A primeira lei de Newton: O princípio da inércia.

* A PRIMEIRA LEI DE NEWTON     

     Estudando os fenômenos físicos relacionados ao movimento, Newton chegou a uma conclusão: a causa de qualquer variação dos movimentos é sempre a força.

     Quando um ônibus, por exemplo, pára de forma brusca, aparentemente seus passageiros são empurrados para frente. Aparentemente porque, na realidade, eles não são empurrados. O que acontece é que o veículo pára e os passageiros continuam o movimento. Antes da freada, eles estavam à mesma velocidade do ônibus e tendem a manter o movimento.

     Todo corpo em movimento tende a ficar em movimento. E todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso. A essa propriedade dos corpos dá-se o nome de inércia.

     A primeira lei de Newton é também conhecida como princípio da  inércia. Por essa lei ou princípio, se nenhuma força atua sobre um corpo, ou se a resultante das forças que atuam for nula, ele fica em repouso ou com movimento retilíneo uniforme.

* O ATRITO E A RESISTÊNCIA DO AR

     Entre as forças que podem se opor ao movimento de um corpo, as mais comuns são a força de atrito e a resistência do ar. Se não fossem elas, a lei da inércia poderia ser observada facilmente na vida prática.

     A força de atrito se deve ao contato entre os corpos. Essa força exerce uma oposição ao movimento de um corpo que desliza sobre outro. mas o atrito também é essencial para que haja movimento. Sem atrito entre os nosso pés e o chão, por exemplo, seria impossível andar.

     Ao caminhar, um de nossos pés está sempre empurrando o chão para trás; o chão, por sua vez, atua como se nos empurrasse para a frente. Se não houvesse entre o pé e o chão isso não aconteceria e não conseguiríamos locomover. Quando se anda descalço num piso liso e molhado, o atrito entre o pé e o chão diminui e a pessoa tem mais dificuldade para se locomover. Algo semelhante acontece com os carros em pistas de asfalto molhados: a água da chuva diminui a aderência do pneu ao asfalto, dificultando o freamento do veículo. Na pista seca, a aderência do pneu ao asfalto é muito maior, daí um veículo parar mais rapidamente do que em pista molhada.

     O valor da força de atrito depende: da força que comprime um corpo contra outro; do material de que cada um é feito; da textura de suas superfícies ( ásperas, lisa, rugosa, etc.).

     As dificuldades impostas pelo atrito no deslizamento de um corpo sobre outro podem ser diminuídas, mas nunca eliminadas. Entre outras substâncias, os óleos, as graxas e os talcos, colocados entre depois corpos em contato ajudam a diminuir o atrito.

     O ar atmosférico também exerce uma força contrária ao movimento dos corpos, contribuindo para diminuir sua velocidade.

     A maneira mais eficiente de reduzir a resistência do ar em um corpo em movimento é dar ao corpo uma forma mais conveniente, ou seja, melhorar sua aerodinâmica. É por isso que os aviões e os carros de corrida apresentam uma forma semelhante, uma aerodinâmica.


Fonte: Carlos Barros - Wilson Paulino: CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA , ciências / 9º ano - Ed. Ática.

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