Atividades de matemática com probabilidades e de tipos de um evento amostral. Para o Ensino médio 1º, 2º e 3º anos

Exemplo

1) Uma urna contém 10 bolas numeradas de 1 a10. Retira-se uma bola ao acaso e observa-se o número indicado. Descrever de forma explícita os seguintes conjuntos e dar o número de elementos de cada um:
a) O espaço amostral U. O conjunto de todos os resultados possíveis é representado pelo seguinte espaço amostral: U = { 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 } O número de elementos desse conjunto é n(U) = 10.

b) O evento A: o número da bola ímpar. Se o número da bola é ímpar, temos o evento: A = { 1, 3, 5, 7, 9 } Esse conjunto possui 5 elementos. Logo, n(A) = 5.

c) O evento B: o número da bola é ímpar que 6. Se o número da bola é maior que 6, temos o evento: B = { 7, 8, 9, 10 }, em que n(B) = 4

Exercícios

1) Em um cesto há 6 bolas de vôlei, sendo 3 brancas e 3 vermelhas. Desse cesto são retiradas, sucessivamente, 3 bolas. Calcular o número de elementos dos seguintes eventos:
a) As três bolas têm a mesma cor.

b) Duas das bolas são brancas.

c) As três são vermelhas.

d) O número de bolas brancas é igual ao número de bolas vermelhas.

2) Determinar o espaço amostral nos seguintes experimentos.

a) Joga-se uma moeda e lê-se a figura da face voltada para cima. Faça C = cara e K = coroa.

b) Joga-se duas moedas diferentes e leem-se as figuras das faces voltadas para cima.

c) Joga-se um dado comum e lê-se o número voltado para cima.

3) Uma moeda e um dado são lançados simultaneamente e se observam as faces superiores. Determine:

a) O espaço amostral desse experimento.

b) o evento: sai cara e número ímpar.

c) o evento: sai coroa e número par.

4) Considere o lançamento de dois dados, um branco e um vermelho, e os eventos: A sair 5 no dado branco e B: sair 5 no dado vermelho. Calcule:
a) A U B

b) A ∩ B



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