Exercícios sobre ( Espaço e Forma): para o 5º ano ( 4ª série ) Com Descritores D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. D2 – Identificar as propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações. D3 – Identificar as propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos. D4 – Identificar os quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendicularesD5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.) com gabarito

01) O desenho a seguir, representa a posição de frutas em uma banca de feira:










Você está de frente para essa banca de frutas. Qual a localização das maçãs?

(A) É a segunda fruta a partir da minha esquerda na parte de cima.
(B) É a quinta fruta a partir da minha direita na parte de baixo.
(C) É a segunda fruta a partir da minha esquerda na parte do meio.
(D) É a segunda fruta a partir da minha direita na parte de cima.

02) Observe a localização do carro e responda:
•• Para chegar ao Museu, o carro terá que virar à direita ou à esquerda na Rua
Acre?
•• A entrada do Museu fica na Rua Goiás.
Para o carro estacionar na frente do Museu, deve virar à direita ou à esquerda?




















A resposta correta para o carro chegar ao museu seguindo a mesma direção que  está é:

(A) virar duas vezes para a direita.
(B) virar duas vezes para a esquerda.
(C) primeiro virar à esquerda e depois à direita.
(D) primeiro virar à direita e depois à esquerda.

03) A figura 1 a seguir representa a planificação da figura 2, o cubo.

Com base na planificação da figura 2, podemos dizer que um cubo possui:

(A) 4 faces
(B) 3 faces
(C) 8 faces
(D) 6 faces

04) Esta pilha de lanterna tem, aproximadamente, a forma:


(A) da pirâmide.
(B) do cubo.
(C) do cilindro.
(D) da esfera.

05) Em uma das aulas de matemática, aprendi sobre os poliedros e os corpos redondos.
Em seguida, fui ao supermercado. Lá comprei uma caixa de sabão em
pó, uma lata de óleo e uma bola. No caixa percebi que os três produtos tinham,
respectivamente, a forma de:

(A) cubo, cone e circunferência.
(B) paralelepípedo, cone e esfera.
(C) cubo, cilindro e circunferência.
(D) paralelepípedo, cilindro e esfera.

6) No desenho a seguir é possível identificar quantos retângulos?


                                                         (A) 02
                                                         (B) 08
                                                         (C) 10
                                                         (D) 11






07) Observe os triângulos:








Indique uma característica comum entre eles.

(A) Possuem um ângulo maior que 90 graus.
(B) Possuem um ângulo reto.
(C) Todos os ângulos são menores que 90 graus.
(D) Não apresentam características em comum.

08) Um campo de futebol tem o formato de uma figura com quatro lados, como podemos
observar no esquema representado a seguir. Qual quadrilátero é esse?




















(A) losango.
(B) quadrado.
(C) trapézio.
(D) retângulo.

09) Os desenhos a seguir representam o formato de um jardim que será construído
em uma praça da cidade. Inicialmente pensou-se num jardim pequeno, mas
devido ao grande entusiasmo que causou na população da cidade, o prefeito
solicitou que fizessem um novo projeto, com desenho maior. O novo projeto terá
área:
















(A) 2 vezes maior que o primeiro.
(B) 3 vezes maior que o primeiro.
(C) 4 vezes maior que o primeiro.
(D) 6 vezes maior que o primeiro


Gabarito:  01) D      
                 02) B     
                 03) D        
                 04) C          
                 05) D          
                 06) B         
                 07) B         
                 08) D        
                 09) C

6 comentários: