Em geral, quando se fala de energia, se faz referência a uma das formas em que ela pode aparecer, como a energia elétrica.
Nas usinas hidrelétricas, não há "produção" de energia. Nelas ocorre uma transformação de energia no gerador ligado às turbinas: a energia cinética do giro provocado pelas turbinas é transformada em energia no gerador.
Mas do onde vem a energia cinética que faz girar as turbinas? observe este esquema ( leia as legendas):
As turbinas das hidrelétricas são impulsionadas pela ação da água que desce por um tubo desde a represa até elas.
Quanto maior a diferença de altura entre o reservatório de água ( represa) e as turbinas, maior a velocidade da água e maior a energia cinética transferida para as turbinas. E a velocidade da água que desce pelo turbo está relacionada com a atração gravitacional terrestre. Isso significa que ocorre uma conversão da energia ligada à atração gravitacional em energia cinética.
Outro exemplo de transformação de energia ocorre nos veículos automotores ( automóvel), motos, caminhões). Uma parte da energia química do combustível faz o motor funcionar, gerando energia cinética, que movimenta o veículo e se converte em energia térmica no motor e nas rodas. A energia elétrica armazenada na bateria se transforma em energia sonora ( buzina, som do aparelho de rádio) ou energia luminosa ( faróis, luz do painel interno). Na foto ao lado você tem outro exemplo de transformação de energia ( leia a legenda).
A energia do Sol também se transforma continuamente. Chegando à Terra na forma de calor e luz, parte da energia solar é absorvida pelos oceanos e pelo solo. As plantas usam essa energia para fabricar seu próprio alimento e crescer. Os animais comem as plantas, crescem e armazenam energia em seu corpo. No passado, restos orgânicos de seres vivos diversos formaram os combustíveis fósseis, como o petróleo e gás natural. a energia química desses combustíveis, e empregada pelos humanos nos automóveis, nas fábricas ou na geração de eletricidade, por exemplo.
Nesta postagem, enfatizaremos a energia mecânica, que pode se apresentar de duas formas: energia potencial e energia cinética.
*COMO MEDIR A ENERGIA?
Em física pode-se considerar que energia é a capacidade de realizar trabalho.
Com esse conceito podemos medir a energia de um corpo pelo trabalho que ele realiza ou é capaz de realizar. matematicamente, representamos a energia (E) assim
podemos dizer, então, que trabalho é a medida da energia. Como no SI a unidade de medida de trabalho é o joule(J), esta será também a unidade de medida da energia.
Fonte: Carlos Barros - Wilson Paulino: CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA , ciências / 9º ano - Ed. Ática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário