A gravidade e o peso

     A massa é medida da quantidade de matéria de um corpo. Essa medida não depende da localização do corpo. Esteja na Terra, na Lua ou em qualquer outro lugar do universo, a massa de um corpo será sempre a mesma.

     O peso de um corpo, porém, depende da sua localização, da sua massa e também da massa do corpo que o atrai. Se estiver na Terra, esse copro terá um peso que depende da massa da Terra; se estiver na Lua, seu peso depende da massa da Lua.

     Como a massa da Terra é bem maior que a massa da Lua, o peso do corpo é maior na Terra que na Lua.

     Pela lei da gravitação universal, a Terra atrai os corpos com uma força dirigida para o seu centro. E quanto maior a distância entre a Terra e o corpo, menor a atração sobre ele. por isso, o peso de um astronauta, por exemplo, diminui à medida que ele se afasta da Terra. Mas ele não perde massa.

     No SI, a unidade fundamental de massa é o quilograma (Kg) , mas podemos usar outras, como o grama. Por exemplo uma força, o peso é medido em unidade de força, que podem ser newton(N) ou quilograma-força (kgf). A relação entre essas duas unidades, válida para a Terra, é:  1 kgf = 9,8N

    Imagine um astronauta cuja massa seja 70 kg. Na superfície da Terra, seu peso é 686 N ( 70 kgf); na superfície da Lua, será aproximadamente 117 N. entretanto, sua massa continua sendo 70 kg.

*VALE QUANTO PESA

     É fácil entender que , quanto maior a massa de um corpo, maior o seu peso. Essa relação vale para um mesmo lugar no espaço. Mas, como acabamos de ver, a massa de um astronauta não muda quando ele está na Lua, e seu peso fica menor do que seria se ele estivesse na Terra.

     Para entender por que isso acontece precisamos saber como se calcula o peso de um corpo.

     A força peso (P) depende da massa (m) do corpo e da aceleração gravitacional (g). A aceleração gravitacional depende do planeta ou satélite onde a medição do peso é efetuada. Matematicamente, o peso é definido assim:

     O valor atribuído à aceleração da gravidade na superfície da Terra é 9,8 m/s². Na verdade, esse valor varia um pouco de local para local, de acordo com a altitude e latitude, mas não vamos considerar essa variação em nossos cálculos, podemos arredondá-lo para 10 m/s².

     Portanto, quando se calculamos o peso de um corpo, estamos calculando a força de atração gravitacional que age sobre ele.

Exemplo.

01) Supondo que a massa de um astronauta seja 85 kg, calcule o seu peso:

a) na terra, considerando sua aceleração da gravidade (g) igual a 10 m/s²;

P = m.g      P = 85 . 10 = 
                  P = 850 kg.m/s²
                  P = 850 N

b) na Lua, cuja aceleração da gravidade é igual a 1,67 m/s².

P = m.g             P = 85 . 1,67
                         P = 142 N



Fonte: Carlos Barros - Wilson Paulino: CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA , ciências / 9º ano - Ed. Ática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário