Atividades de matemática com questões da prova Brasil ( porcentagem, tabelas, reta numérica, triângulos) Descritor 17 identificar a localização de números racionais na reta numérica. 9º ano com gabarito

1) Em um jogo de vôlei, os torcedores estavam acomodados em três áreas distintas do ginásio, demarcadas por cores diferentes. Na área verde havia 21 828 torcedores, na azul 12 100 e na amarela 32 072. Nesse jogo, apenas 20% do total de torcedores presentes no ginásio torciam pelo time que venceu a partida. Qual é o número de torcedores que torciam pelo time vencedor?

(A) 2 420
(B) 4 365
(C) 6 414
(D) 13 200

2) Uma torneira com problemas continua pingando mesmo depois de fechada, desperdiçando em uma hora 125 ml de água. Quantos litros de água desperdiçará em 24 horas?

(A) 1,5
(B) 3,0
(C) 15,0
(D) 30,0

3) A figura a seguir representa um mapa bastante simplificado de uma cidade, em que estão marcados alguns de seus pontos de interesse.









Nesse mapa, a coordenada (5,G) indica a localização

 (A) da catedral.        (B) da quadra poliesportiva.         (C) do teatro.            (D) do cinema.

4) As figuras mostradas a seguir estão organizadas dentro de um padrão que se repete.









Mantendo essa disposição, a expressão algébrica que representa o total de pontos T em função da ordem n (n = 1, 2, 3, ...), é:

(A) T = 2n – 1.
(B) T = 2n + 1.
(C) T = n² – 1.
(D) T = n² + 1.

5) Em uma aula de Matemática, o professor apresentou aos alunos uma reta numérica como a da figura a seguir.
 O professor marcou o número  11/4 nessa reta.

Esse número foi marcado entre que pontos da reta numérica?

(A) –4 e –3.
(B) –3 e –2.
(C) 2 e 3.
(D) 3 e 4.

6) Num tabuleiro de xadrez, jogamos com várias peças que se movimentam de maneiras diferentes. O cavalo se move para qualquer casa que possa alcançar com movimento na forma de “L”, de três casas. Na posição da figura, os pontos marcados representam as casas que o cavalo pode alcançar, estando na casa d4.

Partindo da casa f5 e fazendo uma única jogada, dentre as casas que o cavalo poderá alcançar, estão:

(A) d3 ou d7.
(B) d6 ou g3.
(C) f3 ou h5.
(D) f7 ou h7.

7) A professora desenhou um triângulo no quadro.

Em seguida, fez a seguinte pergunta: –– "Se eu ampliar esse triângulo em 3 vezes, como ficarão as medidas de seus lados e de seus ângulos?" Alguns alunos responderam:
Fernando: –– “Os lados terão 3 cm a mais cada um. Já os ângulos serão os mesmos.”
Gisele: –– “Os lados e ângulos terão suas medidas multiplicadas por 3.”
Marina: –– “A medida dos lados eu multiplico por 3 e a medida dos ângulos eu mantenho as mesmas.”
Roberto: –– “A medida da base será a mesma (5 cm), os outros lados eu multiplico por 3 e mantenho a medida dos ângulos.” Qual dos alunos acertou a pergunta da professora?

(A) Fernando.
(B) Gisele.
(C) Marina.
(D) Roberto.


Gabarito: 1) D    2) B     3) D    4) D     5) C     6) B    7) C

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