Exercícios sobre multiplicação de números inteiros negativos e positivos para o 7º ano

                    Multiplicação de números inteiros positivos e negativos

Vamos analisar algumas situações.

> Com dois números positivos

Já vimos que o número positivo pode ser escrito sem seu sinal, isto é, como se fosse número natural:

            + 1 = 1             + 2 = 2            + 3 = 3             + 4 = 4          + 5 = 5 








> O produto de dois números inteiros positivos é um número inteiro positivo.

> Com dois números de sinais contrários

          Nesse caso, podemos pensar assim:









> Quando multiplicamos um número inteiro positivo por um número inteiro negativo, o resultado é um número inteiro negativo.

> Com dois números negativos

Exemplos:

                ( - 1 ) . ( - 3 ) = + 3

                ( - 2 ) . ( - 3 ) = + 6

                ( - 3 ) . ( - 3 ) = + 9

                ( - 4 ) . ( - 3 ) =  + 12

> Quando multiplicamos dois números inteiros negativos, obtemos um número inteiro positivo.


Depois de acompanhar os três casos, podemos resumir assim:


O produto de dois números inteiros, diferente de zero, é:

> positivo ( + ) , se os dois tiverem o mesmo sinal.

> negativo ( - ), se os dois tiverem sinais contrários.


                                                        Atividades

01) Efetue as multiplicações:

a) 5 . ( - 12 )                               e) ( - 6 ) . ( - 1 )

b) 3 . ( + 9 )                                f) ( + 5 ) . ( - 3 )

c) ( - 8 ) . ( + 4 )                         g) ( - 10 ) . ( + 10 )

d) 15 . ( - 2 )                              h) 0 . ( - 1000)


02) Descubra o nono termo de cada uma das sequências:

a) ( 2 ) . ( - 4 ) . ( 8 ) . ( - 16 ) . ( 32 ) . ( ...... )

b) ( - 5 ) . ( - 15 ) . ( - 45 ) . ( - 135 ) . ( - 405 ) . ( ....... )


03) Determine:

a) o dobro de - 3                                   c) o quádruplo de - 30

b) o triplo de + 6                                   d) o quíntuplo de - 7


04) Complete a tabela abaixo:


05) Quais números devem ser colocados no de ( .....) para que as igualdades sejam verdadeiras?

a) ( - 2 ) . ( - 11 ) = ( .......)             d) 6 . ( ......) = - 54

b) ( ..... ) . ( + 5 ) = - 20                 e) ( - 5 ) . (......) = + 15

c) ( - 3 ) . ( ...... ) = 18                   f) ( + 10 ) . ( ......) = - 40


06) Ao produto de 30 - 30 e - 15, adicionamos - 70. Qual é soma?


07) Quais são dois números inteiro que têm:

a) produto 8 e soma 6 ?

b) produto - 24 e soma 2?

c) produto 28 e soma - 11?


08) Calcular o valor numérica das expressões:

a) ( + 2 ) . ( - 37 ) . ( + 5 ) . ( + 1 )

b)  ( + 8 ) . [ 9 - 60 ) - ( + 4 ) ]


Respostas:

01)  a) - 60        b) 27          c) - 32        d) - 30         e) + 6        f) - 15        g) - 10

h) 0


02) a) 512                  b) - 32.805


03) a) - 6          b) 18              c) - 120        d) - 35


04)  - 2        - 3        + 2           - 4        + 6

       + 8     + 12       - 8          + 16       - 24

       + 12    + 18     - 12        + 24        - 36

      + 2       + 3       - 2           + 4          - 6


05) a) + 22           b) - 4            c) - 6            d) - 9           e) - 3         f) - 4


06) 380


07) a) 4 e 2                     b) - 4 e 6                   c) - 7 e - 4


08) a) - 370                       b) - 512


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