Atividade de geometria para o 9º ano ( 8ª série ) com questões envolvendo os Descritores: D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.D9 – Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas. D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos. D11 – Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações. Com gabarito

1) Paulo está confeccionando um papagaio de papel para uma competição que
acontecerá em sua cidade no final de semana, conforme desenho abaixo. Para
impressionar, Paulo deseja confeccionar um papagaio que tenha dimensões cinco
vezes maiores que o de seu papagaio atual. Para isso ele deve:





a) dividir as dimensões do papagaio atual por 5.
b) multiplicar as dimensões do papagaio atual por 5.
c) multiplicar as dimensões do papagaio atual por 2.
d) dividir as dimensões do papagaio atual por 2.









2) Quantos graus percorrem o ponteiro dos minutos de um relógio em 20 minutos?

a) 90°
b) 120°
c) 124°
d) 135°

3) Claudia pretende fazer um pôster de uma foto para colocar em seu quarto. As
medidas da foto que pretende ampliar são 9 cm x 12 cm. Como ficarão as medidas
do lado do pôster, se a foto original for ampliada 4 vezes?

a) Os lados do pôster terão 4 cm a mais que a foto original.
b) Os lados do pôster terão seus lados divididos por 4.
c) Apenas uma das medidas dos lados será multiplicada por 4.
d) As medidas dos lados serão multiplicadas por 4.

4) Um artesão está confeccionando caixas de madeira para vender. Entre os formatos
escolhidos para as caixas, está um pentágono regular. Sabendo que a soma dos ângulos
internos desse polígono mede 540º, para confeccionar a caixa, quanto deve medir cada
ângulo interno?

a) 90°
b) 108°
c) 120°
d) 144°

5) Pedro comprou ingressos para o cinema e sentou na poltrona (J; 9). No esquema
abaixo, estão localizados pontos que representam algumas poltronas no cinema.


Qual deles representa a poltrona escolhida por Pedro?

a) K
b) P
c) W
d) Z

6) Cada um dos círculos a seguir, possui raio de 4 cm. A altura e a largura da pilha,
respectivamente, medem:


a) 8 cm e 16 cm.
b) 16 cm e 8 cm.
c) 16 cm e 32 cm.
d) 32 cm e 16 cm.

7) Quantos metros de fio são necessários para ligar a ponta de um poste de 8 m de
altura até a entrada de energia elétrica de uma casa, localizada em uma caixa
que fica a 2 m do solo, distante 8 m do poste?
a) 4 m
b) 6 m
c) 8 m
d) 10 m

8) Observe o esquema a seguir com a localização de uma escola e um Supermercado.


Se, nesse esquema, o supermercado pode ser indicado pelo ponto (1, A), então
a escola pode ser indicada pelo ponto:

a) (1; C)
b) (C; 10)
c) (3; C)
d) (C; 3)

9) O gráfico mostra duas retas no plano cartesiano, uma na cor azul e outra na cor vermelha.
Analise os dados e indique qual das opções apresentadas está correta.


a) Na reta vermelha, quando x = -2, o correspondente no eixo y = 0.
b) Na reta azul, quando x = -1, o correspondente no eixo y = -1.
c) Na reta azul, quando x = 1, o correspondente no eixo y = 1.
d) Na reta vermelha, quando x = 2, o correspondente y = 0.


Gabarito: 1) b       2) b         3) d        4) b         5) a         6) c        7) d        8) c        9) b


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