01) Dois clubes terminam empatados a fase de classificação de um campeonato. O desempate se dá pelo maior saldo de gols. A equipe A teve um saldo de 7 gols a favor, enquanto a equipe B teve um saldo de 10 gols a favor. Nessas condições, responda:
a) Qual a equipe melhor classificada? ......................................
b) Qual a comparação feita entre os números inteiros correspondentes? ..............................
02) Duas equipes, A e B, participaram de uma Gincana Cultural. A vencedora será aquela que cometer menor número de erros. Sabendo que a equipe A cometeu 5 erros enquanto a equipe B cometeu 8 erros. determine:
a) a equipe vencedora dessa Gincana. .................................
b) a comparação entre os dois números inteiros corresponde. ................................
03) Termina a fase de classificação de um torneio de basquete, verifica-se que duas equipes terminam empatadas. O desempe4nho deve ser feito por saldo de pontos. A equipe A teve um saldo de - 5 pontos, enquanto a equipe B teve um saldo de + 1 ponto. Nessas condições:
a) Qual a equipe melhor classificada?
b) Qual a comparação entre os números inteiros correspondentes?
04) Use números inteiros e escreva as seguintes comparações:
a) Uma temperatura de 7 graus abaixo de zero é maior que uma temperatura de 10 graus abaixo de zero. ..................................
b) Um saldo bancário de R$ 7.000,00 é maior que um saldo bancário de R$ 2.000,00. ............
05) A figura seguinte nos mostra a posição dos números x, y e z numa reta numérica. Nessas condições, usando os símbolos > ou <, complete as sentenças:
a) y ......... 0 b) x ..........0 c) 0 ............z
d) y .......... x e) y ........... z f) z ............. x
06) Usando os símbolos > ou <, compare os seguintes pares de números inteiros:
a) + 10 e 0 b) - 7 e 0 c) 0 e + 200 d) 0 e - 85
e) + 9 e - 16 f) - 35 e + 6 g) + 60 e + 92 h) - 11 e - 9
i) - 13 e - 50 j) + 100 e + 91 k) - 200 e - 510 m) - 120 e - 2
07) Os elementos do conjunto A = { - 65, + 120, + 70, - 216, - 124, 0, + 92} estão escritos de forma desordenada. Escreva, então, então, esses elementos na ordem crescente:
08) Escreva na ordem decrescente os números inteiros inteiros - 370, 0, + 210, - 140, - 150, + 110, + 300 e - 60. ............................................................................................
09) Escreva, de forma simbólica e pela enumeração dos elementos, os seguintes conjuntos:
a) A = conjunto dos números inteiros maiores que + 7.
b) B = conjunto dos números inteiros maiores que - 10.
c) C = conjunto dos números inteiros menores que + 5.
d) D = conjunto dos números inteiros menores ou iguais a - 5.
e) G = conjunto dos números inteiros compreendidos entre - 7 e + 2.
f) H = conjunto dos números inteiros situados entre - 2 e + 3, inclusive.
10) Pela enumeração de seus elementos, escreva o conjunto:
13)
14)
15)
Respostas:
01) a) Equipe B b) + 10 > + 7
02) a) Equipe A b) - 5 > - 8
03) a) Equipe B b) + > - 5
04) a) - 7 > - 10 b) + 7.000 > + 2.0000 c) + 5 > - 8
05) a) > b) < c) > d) > e) > f) <
06) a) > b) < c) < d) > e) > f) < g) <
h) < i) > j) > k) > l) <
07) A= { - 216, - 124, - 65, 0, + 70, + 92, + 120 }
08) + 300, + 200, + 110, 0, - 60, - 140, - 370, - 500
09) a) A { x pertence Z| x > + 7 } A = { + 8, +9, + 10, + 11, +12, + 13, + 14, ... }
b) B= { x pertence Z| x > - 10 } B = { - 9, - 8, - 7, - 6, - 5, - 4, - 3, - 2, ....}
c) C = { x pertence Z| x < + 5 } C = { ..., - 2, - 1, 0, + 1, + 2, + 3, + 4 }
d) D = { x pertence Z| x < ou igual - 5 } D = { - 11, - 10, - 9, - 8, - 7, - 6, - 5 }
e) G = { x pertence Z| - 7 < x < + 2 } G = { - 6, - 5, - 4, - 3, - 2, - 1, 0, + 1 }
f) H = { x pertence Z| - 2 menor ou igual x < ou igual + 2 } H = { - 2, - 1, 0, + 1, + 2 }
10) a) { _ 4, - 3, - 2, - 2, 0, + 1, + 2, ...}
b) { - 19, - 18, - 17, - 16, - 15, - 14, - 13, - 12 }
c0 { ..., - 5, - 4, - 3, - 2, - 1, 0, + 1 }
11) p= { 0 }; conjunto unitário
12)
13) a) 8 b) sim c) não d0 1,2 e 3
14) a) A = { - 6, - 5, - 4, - 3, - 2, - 1, 0, + 1, + 2, ... }
b) B = { ..., -8, - 7, - 6, - 5, - 4, - 3, - 2, - 1, 0, + 1 }
c) = { - 6, - 5, - 4, - 3, - 2, - 1, 0, + 1 }
15) a) A = { - 2, - 1, 0, + 1, + 2 }
b) B = { - 5, - 4, - 3, - 2, - 1 }
c) A - B = { 0, + 1, + 2 }
d) - 2 e - 1
e) não
f) Dois: + 1 e + 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário