A gravidade e a cinemática.

     A força gravitacional que a Terra exerce sobre um corpo faz com que ele adquira uma aceleração: a aceleração da gravidade (g).

     Se um pacote é jogado de um helicóptero parado no ar, por exemplo, ele adquire uma aceleração constante igual a g, e a trajetória de movimento é retilínea ( vertical ). Ocorre portanto, um MRUV.

     Em física um fenômeno desse tipo geralmente é chamado de queda livre. ( Em nosso estudo não vamos considerar os efeitos da resistência do ar).

     Durante a queda, a velocidade do pacote é constante. Quando inicia sua queda, ele está em repouso  ( vo = 0 ). Á medida que cai, sua velocidade aumenta. Após 1 s, a velocidade é de 9,8 m/s. depois de 3 s, é de 29,4 m/s. Depois de 4 s, de 39,2 m/s.

     Observe o esquema:

 
     Veja que a variação da velocidade a cada segundo é de 9,8 m/s. essa variação se deve à aceleração da gravidade, que é de 9,8 m/s². Para fins de estudo, podemos arredondar esse valor para 10 m/s².

* A QUEDA LIVRE EM LINGUAGEM MATEMÁTICA

     A queda livre é um MRUV. Com base nas equações desse tipo de movimento podemos escrever algumas equações úteis.

     Tempo de queda. Quando um pacote é abandonado do helicóptero, sua velocidade inicial é igual a zero ( vo = 0 ). O deslocamento (S) será igual à altura ( S = h ). O tempo de queda é t.

     Aplicando a função horária do MRUV. 
ao movimento de queda livre e considerando  S0 = h0 = 0 e a = g, temos:



     Velocidade ao atingir o solo. A velocidade (v) do pacote ao atingir o solo também é dada pela equação da velocidade do MRUV:    v = v0 + a.t → v = o + g.t → v = g.t


Fonte: Carlos Barros - Wilson Paulino: CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA , ciências / 9º ano - Ed. Ática.     





Nenhum comentário:

Postar um comentário