Exercícios com gráfico da velocidade e tempo, roldanas, Gás, Gráfico da temperatura, frequência e velocidade de ondas, corrente elétrica e resistência elétrica ) de Física Atividade de Física para o Ensino Médio 1º, 2º e 3º anos com gabarito

1) ( UFMG ) Numa corrida, Rubens Barrichelo segue atrás de Felipe Massa, em um
trecho da pista reto e plano. Inicialmente, os dois carros movem-se com velocidade
constante, de mesmos módulo, direção e sentido. No instante t1, Felipe aumenta a
velocidade de seu carro com aceleração constante; e, no instante t2, Barrichelo também
aumenta a velocidade do seu carro com a mesma aceleração. Considerando essas
informações, assinale a alternativa cujo gráfico melhor descreve o módulo da velocidade
relativa entre os dois veículos, em função do tempo.


























Resposta: A

2) ( UFMG ) Observe estes quatro sistemas de roldanas, em que objetos de mesma
massa são mantidos suspensos, em equilíbrio, por uma força aplicada na extremidade
da corda:

Sejam F1 , F2 , F3 e F4 as forças que atuam numa das extremidades das cordas em cada
um desses sistemas, como representado na figura. Observe que, em dois desses sistemas,
a roldana é fixa e, nos outros dois, ela é móvel. Considere que, em cada um desses
sistemas, a roldana pode girar livremente ao redor do seu eixo; que a corda é inextensível;
e que a massa da roldana e a da corda são desprezíveis. Considerando-se essas informações,
em relação aos módulos dessas quatro forças, é CORRETO afirmar que:

A) F1 = F2 e F3 = F4.
B) F1 < F2 e F3 < F4.
C) F1 = F2 e F3 < F4.
D) F1 < F 2 e F3 = F4.

Resposta: C

3) ( UFMG ) Um estudante enche dois balões idênticos __ K e L __, usando,
respectivamente, gás hélio (He) e gás hidrogênio (H2). Em seguida, com um barbante,
ele prende cada um desses balões a um dinamômetro, como mostrado nesta figura:

Os dois balões têm o mesmo volume e ambos estão à mesma temperatura.
Sabe-se que, nessas condições, o gás hélio é mais denso que o gás
hidrogênio.
Sejam EK e EL os módulos do empuxo da atmosfera sobre, respectivamente,
os balões K e L.
Pela leitura dos dinamômetros, o estudante verifica, então, que os módulos da
tensão nos fios dos balões K e L são, respectivamente, TK e TL.
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que
A) TK > TL e EK = EL.
B) TK < TL e EK = EL.
C) TK < TL e EK ≠ EL.
D) TK > TL e EK ≠ EL.

E) Tk > TL e Ek < EL

Resposta: B

4) ( UFMG ) Num Laboratório de Física, faz-se uma experiência com dois objetos de
materiais diferentes – R e S –, mas de mesma massa, ambos, inicialmente,
no estado sólido e à temperatura ambiente. Em seguida, os dois objetos são aquecidos e,
então, mede-se a temperatura de cada um deles em função da quantidade de calor que
lhes é fornecida. Os resultados obtidos nessa medição estão representados neste gráfico:





















Sejam LR e LS o calor latente de fusão dos materiais R e S, respectivamente,
e CR e CS o calor específico dos materiais, no estado sólido, também respectivamente.
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:

A) CR < CS e LR < LS .
B) CR < CS e LR > LS .
C) CR > CS e LR < LS .

D) CR > CS e LR > LS .
E)  CR = CS e L< LS .

Resposta: C

5) ( UFMG ) Numa aula no Laboratório de Física, o professor faz, para seus alunos, a
experiência que se descreve a seguir. Inicialmente, ele enche de água um recipiente
retangular, em que há duas regiões __ I e II __, de profundidades diferentes.
Esse recipiente, visto de cima, está representado nesta figura:
















No lado esquerdo da região I, o professor coloca uma régua a oscilar verticalmente,
com freqüência constante, de modo a produzir um trem de ondas.
As ondas atravessam a região I e propagam-se pela região II, até atingirem
o lado direito do recipiente.
Na figura, as linhas representam as cristas de onda dessas ondas.
Dois dos alunos que assistem ao experimento fazem, então, estas
observações:
• Bernardo: “A freqüência das ondas na região I é menor que na região II.”
• Rodrigo: “A velocidade das ondas na região I é maior que na região II.”
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:

A) apenas a observação do Bernardo está certa.
B) apenas a observação do Rodrigo está certa.
C) ambas as observações estão certas.
D) nenhuma das duas observações está certa.

Resposta: B

6) ( UFMG ) Observe este circuito, constituído de três resistores de mesma resistência R;
um amperímetro A; uma bateria ε; e um interruptor S:













Considere que a resistência interna da bateria e a do amperímetro são desprezíveis e que
os resistores são ôhmicos. Com o interruptor S inicialmente desligado, observa-se que o
amperímetro indica uma corrente elétrica I.
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, quando o interruptor S é ligado,
o amperímetro passa a indicar uma corrente elétrica:

A) 2L/3.
B) L/2.
C) 2 L .
D) 3 L.
E) 4 L

Resposta: D

7) Sabe-se que uma corrente elétrica pode ser induzida em uma espira colocada
próxima a um cabo de transmissão de corrente elétrica alternada – ou seja, uma corrente
que varia com o tempo. Considere que uma espira retangular é colocada próxima a um fio
reto e longo de duas maneiras diferentes, como representado nestas figuras:

















Na situação representada em I, o fio está perpendicular ao plano da espira e, na
situação representada em II, o fio está paralelo a um dos lados da espira. Nos dois casos,
há uma corrente alternada no fio. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar
que uma corrente elétrica induzida na espira:

A) ocorre apenas na situação I.
B) ocorre apenas na situação II.
C) ocorre nas duas situações.
D) não ocorre em qualquer das duas situações.

Resposta: B

8) ( UFMG ) Um estudante de Física adquiriu duas fontes de luz laser com as seguintes
especificações para a luz emitida:

Fonte I Fonte II

potência: 0,005 W potência: 0,030 W

comprimento de onda: 632 nm comprimento de onda: 632 nm

Sabe-se que a fonte I emite NI fótons por segundo, cada um com energia EIe que a fonte II 
emite NII fótons por segundo, cada um com energia EII.

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:

A) NI < NII e EI = EII.
B) NI < NII e EI < EII.
C) NI = NII e EI < EII.
D) NI = NII e EI = EII.

Resposta: A

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