01) A expressão representa a compra de camisetas feita por uma loja na qual obteve R$100,00 de desconto: C = 15a + 10b + 18c + 12d - 100 Os preços das quatro marcas de camisetas são dados na tabela a seguir, então o valor dessa compra com o desconto foi de:
(A) R$ 511,00
(B) R$ 611,00
(C) R$ 621,00
(D) R$ 711,00
Resposta: A
02) Observe a seqüência de figuras e identifique qual é a expressão algébrica que representa a seqüência da quantidade de quadradinhos, onde cada lado é representado por n.
(A) n²
(B) n²+42
(C) n²+(n+1)²
(D) (n+2)²
Resposta: A
03) No início de uma festa, tinham 200 jovens. Depois o número de rapazes dobrou e o de moças aumentou 40. Com isso o número de rapazes ficou o mesmo que o de moças. Quantos rapazes e quantas moças havia no início da festa?
(A) 80 rapazes e 120 moças.
(B) 120 rapazes e 80 moças.
(C) 160 rapazes e 120 moças.
(D) 160 rapazes e 160 moças.
Resposta: A
04) Na lanchonete de uma escola o preço do salgado é R$ 2,00 e o preço do sanduíche é R$ 3,00, que são os lanches vendidos. Em uma manhã foram vendidos 70 lanches. O valor arrecadado em todo o dia foi de R$ 180,00. Qual sistema a seguir representa o problema?
Resposta: C
05) Em uma garagem há carros e motos totalizando 30 veículos. O administrador da garagem abaixou-se e contou 82 pneus. Com isso, o administrador concluiu que na garagem há:
(A) 19 motos e 11 carros.
(B) 10 carros e 20 motos.
(C) 11 carros e 19 motos.
(D) 12 carros e 18 motos.
Resposta: C
06) Observe o gráfico a seguir: Esse gráfico é a solução (representação geométrica) do sistema:
Resposta: B
07) Observe o gráfico a seguir e indique a solução do sistema que representa o gráfico:
Resposta: A
08) Os sistemas de equações apresentam uma interpretação gráfica. Indique o gráfico que melhor representa o sistema a seguir:
Resposta: B
09) A velocidade de um automóvel varia com a aceleração constante em função do tempo, obedecendo a seguinte equação v = 10 + 2.t. O gráfico que melhor representa a equação anterior é :
Resposta: B
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Exercícios sobre Números e Álgebra - 9º ano ( 8ª série ) - Com Descritores: D30 – Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica. D31 – Resolver o problema que envolva equação de segundo grau. D32 – Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões). D33 – Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema. D34 – Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema. D35 – Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau. Com gabarito
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