Exercícios sobre efeito estufa e aquecimento global com respostas física

01) Em nosso planeta a quantidade de água está estimada em 1,36 . 106 trilhões de toneladas. Desse total, calcula-se que cerca de 95% são de água salgada e, dos 5% restantes, quase a metade está retida nos polos e geleiras. O uso de água do mar para obtenção de água potável ainda não é realidade em 
larga escala. Isso porque, entre outras razões:

(A) o custo do processos tecnológicos de dessalinização é muito alto.
(B) não se sabe como separar adequadamente os sais nela dissolvidos.
(C) comprometeria muito a vida aquática dos oceanos.
(D) a água do mar possui materiais irremovíveis.
(E) a água salgada do mar tem temperatura de ebulição alta.

Resposta: A

02) Qual dos seguintes fontes de produção de energia é mais recomendável para diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

(A) Óleo diesel.
(B) Gasolina.
(C) Carvão mineral.
(D) Gás natural.
(D) Vento.

Resposta: E

03) A Terra é cercada pelo vácuo espacial e, assim, ela só perde energia ao irradiá-la Para o espaço. O aquecimento global que se verifica hoje decorre de pequeno desequilíbrio energético, de cerca de 0,33%, entre a energia que a Terra recebe do Sol e a energia irradiada a cada segundo, algo em torno de 1 W/m². Isso significa que a Terra acumula, anualmente, cerca de 1,6 .1022 J. Considere  que energia necessária para transformar 1 kg de gelo a 0º C em água líquida seja igual a 3,2 . 105 J. Se toda a energia acumulada anualmente fosse usada para derreter o gelo nos polos ( a 0º C ), a quantidade de gelo derretida anualmente, em trilhões de toneladas, estaria entre:

(A) 20 e 40.
(B) 40 e 60.
(C) 60 e 80.
(D) 80 e 100.
(E) 100 e 120.

Resposta: B

04) Qual a importância da camada de ozônio na preservação da vida na Terra?

A camada de ozônio é uma espécie de " capa" na atmosfera terrestre que envolve e protege a Terra e os seres vivos de diversas radiações eletromagnéticas, provenientes tanto do Sol como do resto do cosmo.

05) Quais os riscos de uma redução da camada de ozônio abaixo de 220 UD?

As 220 UD são o limite aceitável para o bloqueio da radiação ultravioleta C, danosa  para a saúde.


                 
                



Exercícios sobre perímetro,area, volume, e base nas figuras planas ( retângulo, triângulo, paralelepípedo retângulo e trapézio ) com gabarito

01) A área do quadrado é dado em função da medida do seu lado. Indicado por y a área e por x a medida do lado, qual é a lei de formulação que relaciona as grandezas área e medida do lado do quadrado?

(A) y = x
(B) x = y²
(C) y = x³
(D) y = x²

Resposta D

02) Um vendedor trabalha á base de comissão. Assim, seu ganho mensal y depende ( ou é dado em função) do total x de vendas que ele realiza durante o mês. Sabendo-se que esse vendedor recebe 15% do total que vende, qual é a lei de formação da função estabelecida entre essas duas grandezas?

(A) x = 0,25.y
(B) y = 0,15.x
(C) y = 0,25.x
(D) x = 0,15.y

Resposta: B

03) A fórmula para encontrar o perímetro de um retângulos é P = 2c + 2L ,  onde P indica o perímetro, c indica o comprimento e L indica a largura.  Determine a la largura de um retângulo de perímetro 104 cm, sabendo que o comprimento tem 2 cm a mais que a largura.


(A) 20 cm.
(B) 25 cm.
(C) 30 cm.
(D) 35 cm.

Resposta: B

04) Para encontrar a área de um triângulo, usamos a fórmula A = 1b . h, onde A indica
a área, b                                                                                            2
indica a medida da base e h indica a medida da altura. Nessas condições, calcule a medida da altura do triângulo da figura, sabendo que a sua área é 35 cm².



(A) 4 cm.
(B) 5 cm.
(C) 6 cm.
(D) 7 cm.

Resposta: B

05) O volume de um paralelepípedo retângulo pode a ser encontrado usando-se a fórmula  V = a . b . c, onde V indica o volume, a indica o comprimento, b indica a largura e c indica a altura. se um paralelepípedo tem 17 cm de comprimento e 5 cm  de largura, qual deve ser a altura para que o paralelepípedo tenha um volume de 680 cm³?


(A) 5 cm.
(B) 6 cm
(C) 7 cm.
(D) 8 cm.

Resposta: D

06) Para calcular a área de um trapézio, podemos usar a fórmula


Se o trapézio da figura tem 50 m² de área, qual é a medida da sua base maior?


(A) 10 cm.
(B) 11 cm.
(C) 12 cm.
(D) 13 cm.

Resposta: C

07) Quando compramos laranjas na feira, o preço y que pagamos ao feirante depende ( ou é dado em função ) do número x de dúzias de laranja que compramos. Na barraca de frutas do senhor Carlos, o preço da dúzia de laranja é R$ 3,00. Qual é a lei de formulação que relaciona essas duas grandezas?

(A) y = 3.x
(B) y =  4.x
(C) x = 3.y
(D) x= 4.y

Resposta: A

08) Uma firma especializada em conserto de geladeiras cobra uma taxa fixa de R$ 25,00 pela visita do técnico, mais R$ 10,00, por hora, de mão de obra. Logo, o preço y que se paga pelo conserto depende ( ou é dado em função) dessas condições. Sabendo-se que foram empregados x horas de mão de obra , qual é a lei de formação que define uma função entre essas duas grandezas?

(A) y = 25 + 10.x
(B) y = 15 + 20.x
(C) y = 10 + 15x
(D) y = 15 + 15x

Resposta: A

09) Os professores de uma academia recebem a quantia de R$ 15,00 por aula, mais uma quantia fixa de R$ 200,00 como abono mensal. Então, a quantia y que o professor recebe por mês é dada em função do número x de aulas que ele dá durante esse mês. Qual é a lei de formação da função que relaciona essas grandezas?

(A) x = 200 + 25y
(B) x = 200 + 15y
(C) y = 200 + 15x
(D) y = 100 + 25x

Resposta: C

10) Uma máquina produz 1200 peças por hora. Então, produção y de peças por dia depende do número x de horas que a máquina trabalha durante o dia. Encontre a lei de formação da função que relaciona essas duas grandezas.

(A) x = 1200.y²
(B) y = 1200.x²
(C) x = 1200.y
(D) y = 1200.x

Resposta: D




Exercícios sobre problema de equação do 1º grau com uma incógnita para o 7º ano com gabarito

01) A soma de dois números é 207. O maior deles supera o menor em 33 unidades. Quais são esses números?

(A) 77 e 97                                  Equação: x + 33 + x = 207
(B) 87 e 120
(C) 97 e 100
(D)77 e 87

02) Considerando dois números que são consecutivos e tais que o dobro do menor é igual ao maior aumentado de 90 unidades. Quais são esses números?

(A) 91 e 92                                 Equação: 2x = x + 1 + 90
(B) 101 e 102
(C) 201 e 202
(D) 301 e 302

03) Um fio com 20 metros de comprimento foi dividido em duas partes. O comprimento de uma das partes é igual a quatro vezes o comprimento da outra. Qual é o comprimento da parte maior?

(A) 16 m.                                   Equação:  x + 4x + 20
(B) 17 m.
(C) 18 m.
() 19 m.

04) sabendo que a soma de dois números é 375 e que a diferença entre eles é 39, determine os dois números.

(A) 106 e 107                           Equação: x + x - 39 = 375
(B) 206 e 206
(C) 206 e 207
(D) 207 e 208

05) a população de um município é de 140.000 habitantes. A população da zona rural corresponde a dois terços da população urbana desse município. Qual é a população da zona urbana?

(A)   90.000 habitantes.               Equação: x +   2 x = 140.000
(B) 100.000 habitantes.                                       5
(C) 200.000 habitantes.
(D) 250.000 habitantes.

06) O pai de Adriana tinha 42 anos quando ela nasceu. Atualmente, a soma das duas idades é 68 anos. Qual é a idade atual de Adriana?

(A) 13 anos                                  Equação:  x + x + 42 = 68
(B) 14 anos.
(C) 15 anos.
(D) 16 anos.

07) Uma lapiseira custa R$ 12,00 a mais que uma caneta esferográfica. Patricia Maria Eduarda comprou uma lapiseira e 3 canetas esferográficas, pagando um total de R$ 44,00. Qual é o preço de cada objeto que ela comprou?

(A) lapiseira R$ 10,00 e caneta R$ 9,00.           Equação :     x + 12 + 3x = 44
(B) lapiseira R$ 20,00 e caneta R$ 8,00.
(C) lapiseira R$ 15,00 e caneta R$ 10,00.
(D) lapiseira R$ 25,00 e caneta R$ 5,00

08) Em uma loja há bicicletas e triciclos ( 3 rodas ), num total de 21 veículos e 48 rodas. Quantas unidades de cada veículo há nessa loja?

(A) 10 bicicletas e 8 triciclos.                   Equação: 2x + 3 ( 21 - x ) = 48
(B) 12 bicicletas e 15 triciclos.
(C) 5 bicicletas e 6 triciclos.
(D)  10 bicicletas e 10 triciclos.

09) Numa partida de basquete, a equipe A venceu a equipe B por uma diferença de 10 pontos. O número de pontos que a equipe A marcou corresponde a onze décimos do número de pontos que a equipe b marcou. Qual foi o resultado desse jogo?

(A)  120 a 90                                          Equação: 11x  - x = 10
(B)  90 a 120                                                           10
(C) 100 a 110
(D) 110 a 100

Gabarito:
                01) B
                02) A
                03) B
                04) D
                05) B
                06) A
                07) B
                07) B
                08) C
                09) D


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Exercícios sobre equação do 1º grau com uma incógnita, situações problemas: com respostas

01) A diferença entre o triplo de um número e 200 é igual a 16 . Determine esse número:

(A) 72                                Equação:         3x - 200 = 16
(B) 73
(C) 74
(D) 74

Resposta: A

02) ao dobro de um número adicionamos 12 e o resultado é igual à metade do mesmo
número, aumentado de 108. Qual é o número procurado?

(A) 63                                Equação: 2x + 12 =  x  + 108
(B) 64                                                                  2
(C) 65
(A) 66

Resposta: B

03) Três quintos de um número é igual ao dobro do mesmo número, diminuído de 35.
Qual é esse número?

(A) 10                                Equação:    3x  = 2x - 35
(B) 15                                                    5
(C) 25
(D) 30

Resposta: C

04) Um terreno de 920 m² de área foi reservado para a construção de um escola. essa
escola deverá ter 10 salas de aula, todas com a mesma área, e um pátio de 320 m². Qual
deverá ser a área de cada sala de aula?

(A) 30 m²                         Equação:   10x + 320 = 920    
(B) 40 m²
(C) 50 m²
(D) 60 m²

Resposta: D

05) Um jogo de futebol foi assistido por um público que corresponde a sete décimo da
lotação completa do estádio. Verificou-se que, com 45 000 pessoas a mais, o estádio teria
a lotação completa de público. Qual é a lotação completa desse estádio?

(A) 150 000 pessoas.           Equação:    7x  + 45.000  =  x
(B) 200 000 pessoas.                              10
(C) 250 000 pessoas.
(D) 300 000 pessoas.

Resposta: A

06) Um prêmio em dinheiro deve ser repartido entre dois primeiros colocados em um
festival de música. Ao primeiro colocado cabem três quintos do prêmio, enquanto ao
segundo colocado cabe a quantia de R$ 100,00. Qual a quantia que deve ser repartida
entre os dois primeiros colocados?

(A) R$ 200,00                     Equação:   3x  + 100 = x
(B) R$ 150,00                                        5
(C) R$ 100,00
(D) R$ 50,00

Resposta: B

07) Um professor de Matemática calcula a média bimestral de seus alunos da seguinte
maneira: média = A + 3 . P , onde A representa a nota da avaliação e P representa a nota
                                  4
da prova. Um de seus alunos obteve nota 5,0 na avaliação e uma média do bimestre igual
a 6,5. Qual a nota que ele obteve na prova?

(A) 5,0                            Equação:      6,5 =  5,0  +  3x 
(B) 6,0                                                                 4
(C) 7,0
(D) 8,0

Resposta:  C

08) Numa turma de 35 alunos, verificou-se que 27 alunos gostam de futebol, 16 gostam
de basquete e 5 não gostam nem de futebol nem de basquete. Quantos alunos dessa turma
gostam de futebol e basquete, ao mesmo tempo?

(A) 10                             Equação:      ( 27 - x ) + x + ( 16 - x ) = 35 - 5
(B) 11
(C) 12
(D) 13

Resposta: D

09)  A soma de dois números é 207. o maior deles supera o menor em 33 unidades.
Quais são esses números?

(A) 87 e 120                   Equação:    x + 33 + x  = 207
(B) 97 e 107
(C) 77 e 89
(D) 89 e 99

Reposta: A

10) Um fio de 40 metros de comprimento foi divido em duas partes. O comprimento
de uma das partes é igual a quatro vezes o comprimento da outra. Qual é o comprimento
da parte maior?

(A) 22 metros.                Equação:    x + 4x  = 20
(B) 32 metros.
(C) 42 metros.
(D) 46 metros.

Reposta: B


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Exercícios sobre Arranjos simples e Combinação simples

01) Em uma escola está sendo realizado um torneio de futebol de salão, no qual dez times estão participando. Quantos jogos podem ser realizados entre os times participantes em turno e returno?

(A) 70
(B) 80
(C) 90
(D) 100
(E) 110

02) Otávio, João, Mário, Luís, Pedro, Roberto e Fábio estão apostando corrida. Quantos são os agrupamentos possíveis para os três primeiros colocados?

(A) 210
(B) 220
(C) 230
(D) 240
(E) 250

03) No jogo de basquetebol, cada time entra em quadra com cinco jogadores. Considerando-se que um time para disputar um campeonato necessita de pelo menos 12 jogadores, e que desses, 2 são titulares absolutos, determine o número de equipes que o técnico poderá formar com o restante dos jogadores, sendo que eles atuam em qualquer posição.

(A) 90 equipes.
(B) 100 equipes.
(C) 110 equipes.
(D) 120 equipes.
(E) 130 equipes.

04) As 14 crianças de uma família serão separadas em grupos de 5, para que elas arrecadem prendas para a quermesse da fazenda onde vivem. De quantas maneiras as crianças poderão ser agrupadas?

(A) 2006
(B) 2005
(C) 2004
(D) 2003
(E) 2002



Gabarito:    01) c
                   02) a
                   03) d
                   04) c

Exercícios sobre fontes de energia, aquecedor solar e Células Fotovoltaicas com respostas


01) O resultado da conversão direta de energia solar é uma das várias formas de energia alternativa de que se dispõe. O aquecimento solar é obtido por uma placa escura coberta por vidro, pela qual passa um tubo contendo água.  A água circula, conforme mostra o  esquema abaixo.


                                           Fonte: Adaptado de PALZ, Wolfgang, “Energia solar e fontes alternativas”.

                                                                                                   São Paulo Hemus, 1981

São feitas as seguintes afirmações quanto aos materiais utilizados no aquecedor solar:

I. o reservatório de água quente deve ser metálico para conduzir melhor o calor.

II. a cobertura de vidro tem como função reter melhor o calor, de forma semelhante ao 
que ocorre em uma estufa.

III. a placa utilizada é escura para absorver melhor a energia radiante do Sol, aquecendo 
a água com maior eficiência.

Dentre as afirmações acima, pode-se dizer que, apenas está(ão) correta(s):
(A) I.                    
(B) I e II.                 
(C) II.                  
(D) I e III.                    
(E) II e III.   
Resposta; D
02) O diagrama abaixo representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo  de energia na atmosfera.


Com base no diagrama acima, conclui-se que:

(A) a maior parte da radiação incidente sobre o planeta fica retida na atmosfera.
(B) a quantidade de energia refletida pelo ar,, pelas nuvens e pelo solo é superior à absorvida pela superfície.
(C) a atmosfera absorve 70% da radiação solar incidente sobre a Terra.
(D) mais da metade da radiação solar que é absorvida diretamente pelo solo é devolvida para a atmosfera.
(E) a quantidade de radiação emitida para o espaço pela atmosfera é menor que a irradiação para espaço pela superfície.

Resposta: E

03) O Sol representa uma fonte limpa e inesgotável de energia para o nosso planeta.  Essa energia pode ser captada por aquecedores solares, armazenada e convertida posteriormente em trabalho útil. Considere determinada região cuja insolação —  potência solar incidente na superfície da Terra — seja de 800 watts/. Uma usina termossolar utiliza concentradores solares parabólicos que chegam a dezenas de quilômetros de extensão. Nesses coletores solares parabólicos, a luz refletida pela 
superfície parabólica espelhada é focalizada em um receptor em forma de cano e aquece o óleo contido em seu interior a 400 °C. O calor desse óleo é transferido para a água, vaporizando-a em uma caldeira. O vapor em alta pressão movimenta uma turbina acoplada a um gerador de energia elétrica.



Considerando que a distância entre a borda inferior e a borda superior da superfície refletora tenha 6 m de largura e que focaliza no receptor os 800 watts/m2 de radiação provenientes do Sol, e que o calor específico da água é 1 cal g−1°C−1 = 4.200 g−1°C−1então o comprimento linear do  
refletor parabólico necessário para elevar a temperatura de 1 m3 (equivalente a 1 t) de água de 20 °C para 100 °C, em uma hora, estará entre:

(A) 15 m e 21 m.
(B) 22 m e 30 m.
(C) 105 m e 125 m.
(D) 680 m e 710 m.
(E) 6700 m e 7150 m.

Resposta;  A

04) O setor de transporte, que concentra uma grande parcela da demanda de energia no país, continuamente busca alternativas de combustíveis. Investigando alternativas ao óleo diesel, alguns especialistas apontam para o uso do óleo de girassol, menos poluente e de fonte renovável, ainda em fase experimental. Foi constatado que um trator pode rodar, nas mesmas condições, mais tempo com um litro de óleo de girassol, que com um litro de óleo diesel. Essa constatação significaria, portanto, que usando óleo de girassol:

(A) o consumo por km seria maior do que com óleo diesel.
(B) as velocidades atingidas seriam maiores do que com óleo diesel.
(C) o combustível do tanque acabaria em menos tempo do que com óleo diesel.
(D) a potência desenvolvida, pelo motor, em uma hora, seria menor do que com óleo diesel.
(E) a energia liberada por um litro desse combustível seria maior do que por um de óleo diesel

Resposta: E


Exercícios sobre razões e proporções envolvendo escalas para o 7 º ano com respostas

01) A distância entre duas cidades, A e B, é de 400 km. Num mapa, essa distância
corresponde a 10 cm. Qual foi a escala utilizada no mapa?











02) Qual a escala utilizada num desenho onde um comprimento real de 10 m foi
representada por um comprimento de 20 cm?











03) A figura abaixo nos mostra o desenho de uma chave de fenda feita numa certa,
 de escala. Na realidade, o comprimento dessa chave de fenda é de 25 cm. Qual foi
a escala usada para fazer o desenho?












04) Numa maquete; a altura de um edifício é de 90 cm. Sabendo-se que essa maquete
foi feita utilizando-se a escala 1 : 30, qual a altura real do edifício?










05) Num mapa, a escala utilizada é de 1 : 1.000.000. Se a distância real entre duas cidades
é de 800 km, qual a distância entre as cidades no mapa?
















Exercícios sobre razão e proporção com respostas para o 7º ano ( cálculo de velocidade média )

01) Um trem fez uma viagem de 450 km em 6 horas. Qual foi sua velocidade média?

Velocidade média = 450 km/ 6h = 75 km/h

02) Um automóvel segue por uma estrada a uma velocidade média de 90 km/h.
Pergunta-se:

a) Quanto ele terá percorrido após 1 hora?                90 km

b) Quanto ele terá percorrido após 1 hora e meia?       90 km + 45 km = 135 km

c) Quando ele terá percorrido após 4 horas?       4 x 90 = 360 km

03) calcule a velocidade média desenvolvida por um automóvel de acordo com o
seguinte quadro:

Distância percorrida
Tempo gasto
    
 A
420 km
6 h

B
290 km
4 h

C
450 km
6 h

D
26 km
½ h


a) velocidade média = 420 km/ 6h = 70 km/h

b) velocidade média = 290 km/ 4h = 72,5 km/h

c) velocidade média = 450 km/ 6 h = 75 km/h

d) velocidade média = 26 km/0,5 h = 52 km/h

04) Dois automóveis partem de um mesmo ponto A e fazem percursos diferentes para
chegar ao mesmo ponto B. O 1º automóvel percorre 36 km em 20 minutos, enquanto o
2º automóvel percorre 48 km em 30 minutos. Agora responda:

a) Qual a velocidade média do 1º automóvel ?        36 km/20 min   = 1,8 km/min.

b) Qual a velocidade média do 2º automóvel?         48 km/ 30 min = 1,6 km/min

c) Qual dos dois automóveis andou mais rápido?     O primeiro automóvel andou mais 
                                                                                   rápido

05) Um automóvel percorreu 300 km em 4 horas. Então, parou por uma hora. A seguir,
andou mais 200 km em 3 horas. Considerando-se todo o percurso e o tempo gasto para
fazer o percurso ( inclusive o tempo de parada), qual foi a velocidade média do carro?

Resolução: percurso  300 km + 200 km = 500 km 

                   tempo gasto = 4 h + 1 h + 3 h = 8 h

                   velocidade média = 500 km/ 8 h = 62,5 km/h


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Exercícios sobre razão e proporção para o 7º ano ( 6ª série ) com respostas

01) Dois terrenos quadrados tem, respectivamente, 10 m e 20 m de lado. qual é a razão da
área do 1º terreno para a área do 2º terreno?

(A) 1/4
(B) 1/5
(C) 1/6
(D) 1/7

Resposta: A 

02) A razão entre as terras cultivadas e as terras não cultivada de uma fazenda é de 3/2.
Com base nessa informação podemos concluir que:

(A) há menos terras cultivadas.
(B) há mais terras cultivadas.
(C) quantidades iguais cultivadas e não cultivadas.
(D) nenhuma das alternativas.

Resposta:  B

03) Numa classe de 40 alunos, 8 foram reprovados. Determine:

A) A razão do número de alunos reprovados para o total de alunos.

Resposta: 8/40 = 1/5

B) A razão do número de alunos aprovados para o total de alunos.

Resposta: 40 - 8 = 32         32/40 = 4/5  

C) A razão do número de alunos aprovados para o número de reprovados.

Resposta: 32/8 = 4/1 = 4

04) Numa residência, a área construída é de 120 m² e a área livre é de 80 m².
Pergunta-se:

A) Qual é a área total da residência?

Resposta:  80 m² + 120 m² = 200 m²

B) Qual a razão entre a área construída e a área total da residência?

Resposta: 120/200 = 12/20 = 3/5

C) Qual é a razão entre a área construída e a área livre da residência?

Resposta; 120/80 = 12/8 = 3/2

05) Observe o quadro abaixo:

Equipes
Vitórias
Empates
Derrotas
A
6
2
2
B
8
4
4
C
6
8
1

A) Calcule a razão do número de vitórias para o número de jogos disputados por equipe.

Resposta:       

 Equipe A :   6/10 = 3/5        Equipe B : 8/16 = 1/2     Equipe C; 6/15 = 2/5

B) De acordo com as razões que você obteve, responda:

I - Qual a equipe que apresentou maior índice de vitórias para o número de jogos?

Equipe A

II - Qual a equipe que apresentou menor índice de vitórias para o número de jogos
disputados?

Equipe C

IV - Qual a equipe que ganhou a metade dos jogos que disputou?  

Equipe B


 06) A razão entre as medidas de comprimento  e de largura de um retângulo é 4/3.
Sabendo que a largura do retângulo é de 15 cm, calcule a medida do comprimento
desse retângulo.

(A) 40 cm.
(B) 30 cm.
(C) 20 cm.
(D) 10 cm.

Resposta: C

Resolução: comprimento: x

x/15 = 4/3
x/15 = 20/15 = x = 20

O comprimento do retângulo mede 20 cm


PARA SABER MAIS SOBRE PROBLEMA COM RAZÃO ACESSE O LINK ABAIXO E ASSISTA O VÍDEO:

Exercícios com adição, subtração, multiplicação e divisão de números decimais para o 5º e 6º ano com respostas

01) O preço de um aparelho eletrodoméstico é de R$ 435,00. Se Luis Felipe conseguir 
um desconto de R$ 63,75, quanto pagará por esse aparelho?

(A) R$ 371,25
(B) R$ 368,56
(C) R$ 345,67
(D) R$ 325,35

Resposta: A

02) Um caminhão pode transportar, no máximo, 3.000 quilos de carga. Se ele deve levar 
683,5 quilos de batata, 1.562,25 quilos de cebola, 428,75 quilos de alho e 1.050 quilos 
de tomate, vai ser possível transportar toda essa carga de uma única vez? Se houver 
excesso de carga, de quantos quilos será esse excesso?     Não

(A) 670,70
(B) 724,50
(C) 700,60
(D) 780,40

Resposta: B

03) Rafael percorreu, de moto, 37,4 quilômetros. Outro motociclista, Arthur, percorreu 
uma vez e meia essa distância. Quantos quilômetros Arthur percorreu?

(A) 54,10.
(B) 55,10.
(C) 56,10.
(D) 57,10.

Resposta: C

04) No cofrinho de Carlos há algumas moedas de R$1,00, 25 moedas de R$ 0,50 e 11 
moedas de R$ 0,25, totalizando R$ 22,25. Quantas medas de R$ 1,00 estão no cofre?

(A) 8 moedas.
(B) 7 moedas.
(C) 6 moedas.
(D)  5 moedas.

Resposta: A

05) Sabe-se que 23 quilogramas de café foram distribuídos em 92 pacotes iguais. Quantos quilogramas foram colocados em cada pacote?

(A) 250 g.
(B) 500 g.
(C) 1000 g.
(D) 1500 g.

Resposta: A

06) Uma barra de chocolate de 200 gramas é dividida em 16 porções iguais. Se Rafael 
comer  9 dessas porções, quantos gramas de chocolate terá consumido?

(A) 110,5 gramas.
(B) 111,5 gramas.
(C) 112,5 gramas.
(D) 113,5 gramas.

Resposta: C

07) A milha é uma unidade usada para medir distâncias. Ela equivale a cerca de 1,6 
quilômetro. Se cada carro percorrer 240 quilômetros, quantas milhas terá percorrido?

(A) 174 quilômetros.
(B) 274 quilômetros.
(C) 374 quilômetros.
(D) 384 quilômetros.

Resposta: D

08) O ciclista João Paulo percorreu 4,5 quilômetros de manhã. À tarde ele percorreu 
duas vezes e meia essa distância. Quantos quilômetros João Paulo percorreu ao todo?

(A) 10,25 quilômetros.
(B) 11,25 quilômetros.
(C) 12,25 quilômetros.
(D) 13,25 quilômetros.

Resposta: B

09) Erica gastou 2,8 metros para fazer um vestido e 1,4 metro para fazer uma blusa. 
Se o metro do tecido custa R$ 18,25, e o feitio custa R$ 35,00 cada peça, quanto Erica 
gastou para fazer o vestido e a blusa?

(A) R$ 142,50.
(B) R$ 144,65.
(C) R$ 146,65.
(D) R$ 148,80.

Resposta: C

10) O preço à vista de um automóvel é R$ 21 335,00. O mesmo automóvel a prazo custa, 
R$ 4.740,50 de entrada, mais 6 prestações de R$ 3.567,75. Qual a diferença entre o valor 
total da compra à vista e a prazo?

(A) R$ 4.300,00.
(B) R$ 4.500,00.
(C) R$ 4.600,00.
(D) R$ 4.812,00.

Resposta: D

11) Guilherme colocou certo número de caixas em uma balança. Todas as caixas tem o 
mesmo peso: 1,5 quilograma. Se a balança marcou 24 quilogramas, quantas caixas 
foram colocadas na balança por Guilherme?

(A) 16 caixas.
(B) 15 caixas.
(C) 14 caixas.
(D) 13 caixas.

Resposta: A