Após a análise das notas, a vaga será preenchida por:
A) Daniela. B) Gustavo. C) Mônica. D) Oscar.
RESPOSTA: A
02) Um jogo para celular consiste em um tipo de quebra-cabeça no qual o jogador deve juntar as quatro peças quadradas e formar um círculo no centro. Para ganhar o jogo mostrado na figura, as peças 1, 2 e 3, entre as quatro existentes, já estão encaixadas corretamente, mas ainda falta o posicionamento correto da peça 4.
Considerando que o movimento permitido das peças são rotações no sentido horário de, no máximo, 360°, a quantidade, em graus, que a peça 4 deve ser girada para a montagem correta do quebra-cabeça é de:
A) 90°.
B) 180°.
C) 270°.
D) 360°.
RESPOSTA: B
03) José comprou uma pizza para dividir entre três pessoas, incluindo ele mesmo, e, para que a divisão ficasse perfeita, ele utilizou dois esquadros para medir o ângulo central das fatias. A figura mostra os dois esquadros utilizados por José, seus nomes e ângulos, e o posicionamento desses dois esquadros para a medição em uma das fatias.
O valor, em graus, obtido na medição do ângulo na fatia em destaque é:
A) 105°. B) 120°. C) 135°. D) 150°.
RESPOSTA: B
04) Uma fábrica de chinelos tem um gasto fixo mensal de R$ 2530,00, equivalente a salários dos funcionários e manutenção das máquinas, e um gasto variável de R$ 4,10, que corresponde ao material gasto por chinelo produzido. Representando por x a quantidade de chinelos produzidos em um determinado mês, o gasto total mensal, em reais, do dono dessa fábrica corresponde a
A) 4,10x. B) 2530. C) 2530 + 4,10x. D) 2534,10.
RESPOSTA: C
05) Uma professora colocou alguns instrumentos de medida sobre uma mesa, como mostra a figura a seguir.
O instrumento que mede ângulos em graus é o indicado pelo número:
A) I termômetro.
B) II régua.
C) III transferidor.
D) IV balança.
RESPOSTA: C
06) Na figura a seguir, p, q, r e s são retas.
Sabendo que as retas p e q são perpendiculares à reta r, os conjuntos de retas paralelas e concorrentes à reta p são, respectivamente,
A) {q} e {r, s}.
B) {q, r} e {s}.
C) {r, s} e {q}.
D) {s} e {q, r}.
RESPOSTA: A
07) Dona Lia tem um filtro de barro em sua cozinha e, em uma manhã, quando foi beber água, percebeu que ele estava vazando. Para evitar o desperdício, resolveu esvaziá-lo e procurou por recipientes que fossem adequados para armazenar todo o conteúdo do filtro. Dona Lia encontrou as seguintes opções: quatro copos de 300 mL cada; duas garrafas de refrigerante de 2 dm cada; dois potes de 800 mL cada e duas leiteiras de 1,5 L cada. Considerando que a capacidade do filtro é de 4 L e que ele está cheio, qual opção de recipiente comportará todo o líquido do filtro?
A) Copos
B) Garrafas
C) Leiteiras
D) Potes
RESPOSTA: B
08) A piscina de Juliana tem capacidade para 2 m de água. Para encher totalmente a piscina, os pais de Juliana utilizarão baldes de 8 dm , para transportar a água da torneira até a piscina. A quantidade de baldes necessária para encher completamente essa piscina é igual a
A) 25. B) 80. C) 120. D) 250.
REPOSTA: D
09) Esta figura está dividida em 100 quadradinhos de tamanhos iguais.
Considerando o número total de quadradinhos, a porcentagem que representa o número de quadradinhos pintados com a cor cinza corresponde a
A) 28%. B) 40%. C) 48%. D) 50%.
RESPOSTA: B
10) As girafas se elevam acima de todos os outros mamíferos do mundo. Aparando ramos ao longo das savanas africanas, sobre pernas finas como pernas-de-pau, a girafa macho adulta pode exceder os seis metros. Mas apenas cerca da metade de sua altura vem de seu tronco – o restante vem do pescoço. E como se todo esse comprimento não fosse suficiente para esse animal, ele ainda tem outra ferramenta para expandir seu alcance: sua língua pode se esticar a até 46 cm.
(http://ciencia.hsw.uol.com.br/pescocodegirafa.htm. Acesso: 09/12/2012. Adaptado.)
Considere que, em um zoológico, exista uma girafa adulta, com cerca de 5,20 m. Assim, a altura dessa girafa, expressa em centímetros, corresponde a
A) 52. B) 520. C) 5200. D) 52 000.
RESPOSTA: B
11) Dos 50 alunos do 6. ano de uma escola, 32 gostam de matemática. A fração que representa a razão entre o número de alunos que gostam de matemática e o número de alunos do 6. ano é
O número decimal que representa essa razão é:
A) 0,064. B) 0,64. C) 6,4. D) 64,0.
RESPOSTA: B
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