Exercícios sobre Planificação de figuras geométricas, Sistema de equação, Fração, Porcentagem, Gráficos e valor numérico de uma equação ) com gabarito para o 9º ano ( 8ª série )

01) O desenho abaixo representa um sólido.

Uma possível planificação desse sólido é:





















Resposta: B

02) Lucas comprou 3 canetas e 2 lápis pagando R$ 7,20. Danilo comprou 2 canetas e 1 lápis pagando R$ 4,40. O sistema de equações do 1º grau que melhor representa a situação é:












Resposta: A

03) Observe as figuras:



Pedrinho e José fizeram uma aposta para ver quem comia mais pedaços de pizza. Pediram
duas pizzas de igual tamanho. Pedrinho dividiu a sua em oito pedaços iguais e comeu seis;
José dividiu a sua em doze pedaços iguais e comeu nove. Então,

(A) Pedrinho e José comeram a mesma quantidade de pizza.
(B) José comeu o dobro do que Pedrinho comeu.
(C) Pedrinho comeu o dobro do que José comeu.
(D) José comeu a metade do que Pedrinho comeu.

Resposta: A

04) Distribuímos 120 cadernos entre as 20 crianças da 1ª série de uma escola. O número de
cadernos que cada criança recebeu corresponde a que porcentagem do total de cadernos?

(A) 5%
(B) 10%
(C) 15%
(D) 20%

Resposta: A

05) Pedro e João jogaram uma partida de bolinhas de gude. No final, João tinha 20 bolinhas,
que correspondiam a 8 bolinhas a mais que Pedro. João e Pedro tinham juntos:

(A) 28 bolinhas.
(B) 32 bolinhas.
(C) 40 bolinhas.
(D) 48 bolinhas.

Resposta: B

06) Observe as figuras abaixo.


Considerando essas figuras,

(A) os ângulos do retângulo e do quadrado são diferentes.
(B) somente o quadrado é um quadrilátero.
(C) o retângulo e o quadrado são quadriláteros.
(D) o retângulo tem todos os lados com a mesma medida.

Resposta: B

07) A tabela ao lado mostra as temperaturas mínimas registradas durante uma semana do
mês de julho, numa cidade do Rio Grande do Sul.

Qual é o gráfico que representa a variação da temperatura mínima nessa cidade, nessa semana?

























Resposta: C

08) O desenho de um colégio foi feito na seguinte escala: cada 4 cm equivalem a 5 m.
A representação ficou com 10 cm de altura. Qual é a altura real, em metros, do colégio?

(A) 2,0
(B) 12,5
(C) 50,0
(D) 125,0

Resposta: B

09) Observe a figura.

Quais as coordenadas de A, B e C, respectivamente, no gráfico?

(A) (1,4), (5,6) e (4,2)
(B) (4,1), (6,5) e (2,4)
(C) (5,6), (1,4) e (4,2)
(D) (6,5), (4,1) e (2,4)

Resposta: C

10) Dada a expressão:

Sendo a = 1, b = -7 e c = 10, o valor numérico de x é:

(A) –5.
(B) –2.
(C) 2.
(D) 5.

Resposta: D



2 comentários:

  1. Dada a expressão x= (-b+√(b^2-4.a.c))/2 . Sendo a=1,b= -7 e c=10,o valor numérico de x é:
    Substituindo temos: x= (-(-7)+√((-7)^2- 4.1.10))/2 > x=(7 + √(49 - 40))/2 >
    x = (7+√9)/2 > x= (7+3)/2 >x= 10/2 > x=5
    a) - 5
    b) -2
    c) 2
    d) 5
    Letra: d

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