Exercícios sobre classificação dos triângulo quanto aos lados e aos ângulos


01) Classifique cada triângulo de duas maneiras: em relação aos ângulos e em relação aos lados.







Respostas:  a) ABC: acutângulo e isósceles.
                   b) DEF: obtusângulo e escaleno.
                   c) GHI: retângulo e isósceles.

02) Na figura seguinte, AC e BD são as diagonais do quadrilátero ABCD.



a) O quadrilátero ABCD é de que tipo?

b) Qual das diagonais tem comprimento maior: AC ou BD? Quantos centímetros ela tem a mais que a outra? (Use régua)

c) O ângulo 1, formado pelas diagonais, é agudo, reto ou obtuso? E o ângulo ?

d) Quanto dá a soma das medidas dos ângulos 1 e 2?

e) O ângulo ABC, indicado na figura, é agudo, reto ou obtuso?

f) Quanto dá a soma das medidas dos ângulo ABC e BCD?


Respostas: a) paralelogramo
                  b) AC 1,8 cm a mais que BD Obs: os valores podem ser diferente dependo da impressão
                  c) agudo, obtuso
                  d) 180°
                  e) obtuso, agudo
                  f0 180°
        

03)  Na figura seguinte, AC e BD são as diagonais do quadrilátero ABCD. Essas diagonais se cruzam em O.



a) O quadrilátero ABCD é de que tipo?

b) A diagonal AC tem comprimento maior, menor ou igual BD?

c) O Ângulo 1, formado pelas diagonais, é agudo, reto ou obtuso?

d) Classifique o triângulo ABO quanto aos lados e também quanto aos ângulos.

e) Classifique os triângulos ABC e BOC quanto aos ângulos.

Respostas:  a) retângulo
                   b) igual
                   c) obtuso e agudo
                   d) isósceles; obtusângulo
                   e) retângulo; acutângulo

04) Na figura seguinte, ABCD é um losango. As diagonais AC e BD se interceptam em O.



a) Qual das diagonais tem comprimento maior: AC ou BD? Quantos centímetros ela tem mais que a outra?

b) O ângulo 1, formado pelas diagonais, é agudo, reto ou obtuso? E o ângulo 2?

c) Classifique os triângulos AOD, ADC e ABD quanto aos ângulos; depois, classifique-os quanto aos lados.

Respostas:  a) BD; 2,4 cm a mais que AC : Obs: os valores podem ser diferente dependo da impressão
                   b) reto; reto
                   c) retângulo, acutângulo, obtusângulo, escaleno, isósceles, isósceles
                   

05) Esta figura é formada por nove quadrados de mesmo tamanho, mas, com um pouco de esforço, nela podem ser vistos mais de dez quadrados. Quantos quadrados podem ser vistos na figura?


Resposta: 14

06) Sobre a figura formada por quadrados de mesmos tamanho, marcamos seis quadriláteros.



 Diga qual deles é:

a) polígono;

b) paralelogramo;

c) losango;

d) quadrado.









Respostas: a) todos

                  b) 1, 2, 5, 6

                 c) 2 e 5

                 d) 5

07) Você já sabe o que é triângulo isósceles. No entanto, a figura mostra um trapézio isósceles. Explique o que é um trapézio isósceles.


Resposta:  Possui os lados oblíquos congruentes, ou seja, os lados não paralelos possuem a mesma medida.

08) Diga se é verdade:

a) Todo retângulo é paralelogramo.

b) Todo paralelogramo é retângulo. 

c) Todo losango é paralelogramo.

d) Todo paralelogramo é losango.


Respostas: a) sim              b0 não                      c) sim                           d) não



 

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