicadas conforme a figura abaixo.
A quantidade de água, em metros cúbicos, que essa caixa pode armazenar é:

(A) 6,0.
(B) 6,5.
(C) 7,5.
(D) 9,0.

3) Sendo N = (-3)² - 3² , então, o valor de N é:

(A) –18.
(B) 0.
(C) 12.
(D) 18.

4) Observe os ponteiros nesse relógio:

Decorridas 3 horas, qual é o menor ângulo formado pelos ponteiros?

(A) 15°
(B) 45°
(C) 90°
(D) 180°

5) Das 15 bolinhas de gude que tinha, Paulo deu 6 para o seu irmão. Considerando-se o total de bolinhas, a fração que representa o número de bolinhas que o irmão de Paulo ganhou é

(A) 15/6 .
B) 15/ 9 .
(C) 9 /15 .
(D) 6 /15 .

6) Paulo é dono de uma fábrica de móveis. Para calcular o preço V de venda, em reais, de cada móvel que fabrica, ele usa a seguinte fórmula: V = 1,5 C + 10, sendo C o preço de  custo em reais desse móvel. Considere que o preço de custo de um móvel que Paulo fabrica é R$ 100,00.

Então, ele vende esse móvel por:

(A) R$ 110,00.
(B) R$ 150,00.
(C) R$ 160,00.
(D) R$ 210,00.

7) Fazendo-se as operações indicadas em 0,74 + 0,5 – 1,5 obtém-se:

(A) – 0,64.
(B) – 0,26.
(C) 0,26.
(D) 0,64.


Gabarito:  1) C    2) D   3) B      4) C     5) C     6) C    7) B




Atividades de matemática com questões da prova Brasil ( porcentagem, tabelas, reta numérica, triângulos) Descritor 17 identificar a localização de números racionais na reta numérica. 9º ano com gabarito

1) Em um jogo de vôlei, os torcedores estavam acomodados em três áreas distintas do ginásio, demarcadas por cores diferentes. Na área verde havia 21 828 torcedores, na azul 12 100 e na amarela 32 072. Nesse jogo, apenas 20% do total de torcedores presentes no ginásio torciam pelo time que venceu a partida. Qual é o número de torcedores que torciam pelo time vencedor?

(A) 2 420
(B) 4 365
(C) 6 414
(D) 13 200

2) Uma torneira com problemas continua pingando mesmo depois de fechada, desperdiçando em uma hora 125 ml de água. Quantos litros de água desperdiçará em 24 horas?

(A) 1,5
(B) 3,0
(C) 15,0
(D) 30,0

3) A figura a seguir representa um mapa bastante simplificado de uma cidade, em que estão marcados alguns de seus pontos de interesse.









Nesse mapa, a coordenada (5,G) indica a localização

 (A) da catedral.        (B) da quadra poliesportiva.         (C) do teatro.            (D) do cinema.

4) As figuras mostradas a seguir estão organizadas dentro de um padrão que se repete.









Mantendo essa disposição, a expressão algébrica que representa o total de pontos T em função da ordem n (n = 1, 2, 3, ...), é:

(A) T = 2n – 1.
(B) T = 2n + 1.
(C) T = n² – 1.
(D) T = n² + 1.

5) Em uma aula de Matemática, o professor apresentou aos alunos uma reta numérica como a da figura a seguir.
 O professor marcou o número  11/4 nessa reta.

Esse número foi marcado entre que pontos da reta numérica?

(A) –4 e –3.
(B) –3 e –2.
(C) 2 e 3.
(D) 3 e 4.

6) Num tabuleiro de xadrez, jogamos com várias peças que se movimentam de maneiras diferentes. O cavalo se move para qualquer casa que possa alcançar com movimento na forma de “L”, de três casas. Na posição da figura, os pontos marcados representam as casas que o cavalo pode alcançar, estando na casa d4.

Partindo da casa f5 e fazendo uma única jogada, dentre as casas que o cavalo poderá alcançar, estão:

(A) d3 ou d7.
(B) d6 ou g3.
(C) f3 ou h5.
(D) f7 ou h7.

7) A professora desenhou um triângulo no quadro.

Em seguida, fez a seguinte pergunta: –– "Se eu ampliar esse triângulo em 3 vezes, como ficarão as medidas de seus lados e de seus ângulos?" Alguns alunos responderam:
Fernando: –– “Os lados terão 3 cm a mais cada um. Já os ângulos serão os mesmos.”
Gisele: –– “Os lados e ângulos terão suas medidas multiplicadas por 3.”
Marina: –– “A medida dos lados eu multiplico por 3 e a medida dos ângulos eu mantenho as mesmas.”
Roberto: –– “A medida da base será a mesma (5 cm), os outros lados eu multiplico por 3 e mantenho a medida dos ângulos.” Qual dos alunos acertou a pergunta da professora?

(A) Fernando.
(B) Gisele.
(C) Marina.
(D) Roberto.


Gabarito: 1) D    2) B     3) D    4) D     5) C     6) B    7) C

Exercícios com questões da prova Brasil ( reta numérica, fração, poligonos e gráficos) Descritor 16 Identificar a localização de números inteiros na reta numérica 9º ano ( 8ª série ) com gabarito

01) A figura a seguir é uma representação da localização das principais cidades ao longo de uma estrada, onde está indicada por letras a posição dessas cidades e por números as temperaturas registradas em °C.





Com base na figura e mantendo-se a variação de temperatura entre as cidades, o ponto correspondente a 0 °C estará localizado 

(A) sobre o ponto M. 
(B) entre os pontos L e M. 
(C) entre os pontos I e J. 
(D) sobre o ponto J.  

02) Em um exame de vista, o médico solicitou que o paciente identificasse 3 2 de bolinhas pretas em relação ao total de bolinhas. Qual a figura identificada pelo paciente? 

(A) ● ● ○ ○ ○ ○ 
(B) ● ● ● ○ ○ ○ 
(C) ● ● ● ● ○ ○ 
(D) ● ● ● ● ● ○

03) Quatro amigos, João, Pedro, Ana e Maria saíram juntos para fazer um passeio por um mesmo caminho. Até agora, João andou 8 6 do caminho; Pedro 12/ 9 ; Ana, 8/ 3 e Maria 6/ 4 . Os amigos que se encontram no mesmo ponto do caminho são:

(A) João e Pedro. 
(B) João e Ana. 
(C) Ana e Maria. 
(D) Pedro e Ana.

04) A figura seguinte, formada por lados iguais, mostra uma etiqueta que deve ser fixada às embalagens de determinado produto. 
O tempo gasto, em segundos, para cortar essa etiqueta é obtido multiplicando-se por dez a medida do seu contorno. Assim sendo, o tempo total gasto, em segundos, para essa tarefa é :


(A) 180. 
(B) 200. 
(C) 220. 
(D) 240. 

05) Cristina desenhou quatro polígonos regulares, conforme pode ser visto na figura a seguir, e anotou dentro deles o valor da soma de seus ângulos internos.
Qual é a medida de cada ângulo interno do hexágono regular desenhado por Cristina? 

(A) 60° 
(B) 108° 
(C) 120° 
(D) 135°  

06) A evolução da intenção de votos dos eleitores por dois candidatos a prefeito de um município é apresentada pelo gráfico seguinte.

Em que mês o candidato A alcançou, na intenção de votos dos eleitores, o candidato B? 

(A) Julho. 
(B) Agosto. 
(C) Setembro. 
(D) Outubro.  



Gabarito:  1) C   2) A   3) A    4) B    5) C    6) B

Atividades questões do Enem ciências da natureza com gabarito ensino médio


Exercício com questões do Enem ciências da natureza física para o ensino médio 1º ano 2º ano 3º ano com gabarito
























Exercícios sobre ciências da natureza para o Ensino médio 1º ano, 2º ano e 3º ano com gabarito


Exercícios sobre ciências da natureza para o ensino médio 1º ano, 2º ano e 3º ano com gabarito

Gabarito: 1 ) D 2) C































Exercícios sobre pêndulo e velocidade para o ensino médio 1º ano, 2º ano e 3º ano com questões do enem com gabarito


























































gabarito: 1) c  2) a

Exercícios com questões do Enem com gabarito Ensino médio
































Gabarito 1) d   2) c

Atividades de matemática para o 5º ano ( 4ª série ) ( Reconhecer e resolver problemas envolvendo noções de porcentagem, identificar propriedades comuns entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações) com questões da prova Brasil Com gabarito

1)Um fazendeiro tinha 285 bois. Comprou mais 176 bois e depois vendeu 85 deles. Quantos bois esse fazendeiro tem agora?

A) 266
B) 376
C) 476
D) 486

2) Uma merendeira preparou 558 pães que foram distribuídos igualmente em 18 cestas. Quantos pães foram colocados em cada cesta?

A) 31
B) 310
C) 554
D) 783

3) Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos, passou um período observando baleias em alto-mar: de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequência dos meses do ano, quantos meses a bióloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias?
A) 2 meses
B) 3 meses
C) 5 meses
D) 6 meses

4) Pedro adubou 3/4 de sua horta. A parte da horta adubada por Pedro corresponde a:

A) 10%
B) 30%
C) 40%
D) 75%

5) Uma merendeira preparou 558 pães que foram distribuídos igualmente em 18 cestas. Quantos pães foram colocados em cada cesta?

A) 31
B) 310
C) 554
D) 783

6)Mara recebeu um ingresso de presente que dizia o seguinte: Sua cadeira está localizada exatamente no centro da plateia. Qual é a cadeira de Mara?
                                        A) 12
B) 13
C) 22
D) 23









7) A professora de João pediu para ele decompor um número e ele fez da seguinte forma: 4 x 1000 + 3 x 10 + 5 x 1 Qual foi o número pedido?

A) 4035
B) 4305
C) 5034
D) 5304

8) Observe o bumbo que Beto gosta de tocar. Ele tem a forma de um cilindro.











9)

10) 









Gabarito: 1) B    2)  A   3)  D    4) D   5) A    6) B    7) A   8) D    9)  B    10) C