Atividades de matemática com questões da prova Brasil ( Descritor 34 Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema Descritor 35 Identificar a relação entre as representações algébricas e geométrica de um sistema de equação do 1º grau. 9º ano com gabarito

1) A figura representa uma escada apoiada em uma parede perpendicular ao solo. O topo da escada está a 7 m de altura, e seu pé está afastado da parede 2 m.












A escada mede, aproximadamente,
(A) 5 m.
(B) 6,7 m.
(C) 7,3 m.
(D) 9 m.

2)   Em uma cidade do Alasca, o termômetro marcou –15 °C pela manhã. Se a temperatura descer mais 13 °C, o termômetro irá marcar:

(A) − 28 °C.
(B) − 2 °C.
(C) 2 °C.
(D) 28 °C.

3) Observe este gráfico, em que estão representadas duas retas:












Para que o gráfico seja a representação geométrica do sistema
 ,os valores de a e b são, respectivamente, 
(A) –1 e 8. 
(B) 2 e 3. 
(C) 3 e 2. 
    (D) 8 e –1.  


4) O custo total C, em milhares de reais, para se produzir x máquinas é dado pela expressão C(x) = x² – x + 10. Se o custo total foi de 52 mil reais, então, o número de máquinas produzidas foi:

(A) 6.
(B) 7. 
(C) 8. 
(D) 9.

5) As armações tipo tesouras correspondem ao sistema de vigas estruturais que sustentam os telhados das casas e são, geralmente, executadas com barras situadas num plano e ligadas umas ao outras em forma de triângulos interligados apoiadas nas extremidades. Fabrício percebeu que as tesouras das vigas do telhado da sua casa formavam um triângulo retângulo que tinha um ângulo de 68°. Quanto mede o terceiro ângulo? 

(A) 22° 
(B) 45° 
(C) 56° 
(D) 158°

6) Exatamente no centro de uma mesa redonda de 1 m de raio, foi colocado um prato de 30 cm de diâmetro, com doces e salgados para uma festa de final de ano. Qual a distância entre a borda desse prato e a borda da mesa? 

(A) 115 cm. 
(B) 85 cm. 
(C) 70 cm. 
(D) 20 cm.

Gabarito:  1) C   2) A    3) D     4) B    5) A   6) B

Nenhum comentário:

Postar um comentário