01) Classifique cada triângulo de duas maneiras: em relação aos ângulos e em relação aos lados.
Respostas: a) ABC: acutângulo e isósceles.
b) DEF: obtusângulo e escaleno.
c) GHI: retângulo e isósceles.
a) O quadrilátero ABCD é de que tipo?
b) Qual das diagonais tem comprimento maior: AC ou BD? Quantos centímetros ela tem a mais que a outra? (Use régua)
c) O ângulo 1, formado pelas diagonais, é agudo, reto ou obtuso? E o ângulo ?
d) Quanto dá a soma das medidas dos ângulos 1 e 2?
e) O ângulo ABC, indicado na figura, é agudo, reto ou obtuso?
f) Quanto dá a soma das medidas dos ângulo ABC e BCD?
Respostas: a) paralelogramo
b) AC 1,8 cm a mais que BD Obs: os valores podem ser diferente dependo da impressão
c) agudo, obtuso
d) 180°
e) obtuso, agudo
f0 180°
03) Na figura seguinte, AC e BD são as diagonais do quadrilátero ABCD. Essas diagonais se cruzam em O.
a) O quadrilátero ABCD é de que tipo?
b) A diagonal AC tem comprimento maior, menor ou igual BD?
c) O Ângulo 1, formado pelas diagonais, é agudo, reto ou obtuso?
d) Classifique o triângulo ABO quanto aos lados e também quanto aos ângulos.
e) Classifique os triângulos ABC e BOC quanto aos ângulos.
Respostas: a) retângulo
b) igual
c) obtuso e agudo
d) isósceles; obtusângulo
e) retângulo; acutângulo
04) Na figura seguinte, ABCD é um losango. As diagonais AC e BD se interceptam em O.
a) Qual das diagonais tem comprimento maior: AC ou BD? Quantos centímetros ela tem mais que a outra?
b) O ângulo 1, formado pelas diagonais, é agudo, reto ou obtuso? E o ângulo 2?
c) Classifique os triângulos AOD, ADC e ABD quanto aos ângulos; depois, classifique-os quanto aos lados.
Respostas: a) BD; 2,4 cm a mais que AC : Obs: os valores podem ser diferente dependo da impressão
b) reto; reto
c) retângulo, acutângulo, obtusângulo, escaleno, isósceles, isósceles
05) Esta figura é formada por nove quadrados de mesmo tamanho, mas, com um pouco de esforço, nela podem ser vistos mais de dez quadrados. Quantos quadrados podem ser vistos na figura?
Resposta: 14
06) Sobre a figura formada por quadrados de mesmos tamanho, marcamos seis quadriláteros.
Diga qual deles é:
a) polígono;
b) paralelogramo;
c) losango;
d) quadrado.
Respostas: a) todos
b) 1, 2, 5, 6
c) 2 e 5
d) 5
07) Você já sabe o que é triângulo isósceles. No entanto, a figura mostra um trapézio isósceles. Explique o que é um trapézio isósceles.
Resposta: Possui os lados oblíquos congruentes, ou seja, os lados não paralelos possuem a mesma medida.
a) Todo retângulo é paralelogramo.
b) Todo paralelogramo é retângulo.
c) Todo losango é paralelogramo.
d) Todo paralelogramo é losango.
Respostas: a) sim b0 não c) sim d) não
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