Exercícios sobre Hidrelétricas e mundo sustentável com respostas

01) O diagrama abaixo representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.


A chuva é o fenômeno natural responsável pela manutenção dos níveis adequados de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Esse fenômeno, assim como todo ciclo hidrológico, depende muito da energia solar. Dos processos numerados no diagrama, aquele que se relaciona mais diretamente com o nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas é o de número:

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) IV.
(E) V.

02) O esquema abaixo mostra, em termos de potência ( energia/tempo), aproximadamente, o fluxo de energia, a partir de uma certa quantidade de combustível vinda do tanque de gasolina, em um carro viajando com velocidade constante.

O esquema mostra que, na queima da gasolina, no motor de combustão, uma parte considerável de sua energia é dissipada. Essa perda é da ordem de:

(A) 80%.
(B) 70%
(C) 50%
(D) 30%
(E) 20%

03) Em  usinas hidrelétricas, a queda-d´água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidades, esses processos tem em comum o fato de:

(A) não provocarem impacto ambiental.
(B) independerem de condições climáticas.
(C) a energia gerada poder ser armazenada.
(D) utilizarem fontes renováveis.
(E) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

04) Um dos índices de qualidade do ar diz respeito à concentração de monóxido de carbono ( CO ), pois esses gás pode causar vários danos à saúde. A tabela a seguir mostra a relação entre a quantidade do ar e a concentração de CO.

Qualidade do ar
Concentração de CO ( ppm*)
( média de 8h)
Inadequada
15 a 30
Péssima
30 a 40
Crítica
Acima de 40

Para analisar os efeitos do CO sobre os seres humanos, dispões-se dos seguintes dados:

Concentração de
   CO ( ppm)
Sintomas em seres humanos
10
Nenhum
15
Diminuição da capacidade visual
60
Dores de cabeça
100
Tonturas, fraqueza muscular
270
Inconsciência
800
Morte

Suponha que você tenha lido em um jornal que na cidade de são Paulo foi atingido um péssimo nível de qualidade do ar. Uma pessoa que estivesse nessa área poderia:

(A) não apresentar nenhum sintoma.
(B) ter sua capacidade visual alterada.
(C) apresentar fraqueza muscular e tontura.
(D) ficar inconsciente.
(E) morre.

Gabarito: 01) e
                02) a
                03) a
                04) b



Nenhum comentário:

Postar um comentário