Exercícios com questões da prova Brasil ( reta numérica, fração, poligonos e gráficos) Descritor 16 Identificar a localização de números inteiros na reta numérica 9º ano ( 8ª série ) com gabarito

01) A figura a seguir é uma representação da localização das principais cidades ao longo de uma estrada, onde está indicada por letras a posição dessas cidades e por números as temperaturas registradas em °C.





Com base na figura e mantendo-se a variação de temperatura entre as cidades, o ponto correspondente a 0 °C estará localizado 

(A) sobre o ponto M. 
(B) entre os pontos L e M. 
(C) entre os pontos I e J. 
(D) sobre o ponto J.  

02) Em um exame de vista, o médico solicitou que o paciente identificasse 3 2 de bolinhas pretas em relação ao total de bolinhas. Qual a figura identificada pelo paciente? 

(A) ● ● ○ ○ ○ ○ 
(B) ● ● ● ○ ○ ○ 
(C) ● ● ● ● ○ ○ 
(D) ● ● ● ● ● ○

03) Quatro amigos, João, Pedro, Ana e Maria saíram juntos para fazer um passeio por um mesmo caminho. Até agora, João andou 8 6 do caminho; Pedro 12/ 9 ; Ana, 8/ 3 e Maria 6/ 4 . Os amigos que se encontram no mesmo ponto do caminho são:

(A) João e Pedro. 
(B) João e Ana. 
(C) Ana e Maria. 
(D) Pedro e Ana.

04) A figura seguinte, formada por lados iguais, mostra uma etiqueta que deve ser fixada às embalagens de determinado produto. 
O tempo gasto, em segundos, para cortar essa etiqueta é obtido multiplicando-se por dez a medida do seu contorno. Assim sendo, o tempo total gasto, em segundos, para essa tarefa é :


(A) 180. 
(B) 200. 
(C) 220. 
(D) 240. 

05) Cristina desenhou quatro polígonos regulares, conforme pode ser visto na figura a seguir, e anotou dentro deles o valor da soma de seus ângulos internos.
Qual é a medida de cada ângulo interno do hexágono regular desenhado por Cristina? 

(A) 60° 
(B) 108° 
(C) 120° 
(D) 135°  

06) A evolução da intenção de votos dos eleitores por dois candidatos a prefeito de um município é apresentada pelo gráfico seguinte.

Em que mês o candidato A alcançou, na intenção de votos dos eleitores, o candidato B? 

(A) Julho. 
(B) Agosto. 
(C) Setembro. 
(D) Outubro.  



Gabarito:  1) C   2) A   3) A    4) B    5) C    6) B

Nenhum comentário:

Postar um comentário