Atividade de geometria para o 9º ano ( 8ª série ) com questões envolvendo os Descritores D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações. D3 – Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos. D4 – Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades. Com gabarito

01) O mapa a seguir mostra algumas ruas do centro da cidade de 1. Curitiba (Paraná).


Identifique as coordenadas para localizar no mapa a Praça Tiradentes:

a) A2
b) D2
c) E5
d) F1

02) O desenho a seguir apresenta o mapeamento das carteiras dos alunos em uma
sala de aula. Observe o desenho e assinale a alternativa correta.









a) Paulo está sentado na terceira carteira da 2ª fila.
b) Lucia está sentada três carteiras antes de Michele.
c) Cleuza está na 3ª fila sentada duas carteiras antes de Davi.
d) Davi está na 4ª fila e Adriano está sentado ao seu lado na 5ª fila.

03) Solange e João estavam caminhando no Parque Central de sua cidade, conforme o
mapa a seguir:

Em relação ao Parque Central, João segue a Avenida Leste-Oeste por 1 quadra na
direção oeste e 3 quadras na direção norte, já Solange segue 2 quadras pela Avenida
na direção leste e 3 quadras na direção sul. Em quais estabelecimentos eles chegaram, respectivamente?

a) Supermercado e Hospital.
b) Escola e Centro Comercial.
c) Hospital e Banco.
d) Banco e Escola.

04) Este é o mapa de um bairro cujos quarteirões são quadrados de 100 m de lado: A
afirmação falsa é:


a) Para ir de carro de A até B percorreu-se no mínimo 400 km
b) A rua João não é perpendicular à rua Luís
c) A rua Clara e a rua Ana são perpendiculares
d) A rua Rui e a rua Oto são paralelas

05) Observe as figuras a seguir:

Estas figuras correspondem, respectivamente a:
a) Uma pirâmide de base triangular e a um prisma de base retangular.
b) Uma pirâmide de base quadrada e a um prisma de base hexagonal.
c) Um prisma de base quadrada e a uma pirâmide de base hexagonal.
d) Um prisma de base triangular e uma pirâmide de base retangular.

06) Comparando os ângulos das figuras a seguir, pode-se dizer que os triângulos são:

a) congruentes.
b) equiláteros.
c) isósceles.
d) retângulos.

07) Observe os triângulos apresentados na seqüência:

Indique uma característica presente em todas as figuras apresentadas.

a) Os triângulos possuem um ângulo maior que 90 graus.
b) Os triângulos possuem um ângulo reto.
c) Os ângulos são menores que 90 graus.
d) Não apresentam características comuns.

8) Ao arrumar a mesa para o jantar, Paula dobrou o guardanapo em forma de um
triângulo isósceles. Qual é a medida do ângulo â?

a) â = 20°
b) â = 40°
c) â = 70°
d) â = 140°

09) Marina está confeccionando uma caixa para colocar um presente para sua mãe.
Como ela quer uma caixa bem original, desenhou no papel a base para o fundo da
sua caixa. O desenho tem a forma de um quadrilátero com todos os lados com a
mesma medida, dois ângulos agudos e dois obtusos. Qual o quadrilátero que será
utilizado por Marina para confeccionar a caixa?

a) trapézio isósceles.
b) losango.
c) trapézio retângulo.
d) retângulo.

Gabarito: 1) c       2) d       3) d         4) c         5) b        6) a        7) b          8) b        9) b






Um comentário:

  1. Só tenha foco no assunto e se precioso for, releia novamente até entender a situação!
    Você é capaz sempre! Mostre seu desenvolvimento!!🍀

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