Exercícios sobre biocombustível e usina nuclear com respostas

01) Quais são os principais poluentes decorrentes da queima dos hidrocarbonetos?

Os principais são CO, CO2 ( estufa), óxido nitroso e sulforoso, material particulado ( fuligem de carbono )
                                     
02) Que fatores contribuem para a combustão incompleta dos hidrocarbonetos?  O que pode ser feito para diminuir esse mau aproveitamento do combustível?

A proporção de O2  na mistura  e a rapidez da reação são fatores contribuintes. Para reduzir o mau aproveitamento deve-se trabalhar com misturas mais pobres ( menos combustível em relação à quantidade de ar) e menores rotações.
                 
03) Por que nos grandes centros urbano o fenômeno da inversão térmica reduz
significamento o índice da qualidade do ar?

Ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio,  impedindo o movimento ascendente do ar, uma vez que o ar abaixo dessa camada  fica mais frio- portanto, mais pesado- fazendo com que os poluentes se mantenham  próximos da superfície. Em um local com grandes concentração de emissão de gases tóxicos, a inversão é um fator importante a se considerar, uma vez que dificulta a dispersão dos poluentes.

04) A chuva normal é ligeiramente ácida porque contém dissolvido um pouco de dióxido de carbono do ar. A chuva ácida é muito mais ácida do que a chuva normal, porque absorve gases como óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio. de onde provém esses óxidos de enxofre e de nitrogênio encontrados no ar?

As fontes dos poluentes que deram origem à chuva ácida podem ser:
I - gases de escapamentos de carros;
II - emissões de gás das fábricas;
III - queima de combustíveis fosseis como petróleo e carvão;
IV - gases proveniente de vulcões ou outras fontes semelhantes.

05) É possível simular o efeito da chuva ácida no mármore colocando-se lascas de mármore no vinagre durante uma noite. O vinagre e a chuva ácida tem quase o mesmo nível de acidez. Quando uma lasca de mármore é colocado no vinagre, formam-se bolhas de gás. Pode-se determinar a massa da lasca de mármore seca , antes e depois da experiência. Uma lasca de mármore tem una nassa de 2 g antes de ficar imersa no vinagre e seca. Qual seria a massa da lasca de mármore após a secagem?

(A) Menos de 2 gramas.
(B) Exatamente 2 gramas,
(C) Entre 2 e 2,4 gramas.
(D) Mais de 2,4 gramas.
(E) Nenhuma das alternativas.

Resposta: A

06) Um motorista alega que prefere usar carro a álcool porque ele não emite CO2 . É correto essa afirmação?

Não. O carro a álcool também emite CO2 , mas ele é reabsorvido no crescimento da  cana-de-açúcar, sendo ecologicamente mais correto, apesar de também emitir o gás.  
                    
07) O debate em torno do uso da energia nuclear para produção de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discussão desse tema, foram colocados os seguintes argumentos:

I - Uma grande vantagem das usinas nucleares é o fato de não contribuírem para o aumento de efeito estufa, uma vez que o urânio, utilizado como "combustível", não é queimado, mas sofre fissão.

II - Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser tão graves que essa alternativa de geração de eletricidade não nos permite ficar tranquilos.

A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que:

(A) o primeiro é válido e o segundo não é, já que nunca ocorrem acidentes com usinas nucleares.
(B) O segundo é válido e o primeiro não é, pois de fato há queima de combustível na geração nuclear de eletricidade.
(C) O segundo é válido e o primeiro é irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases efeito estufa.
(D) Ambos são válidos para se compararem vantagens e riscos na opção por essa forma de geração de energia.
(E) Ambos são irrelevantes, pois a opção pela energia nuclear está se tornando uma necessidade inquestionável.

Resposta: D

08) Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado " lixo atômico". os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerradas em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de:

(A) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.
(B) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.
(C) Ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humano.
(D) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.
(E) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.

Resposta: A






Nenhum comentário:

Postar um comentário