Exercícios sobre função do 1º e 2º grau para o 9º ano ( 8ª série ) com gabarito

01) Um motorista, saindo de um ponto A, viaja por uma estrada e verifica que a distância percorrida, desde o ponto inicial, pode ser calculada por y = 51x + 17, em que y é dado em quilômetros, e x é dado em horas. Nessas condições, determine as distâncias percorridas, de hora em hora, desde x = 1 até x = 4.

(A) 78km, 129km, 180km, 320km.
(B) 68km, 119km, 170km, 221km.
(C) 58km, 117km, 160km, 212km.
(D) 48km, 100km, 150km, 200km.

Resposta: B

02) Quando uma empresa cobra x reais por unidade de um determinado produto, são vendidas y unidades desse produto por mês. Nessas condições, a relação entre x e y é dado pela sentença y = 100 - 0,5 c, e a receita R mensal da empresa corresponde a R = yx. Para uma receita mensal de venda desse produto de R$ 4.800,00, o preço cobrado, por unidade, pode ser x' ou x". Calcule o valor de x' e de x".

(A) 80 e 120.
(B) 90 e 130.
(C) 100 e 140.
(D) 110 e 160.

Resposta: A

03) Uma função polinomial do 1º grau é definida por y = 5x + 3 . nessas condições, determine a imagem do número - 2 por essa função.

(A) - 5
(B) - 6
(C) - 7
(D) - 8

Resposta: C

04)  Dada a função polinomial do 1º grau definida por y = - 8x + 4, determine o número real x cuja imagem por essa função é 0.

(A) 1/5
(B) 1/4
(C) 1/3
(D) 1/2

Resposta: D

05) o chefe do departamento de promoção de uma loja verificou que quanto mais anunciava na televisão, mais ele vendia. Logo, a venda era dada em função dos anúncios feitos na televisão. Após estudos, verificou-se que essa função era definida pela lei   y  =  3x/2  + 150, em que y era a quantidade de mercadorias vendidas na semana e x, o número de comerciais  de televisão durante a mesma semana. Com base nessas condições, responda às seguintes questões:

(A) Quantas mercadorias essa loja vendeu durante a semana em que o comercial apareceu 42 vezes na televisão?            213 mercadorias  

(B)  Quantas vezes o comercial da loja apareceu na televisão durante a semana em que a loja vendeu 240 mercadorias?     60 vezes

06) Dada a função y = x² - 15x + 26, determine a imagem do número real 10 por essa função.

(A) - 21
(B) - 22
(C) - 23
(D) - 24

Resposta: D

07) Dada a função y = 6x² - x - 3 , qual é a imagem do número real 1/2 por essa função?

(A) - 1
(B) - 2
(C) - 3
(D) - 4

Resposta: B





Exercícios sobre grandezas diretamente e inversamente proporcionais razão e proporção com respostas para o 7º ano ( 6ª série)

01) Renata quer dividir R$ 2.250,00 entre seus dois filhos e resolve fazer essa divisão de modo que a parte de cada um seja inversamente proporcional ao seu número de faltas na escola. Se um faltou 4 vezes e o outro, 6 vezes, aquele que faltou menos deverá receber:

(A) R$ 900,00
(B) R$ 950,00
(C) R$ 1.350,00
(D) R$ 1.500,00

Resposta: C

02) Maria Eduarda recebeu R$ 500,00 de comissão pela venda de 600 peças. se tivesse vendido 780 peças teria recebido:

(A) R$ 570,00
(B) R$ 600,00
(C) R$ 626,00
(D) R$ 650,00

Resposta: D

03) Paulo Ricardo caminha 80 metros em 5 minutos. mantendo a mesma velocidade, em 35 minutos terá percorrido:

(A) 500 metros.
(B) 520 metros.
(C) 560 metros.
(D) 580 metros.

Resposta: C

04) Na confecção de 40 uniformes, de um mesmo tamanho, foram gastos 92 m de tecido. A metragem de pano necessária para fazer 125 uniformes do mesmo tipo será:

(A) 286 metros.
(B) 286,5 metros
(C) 287 metros.
(D) 287,5 metros

Resposta: D

05) Fabrícia ganha R$ 25,00 por hora de serviço. Se trabalhar por um período correspondente a cinco doze avos de um dia, receberá:

(A) R$ 250,00.
(B) R$ 275,00.
(C) R$ 300,00.
(D) R$ 312,00.

Reposta: D

06) Um carro, com velocidade média de 80 km/h, percorre a distância entre duas cidades em 5 horas e 15 minutos. Se a sua velocidade média fosse de 90 km/h, o tempo gasto para percorrer a mesma distância seria de:

(A) 4 horas.
(B) 4 horas e 4 minutos.
(C) 4 horas e 25 minutos.
(D) 4 horas e 40 minutos.

Resposta; D

07) Uma tinturaria paga a quantia de R$ 75,00 pelo consumo de energia elétrica, durante 6 dias, de um ferro elétrico que funciona 5 horas por dia. A despesa que esse ferro dará mensalmente, se funcionar 9 horas por dia,

(A) R$ 375,00.
(B) R$ 450,00.
(C) R$ 675,00.
(D) R$ 725,00.

Resposta: C

08) Uma fazenda tem 45 cavalos e ração estocada para alimentá-los durante 1 mês. se forem vendidos 15 cavalos e a ração for reduzida à sua terça parte, os cavalos restantes poderão ser alimentados durante:

(A) 6 dias.
(B) 13 dias.
(C) 15 dias.
(D) 20 dias.

Resposta: C

09) A fração 7/8 equivale a:

(A) 78%
(B) 87,5%
(C) 87,75%
(D) 89%

Resposta: B

10) Num campeonato de futebol, a porcentagem de vitórias de um time foi de 85%. Se o time disputou 20 partidas, o número de vezes que deixou de ganhar foi:

(A) 3
(B) 4
(C) 5
(D) 6

Resposta:  A


Exercícios sobre razão e proporção ( grandezas proporcionais) para o 7º ano ( 6ª série ) com gabarito:

01) A razão de 3.600 cm³ para 8 litros é:

(A) 0,45
(B) 4,5
(C) 45
(D) 450

Resposta: A

02) Na proporção 5 : 16 = 20 : x , x é :

(A) primo.
(B) divisível por 3.
(C)múltiplo de 5.
(D) quadrado perfeito.

Resposta: D

03) O número x na proporção  x - 2  =  -  2  é tal que:
                                                   3             5
(A) x < 0
(B) 0 < x < 2
(C) 2 < x < 5
(D) x > 5

Resposta: B

04) O valor positivo de x que torna verdadeira a proporção 3 : x = x : 1  é:
                                                                                                               3
(A) 9
(B) 3
(C) 1
(D) 1/3

Resposta: C

05) Se 760 litros de uma mistura contêm álcool e água na razão 14 : 5, então o número de litros de álcool na mistura é:

(A) 200
(B) 360
(C) 480
(D) 560

Resposta: D

06) Num determinado dia, dos 45 alunos do 7º ano A compareceram à aula apenas 36. Nesse dia, no 7º ano B, que tem 55 alunos matriculados, a frequência se deu na mesma razão. O número de alunos que faltaram no 7º ano B foi:

(A) 7
(B)  9
(C) 11
(D) 13

Resposta: C

07) Se a sucessão 5, - 2, 6 é diretamente proporcional à sucessão 10, x, y, o valor de x + y é:

(A) - 16
(B) - 8
(C) 8
(D) 16

Resposta: C

08) Um premio no valor de R$ 46. 500,00 deve ser dividido entre três funcionários de uma empresa, na razão direta de seu tempo de trabalho nela. Se um trabalha há 4 anos, outro, há 5 anos e o terceiro, há 6 anos e meio, maior parcela distribuída será no valor de :

(A) R$ 20.000,00.
(B) R$ 19.500,00.
(C) R$ 17.500,00.
(D) R$ 16.000,00.

Resposta: B

09) A quantia de R$ 132.000,00 foi dividida entre Marcos e Ana, na razão direta de suas idades. Se Marcos tem 29 anos e Ana tem 26 anos, a parte que coube a Ana corresponde a:

(A) R$ 48.600,00.
(B) R$ 52.800,00.
(C) R$ 62.400,00.
(D) R$ 68.600,00.

Resposta: C

10) Os números positivos x e y são, nesta ordem, diretamente proporcionais aos números 2 e 3. Se x . y = 96, então o valor de x + y é:

(A) 20
(B) 24
(C) 28
(D) 32

Resposta: A






Exercícios sobre mediadas de ângulos internos de um polígono e diagonais. Com gabarito para o 8º ano ( 7ª série )

01) A soma dos ângulos internos de um polígono é 1980°. O número de lados do polígono é:

(A) 11 lados.
(B) 12 lados.
(C) 13 lados.
(D) 14 lados.

Resposta: C

02) Cada ângulo inteiro de um decágono regular mede:

(A) 60°.
(B) 72°.
(C) 120°.
(D) 144°.

Resposta: D

03) O número de diagonais de um polígono de 14 lados é:

(A) 62 diagonais.
(B) 66 diagonais.
(C) 70 diagonais.
(D) 77 diagonais.

Resposta: D

04) Um dodecágono possui:

(A) 42 diagonais.
(B) 48 diagonais.
(C) 50 diagonais.
(D) 54 diagonais.

Resposta: D

05) A soma do número de diagonais com o número de lados de um decágono é:

(A) 35.
(B) 45.
(C) 65.
(D) 80.

Respostas: B

06) O valor de x na figura é:

(A) 36°
(B) 72°
(C) 108°
(D) 104°

Resposta: C

07) O valor de x na figura é:

(A) 95°
(B) 100°
(C) 120°
(D) 140°

Resposta: D

08) o número de diagonais de um octógono convexo é:

(A) 16
(B) 18
(C) 30
(D) N.D.A.

Resposta: D

09) De um dos vértices de um polígono convexo foi possível traçar 9 diagonais. Então, o polígono tem:

(A) 12 lados.
(B) 11 lados.
(C) 10 lados.
(D) 9 lados.

Resposta: A

10) o polígono cujo número de diagonais é igaul ao triplo do números de lados é:

(A) heptágono.
(B) eneágono.
(C) hexágono.
(D) pentágono.

Resposta: B

11) Sendo 1980° a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono convexo, então este polígono possui:

(A) 44 diagonais.
(B) 54 diagonais.
(C) 65 diagonais.
(D) 72 diagonais.

Resposta: C

12) Quantos lados tem um polígono cujo número de diagonais é três meios do número de lados?

(A) 6 lados.
(B) 7 lados.
(C) 8 lados.
(D) 9 lados.

Resposta: A


Exercícios sobre área do trapézio para o 6º ano ( 5ª série ) com resopostas

01) Calcula a área de um trapézio em que a base menor é três quarto da base maior.
A base maior mede 24 cm e a altura, 16,5 cm.

(A) 346,5 cm²..
(B) 345,6 cm².
(C) 344,5 cm².
(D) 343,5 cm².

Resposta: A

02) Calcule a área de um trapézio cuja base menor mede 10,8 cm, a base maior, 17,2 cm
e a altura é metade da soma das medidas das duas bases.

(A) 195 cm².
(B) 196 cm².
(C) 197 cm².
(D) 198 cm².


Resposta: B

03) Calcule a área de um trapézio que possui 20 centímetros de altura e bases de 30 e 20 
centímetros, respectivamente.

(A) 400 cm².
(B) 500 cm²
(C) 600 cm²
(D) 700 cm².

Resposta: C

04) Calcule a área de um trapézio de bases medindo 10 cm e 5 cm e altura 8 cm.

(A) 45 cm².
(B) 55 cm².
(C) 60 cm².
(D) 75 cm².

Resposta: C

05) Determine a medida da base maior de um trapézio com 120 cm2 de área, 10 cm 
de altura e base menor medindo 8 cm.

(A) 20 cm.
(B) 30 cm.
(C) 40 cm.
(D) 50 cm.

Resposta: A

06) Num trapézio de 8 cm de altura, a base maior é o dobro da base menor. 
Determine a medida dessas bases sabendo que a área desse trapézio é 180 cm².

(A) 13 cm.
(B) 14 cm.
(C) 15 cm.
(D) 16 cm.

Resposta: C

07) Determine a altura de um trapézio de 45 cm² de área, base maior medindo 11 cm e 
base menor com 7 cm de comprimento.

(A) 2 cm.
(B) 3 cm.
(C) 4 cm.
(D) 5 cm.

Resposta: D

08) Calcule a área de um trapézio de altura 15 cm e bases de 8 cm e 3 cm.

(A) 82,5 cm².
(B) 83,5 cm².
(C) 84,5 cm².
(D) 85,5 cm².

Resposta: A

09) Determine a medida da base menor de um trapézio de 80 cm² de área, 8 cm de altura 
e base maior de 13 cm.

(A) 6 cm.
(B) 7 cm.
(C) 8 cm.
(D) 9 cm.

Resposta: B

10) Qual a altura de um trapézio com área de 70 cm², base maior de 8 cm e menor de 6 cm?

(A) 8 cm.
(B) 9 cm.
(C) 10 cm.
(D) 11 cm.


Resposta: C



Exercícios sobre área do paralelogramo e do triângulo para o 5º (4ª série) e 6º ano ( 5ª série ) com respostas

01) Calcule a área do paralelogramo em que a base mede 2,5 m e a altura 1,8 m.

(A) 4,50 cm².                                             Área = base x altura
(B) 5,50 cm².
(C) 6,50 cm².
(D) 7,50 cm².

Resposta: A

02) Calcule a área de um paralelogramo cuja altura mede 3,6 cm e a base é do dobro da altura.

(A) 24,68 cm².                                          Área = base x altura
(B) 25,92 cm².
(C) 26,92 cm².
(D) 27,92 cm².

Resposta: B

03) A área de um paralelogramo é 36 m². quanto mede sua altura, se a base mede 2,4 m?

(A) 13 m.                                               Área = base x altura
(B) 14 m.
(C) 15 m.
(D) 16 m.

Resposta: C

04)  Calcule a área de um triângulo que tem 3,6 cm de base e 4,7 cm de altura.
                         
(A) 5,46 cm².                                    Área = base x altura
(B) 6,46 cm².                                                          2
(C) 7,46 cm².
(D) 8,46 cm².

Resposta: D

05) O quadrado da figura abaixo tem 5,4 cm de lado. Qual é a área do triangulo OBC?



(A) 7,29 cm²
(B) 7,89 cm².
(C) 8,29 cm².
(D) 8,89 cm².



Resposta: A

06) Num triângulo, a base mede 42 cm e altura é um terço dessa base. Qual é área desse
triângulo?

(A) 293 cm².                                Área  =   base x altura 
(B) 294 cm².                                                         2
(C) 295 cm².
(D) 296 cm².

Resposta: D

07) Num triângulo, a altura mede 21 cm e a base é o triplo dessa altura. Qual é a
área desse triângulo?

(A) 661,5 cm²                            Área =  base x altura 
(B) 662,5 cm².                                                   2
(C) 663,5 cm².
(D) 664,5 cm².

Resposta: A

08) A área de um triângulo é 30 cm². Se a base dobrar e altura continuar a mesma,
qual será a área do novo triângulo?

(A) 50 cm².                             Área =  base x altura 
(B) 60 cm².                                                  2
(C) 70 cm².
(D) 80 cm².

Resposta: B

09) A área de um triângulo é 15 cm². Se a base de um outro triângulo for a metade
da base desse triângulo e a altura dor a mesma, qual será a área do outro triângulo?

(A) 7,5 cm².                        Área =  base x altura 
(B) 7,6 cm².                                                2
(C) 7,7 cm².
(D) 7,8 cm².

Resposta: A 

10) Calculando a área do triângulo abaixo ( medidas dadas em cm ), obtemos:
                                                  Área =  base x altura
                                                                         2
(A) 29,5 cm².                        
(B) 30,5 cm².
(C) 31,5 cm².
(D) 32,5 cm².

Resposta: C




Exercícios sobre área das figuras geométricas quadrado e retângulo com medidas decimais para o 5º ( 4ª série) e 6º ano ( 5ª série ) com gabarito

01) Qual é a área, em m², de um terreno retangular que tem 8,3 m de comprimento e
6,15 m de largura?

(A) 50,045 m².
(B) 51,045 m².
(C) 52,050 m².
(D) 53,045 m².

Resposta: B

02) Um quadrado tem 7,2 m de lado. Sua área em cm² é:

(A) 218400.
(B) 318400.
(C) 418400.
(D) 518400.

Resposta: D

03) Um terreno retangular tem 200 m² de área e 25 m de comprimento. Qual é sua
largura?

(A) 6 m.
(B) 7 m.
(C) 8 m.
(D) 9 m.

Resposta: C

04) Uma cozinha tem 48 m². Quantas placas de 0,16 m² serão necessárias para
recobrir todo o piso dessa cozinha?

(A) 100 placas.
(B) 200 placas.
(C) 300 placas.
(D) 400 placas.

Resposta: A

05) Um terreno retangular tem 9,5 m de largura e o comprimento é o dobro da largura.
Qual é a área desse terreno?

(A) 150,5 m².
(B) 160,5 m².
(C) 170,5 m².
(D) 180,5 m².

Resposta: D

06) Pedro utilizou papel quadriculado para desenhar um quadrado de 81 cm². Quanto
mede o lado do quadrado que Pedro desenhou?

(A) 8 cm.
(B) 9 cm.
(C) 10 cm.
(D) 11 cm.

Resposta: B

07) A área de um quadrado é 144 cm². Calculando o lado desse quadrado você obterá:

(A) 10 cm.
(B) 11 cm.
(C) 12 cm.
(D) 13 cm.

Resposta: C

08) Num terreno quadrado de 20,5 m de lado, Paulo construiu uma piscina retangular
de 12,5 m por 8 m. Na área que sobrou ele construiu a sua cada e os jardins. quantos
metros quadrados tem a área da casa e dos jardins?

(A) 320,25 m².
(B) 310,15 m².
(C) 305,25 m².
(D) 300,25 m².

Resposta: A

09) Adriana tem uma sala em L, com cantos retos, como mostra a figura. Qual é a área
da sala de Adriana?

(A) 17 m².
(B) 18 m².
(C) 19 m².
(D) 20 m²

Resposta: D

10) Vitor cobriu um piso com 100 ladrilhos quadrados de 0,30 m de lado. Qual é a área
desse piso?

(A) 7 m².
(B) 8 m².
(C) 9 m².
(D) 10 m².

Resposta: C



Exercícios sobre polígonos e medidas de área para o 5º ( 4ª série ) e 6º ano ( 5ª série ) com gabarito

01) Um polígono de 6 lados é um:

(A) triângulo.
(B) hexágono.
(C) heptágono.
(D) pentágono.

Resposta: B

02) O pentágono é um polígono de:

(A) 3 lados.
(B) 4 lados.
(C) 5 lados.
(D) 6 lados.

Resposta: C

03) O perímetro de um triângulo é 0,097 m e dois de seus lados medem 0,21 dm e
42 mm. A medida do terceiro lado, em centímetros é:

(A) 3,4 cm.
(B) 5,29 cm.
(C) 34 cm.
(D) 52,9 cm.

Resposta: A

04) Uma mesa tem forma quadrada e seu perímetro é 480 cm. A área dessa mesa, em
metros quadrados, é:

(A) 576
(B) 144
(C) 5,76
(D) 1,44

Resposta: D

05) O salão da escola tem a forma de quadrado com 10 m de lado. Quantas lajotas
quadradas com 20 cm de lado serão necessárias para ladrilhar todo o piso do salão?

(A) 2000 lajotas.
(B) 2500 lajotas.
(C) 3000 lajotas.
(D) 3500 lajotas.

Resposta: B

06) Um pintor cobra R$ 2,00 por metro quadrado de parede que ele pinta. Quanto
ele deve cobrar para pintar as quatro paredes e o teto de um salão de 10 m de
comprimento, 6 m de largura e 3 m de altura?

(A) R$ 312,00.
(B) R$ 412,00.
(C) R$ 512,00.
(D) R$ 612,00.

Resposta: A

07) O piso de um salão de festas é feito de lajotas quadradas de 40 cm de lado.
O salão é retangular, medindo 8 m por 4,8 m. Quantas lajotas há no chão?

(A) 200.
(B) 210.
(C) 220.
(D) 240.

Resposta: D

08) Um livro de 208 páginas ( 104 folhas ) tem o formato de 21 cm por 28 cm.
Quantos metros quadrados de papel há no livro?

(A) 5,1234 m².
(B) 6,1152 m².
(C) 7,5671 m².
(D) 8,5671 m².

Resposta: B



Exercícios sobre multiplicação e divisão de números decimais com resposta para o 5º ano ( 4ª série ) e 6º ano ( 5ª série )

01) Maria Eduarda comprou uma dúzia de enfeites. Pagou R$ 18,24 pela compra total. 
Quanto Maria Eduarda pagaria por 8 desses enfeites?

(A) R$ 12,16.
(B) R$ 12,24.
(C) R$ 12,36.
(D) R$ 12,56.

Resposta: A

02) Uma fábrica de laticínios produziu 87,5 quilos de manteiga e deseja formar pacotes 
com 2,5 quilos cada um. Quantos pacotes serão feitos?

(A) 34
(B) 35
(C) 36
(D) 37

Resposta: B

03) Um tonel está com 32,25 litros de vinho. Para engarrafar esse vinho, o produtor dispõe 
de garrafas de 0,75 litro. Quantas garrafas serão utilizadas?

(A) 41
(B) 42
(C) 43
(D) 44

Resposta: C

04) Paulo Afonso tem 56,8 metros de arame para cercar um terreiro quadrangular. Ao 
cerca-lo, ele conseguiu colocar 4 fios de arame em cada lado. Qual é a medida do lado 
do terreiro que ele cercou?

(A) 3,52.
(B) 3,53.
(C) 3,54.
(D) 3,55.

Resposta: D                 

05) Maria Joaquina foi ao supermercado e comprou 2,44 quilogramas de tomate. Quanto 
Maria Joaquina pagou, se o tomate custava R$ 0,75 o quilograma?

(A) R$ 1,82
(B) R$ 1,83
(C) R$ 1,82
(D) R$ 1,81

Resposta: B

06) Paulo Ricardo precisa de 86 metros de arame para cercar um terreno. Ele já tem 
48,36 metros. De quantos metros de arame  Paulo Ricardo ainda precisa?

(A) 34,89 metros.
(B) 35,78 metros.
(C) 36,76 metros.
(D) 37,64 metros.

Resposta: D

07) Sabe-se que 127,5 litros de vinho devem ser colocados, igualmente em 17 tonéis. 
Quantos litros de vinho serão colocados em cada tonel?

(A) 7,5.
(B) 7,6.
(C) 7,7.
(D) 7,8.

Resposta: A

08) Ao iniciar uma viagem, Leandro abasteceu o tanque de combustível de seu carro, 
que estava totalmente vazio, e pagou R$ 162,80 pelo abastecimento. Se o litro 
de combustível custava R$ 2,96, quantos litro de combustível cabem no tanque do 
carro de Leandro?

(A) 53 litros.
(B) 54 litros.
(C) 55 litros.
(D) 56 litros.

Resposta: C

09) No ano passado Luis Felipe gastou R$ 1.468,32 na compra de 552 euros. Qual era 
o valor do euro nessa época?

(A) R$ 2,56.
(B) R$ 2,66.
(C) R$ 2,76.
(D) R$ 2,86.

Resposta: B

10) A companhia de eletricidade de uma cidade informou que, para cada dia do mês de 
janeiro, um bairro ficou, em média, 3,8 horas sem energia elétrica. Quantas horas essa 
cidade ficou sem energia em janeiro?  (considere mês de janeiro 31 dias)

(A) 115,8 horas.
(B) 116,8 horas.
(C) 117,8 horas.
(D) 118,8 horas.

Resposta: C

11) Francisca gastou 2,8 metros para fazer um vestido e 1,4 metro para fazer uma blusa. 
Se o metro do tecido custa R$ 16,25, e o feitio custa R$ 45,00 cada peça, quanto ela 
gastou para fazer o vestido e a blusa?

(A) R$ 158,25.
(B) R$ 156,25
(C) R$ 144,78
(D) R$ 168,56

Resposta: A



Exercícios sobre Hidrelétricas e mundo sustentável com respostas

01) O diagrama abaixo representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.


A chuva é o fenômeno natural responsável pela manutenção dos níveis adequados de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Esse fenômeno, assim como todo ciclo hidrológico, depende muito da energia solar. Dos processos numerados no diagrama, aquele que se relaciona mais diretamente com o nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas é o de número:

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) IV.
(E) V.

02) O esquema abaixo mostra, em termos de potência ( energia/tempo), aproximadamente, o fluxo de energia, a partir de uma certa quantidade de combustível vinda do tanque de gasolina, em um carro viajando com velocidade constante.

O esquema mostra que, na queima da gasolina, no motor de combustão, uma parte considerável de sua energia é dissipada. Essa perda é da ordem de:

(A) 80%.
(B) 70%
(C) 50%
(D) 30%
(E) 20%

03) Em  usinas hidrelétricas, a queda-d´água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidades, esses processos tem em comum o fato de:

(A) não provocarem impacto ambiental.
(B) independerem de condições climáticas.
(C) a energia gerada poder ser armazenada.
(D) utilizarem fontes renováveis.
(E) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

04) Um dos índices de qualidade do ar diz respeito à concentração de monóxido de carbono ( CO ), pois esses gás pode causar vários danos à saúde. A tabela a seguir mostra a relação entre a quantidade do ar e a concentração de CO.

Qualidade do ar
Concentração de CO ( ppm*)
( média de 8h)
Inadequada
15 a 30
Péssima
30 a 40
Crítica
Acima de 40

Para analisar os efeitos do CO sobre os seres humanos, dispões-se dos seguintes dados:

Concentração de
   CO ( ppm)
Sintomas em seres humanos
10
Nenhum
15
Diminuição da capacidade visual
60
Dores de cabeça
100
Tonturas, fraqueza muscular
270
Inconsciência
800
Morte

Suponha que você tenha lido em um jornal que na cidade de são Paulo foi atingido um péssimo nível de qualidade do ar. Uma pessoa que estivesse nessa área poderia:

(A) não apresentar nenhum sintoma.
(B) ter sua capacidade visual alterada.
(C) apresentar fraqueza muscular e tontura.
(D) ficar inconsciente.
(E) morre.

Gabarito: 01) e
                02) a
                03) a
                04) b



Exercícios sobre biocombustível e usina nuclear com respostas

01) Quais são os principais poluentes decorrentes da queima dos hidrocarbonetos?

Os principais são CO, CO2 ( estufa), óxido nitroso e sulforoso, material particulado ( fuligem de carbono )
                                     
02) Que fatores contribuem para a combustão incompleta dos hidrocarbonetos?  O que pode ser feito para diminuir esse mau aproveitamento do combustível?

A proporção de O2  na mistura  e a rapidez da reação são fatores contribuintes. Para reduzir o mau aproveitamento deve-se trabalhar com misturas mais pobres ( menos combustível em relação à quantidade de ar) e menores rotações.
                 
03) Por que nos grandes centros urbano o fenômeno da inversão térmica reduz
significamento o índice da qualidade do ar?

Ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio,  impedindo o movimento ascendente do ar, uma vez que o ar abaixo dessa camada  fica mais frio- portanto, mais pesado- fazendo com que os poluentes se mantenham  próximos da superfície. Em um local com grandes concentração de emissão de gases tóxicos, a inversão é um fator importante a se considerar, uma vez que dificulta a dispersão dos poluentes.

04) A chuva normal é ligeiramente ácida porque contém dissolvido um pouco de dióxido de carbono do ar. A chuva ácida é muito mais ácida do que a chuva normal, porque absorve gases como óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio. de onde provém esses óxidos de enxofre e de nitrogênio encontrados no ar?

As fontes dos poluentes que deram origem à chuva ácida podem ser:
I - gases de escapamentos de carros;
II - emissões de gás das fábricas;
III - queima de combustíveis fosseis como petróleo e carvão;
IV - gases proveniente de vulcões ou outras fontes semelhantes.

05) É possível simular o efeito da chuva ácida no mármore colocando-se lascas de mármore no vinagre durante uma noite. O vinagre e a chuva ácida tem quase o mesmo nível de acidez. Quando uma lasca de mármore é colocado no vinagre, formam-se bolhas de gás. Pode-se determinar a massa da lasca de mármore seca , antes e depois da experiência. Uma lasca de mármore tem una nassa de 2 g antes de ficar imersa no vinagre e seca. Qual seria a massa da lasca de mármore após a secagem?

(A) Menos de 2 gramas.
(B) Exatamente 2 gramas,
(C) Entre 2 e 2,4 gramas.
(D) Mais de 2,4 gramas.
(E) Nenhuma das alternativas.

Resposta: A

06) Um motorista alega que prefere usar carro a álcool porque ele não emite CO2 . É correto essa afirmação?

Não. O carro a álcool também emite CO2 , mas ele é reabsorvido no crescimento da  cana-de-açúcar, sendo ecologicamente mais correto, apesar de também emitir o gás.  
                    
07) O debate em torno do uso da energia nuclear para produção de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discussão desse tema, foram colocados os seguintes argumentos:

I - Uma grande vantagem das usinas nucleares é o fato de não contribuírem para o aumento de efeito estufa, uma vez que o urânio, utilizado como "combustível", não é queimado, mas sofre fissão.

II - Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser tão graves que essa alternativa de geração de eletricidade não nos permite ficar tranquilos.

A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que:

(A) o primeiro é válido e o segundo não é, já que nunca ocorrem acidentes com usinas nucleares.
(B) O segundo é válido e o primeiro não é, pois de fato há queima de combustível na geração nuclear de eletricidade.
(C) O segundo é válido e o primeiro é irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases efeito estufa.
(D) Ambos são válidos para se compararem vantagens e riscos na opção por essa forma de geração de energia.
(E) Ambos são irrelevantes, pois a opção pela energia nuclear está se tornando uma necessidade inquestionável.

Resposta: D

08) Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado " lixo atômico". os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerradas em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de:

(A) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.
(B) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.
(C) Ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humano.
(D) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.
(E) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.

Resposta: A






Exercícios sobre grandezas diretamente proporcionais com respostas

01) Quais devem ser os números x e y para que os números 25, 10 e 50 sejam diretamente proporcionais aos números x, 30 e y?

Resolução:











02) Reparta 240 em partes diretamente proporcionais a 5, 3 e 4.

Resolução:














03) Marta quer repartir 230 balas em partes diretamente proporcionais às idades de suas três sobrinhas, que tem 10 anos, 7 anos e 6 anos. Quantas balas receberá cada menina?

Resolução:














04) A quantis de 264 reais foi repartida entre os três primeiros colocados em uma Olimpíada Cultural, em partes diretamente proporcionais aos pontos que cada um conseguiu. sabe-se que os vencedores conseguiram 80, 75 e 65 pontos cada um, qual a quantia que cada um recebeu?

Resolução:














05) As massa de enxofre e de ferro que se combinam para formar uma substância chamada sulfeto de ferro são diretamente proporcionais ao números 4 e 7. quantos g de cada elemento são necessários para formar 55 g de sulfeto de ferro?

Resolução:



Exercícios sobre triângulos e quadriláteros com respostas

01) Complete corretamente as afirmações:

a) O triângulo que tem dois lados congruentes chama-se triângulo ...................................... .

b) O triângulo equilátero é aquele que tem três lados ...................................... .

c) Quando os três lados de um triângulos possuem medidas diferentes, dizemos que o
triângulo é ................................... .

02) Com o auxilio de uma régua, classifique cada triângulo como escaleno, isósceles
ou equilátero.












03) Observando a figura seguinte, classifique como equilátero, isósceles ou escaleno:

a) o triângulo ABE.  

.....................................................

b) o triângulo BEC.

.....................................................

c) o triângulo CDE.

.....................................................


04)  Observando a figura seguinte, identifique como equilátero, isósceles ou escaleno:


a) o triângulo ABC.                      b) o triângulo ADC.

.................................                     ................................




05) Utilizando o transferidor, se necessário, classifique os triângulos quanto aos ângulos:





















06) na figura seguinte, identifique como retângulo ,acutângulo ou obtusângulo:

a) o triângulo ABC.

...................................

b) o triângulo ADC.

..................................



07) Com o auxílio da régua e do transferidor, trace um triângulo retângulo. Você sabe
que um dos ângulo é reto. E os outros dois ângulos, são agudos ou obtusos? ..................


Gabarito:      

01) a) isósceles    b) congruentes             c) escaleno

02) escaleno, equilátero,  isósceles

03) a) escaleno   b) isósceles    c) escaleno

04) a) equilátero          b) escaleno

05) a) retângulo     b) acutângulo      c) obtusângulo      d) acutângulo

06) a) acutângulo     b) retângulo

07) agudos