Exercícios sobre razão e proporção, Arranjos simples e combinação simples) com gabarito para o 7º ano ( 6ª série )

01) Usar desenhos de escalas para resolver problemas do cotidiano incluindo distância
(como em leitura de mapas). Eliana desenhou a planta baixa da cozinha de sua casa.
Ela usou 4 cm para representar seu comprimento real, que é de 4 m. A escala que
Eliana utilizou foi:


(A) 1:5.
(B) 1:10.
(C) 1:50.
(D) 1:100.

02) Dentre os mosaicos abaixo, aquele que é formado somente por quadriláteros é:

03) O Sr. Armando tem três carros: um carro azul, um branco e um verde que são
sempre estacionados um ao lado do outro. Assinale a alternativa que mostra
corretamente o número de maneiras diferentes que os cinco carros podem ser
estacionados.

(A) 3. 
(B) 4. 
(C) 6. 
(D)12.

04) Ana possui 2 calças jeans (c1 e c2), 3 blusas (b1, b2, b3) e 2 tênis (t1 e t2). Os
modos diferentes que ela pode se vestir usando uma de cada dessas peças, está
parcialmente representado na árvore de possibilidades abaixo:

Seguindo a mesma representação usada na primeira parte da árvore, uma das 
combinações que a Ana poderá usar, indicada pelo ramo em destaque na árvore é:

(A) c2 b2 t1
(B) c2 b3 t1
(C) c2 b2 t2
(D) c2 b1 t2

05) Luísa foi à sorveteria. Lá havia três sabores de sorvete: chocolate, morango e
flocos; e dois tipos de cobertura: caramelo e chocolate.


O número de maneiras diferentes de Luísa
escolher o seu sorvete com apenas um
sabor e um tipo de cobertura é:

(A) 8
(B) 7
(C) 6
(D) 4










06) Leleco deve pintar a bandeira abaixo escolhendo duas cores, uma para o círculo e
outra para o restante da área da bandeira, conforme explicado na figura. O número total
de  bandeiras distintas que Leleco pode pintar é:


(A) 2                            (B) 4                                     (C) 5                                 (D) 6

07) Lúcia precisava descobrir quantos números de dois algarismos distintos podem ser
formados, utilizando apenas os algarismos 3, 5, 7 e 8. Ela resolveu, então, representar
um diagrama de árvore para facilitar a contagem. Lúcia iniciou assim:

Depois de completar o diagrama, a quantidade de números de dois algarismos distintos
que Lúcia encontrou foi:

 (A) 8                        (B) 10                       (C) 12                     (D) 14

08) O diagrama de árvore abaixo mostra todos os resultados possíveis quando se joga
uma moeda 2 vezes para cima.

Completando o diagrama para três jogadas, o número de resultados possíveis é:

  (A)8                          (B)7                           (C)6                         (D)5

09) O quarto de Felipe estava uma bagunça e sua mãe mandou que ele o arrumasse. O
menino adora Matemática e resolveu guardar seus brinquedos de uma forma diferente.
Ele pegou duas caixas de papelão e escreveu: caixa A – Figuras Planas e caixa B – Figuras
Espaciais. Ajude Felipe a colocar os brinquedos que lembram figuras planas na caixa A
e os brinquedos que lembram figuras espaciais na caixa B. Marque a alternativa em que
os brinquedos estão nas caixas certas.

(A) Caixa A: bola, foto - caixa B: dado, figurinha.
(B) Caixa A: dado, foto - caixa B: figurinha, bola.
(C) Caixa A: figurinha, foto - caixa B: dado, bola.
(D) Caixa A: figurinha, bola – caixa B: dado, foto.

10) A quantidade de números entre 0 e 130, terminados em 3, é:

A) 23.
B) 20.
C) 13.
D) 10.

Gabarito: 01) D    
                02) C     
                03) C     
                04) B    
                05) C      
                06) D     
                07) C     
                08) A      
                09) C    
                10)C 

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