A gravitação universal - gravidade e lei da gravidade

* GRAVIDADE, UMA FORÇA A DISTÂNCIA

     Até aqui você viu apenas forças de contato. Por exemplo: para empurrar ou puxar uma geladeira aplicamos certa força, num contato direto ou indireto com a geladeira ( por meio de uma corda amarrada a ela, por exemplo).

     Mas existem outros tipos de força, chamadas forças a distância, cuja aplicação não depende de contato com o corpo.

     É o caso da força gravitacional.

* ATRAÇÃO GRAVITACIONAL.

     Desde a Antiguidade já tinham sido dadas muitas explicações para a queda dos corpos. Uma que predominou por mais de mil anos, era baseada na ideia de a Terra ser o centro do Universo. Assim, todas coisas pesadas ou " graves" tinham seu " lugar natural" no centro do Universo. Isso explicava por que as coisas caíam: elas simplesmente estavam ocupando seu " lugar natural".

     Newton conhecia tal explicação, mas, na época em que ele viveu, essa teoria estava sendo questionada. Assim, um novo entendimento para a queda dos corpos se fazia necessário.

     Investigando essa questão, Newton formulou a hipótese de que os corpos caem porque são atraídos por uma força que nosso planeta exerce neles em direção ao centro da Terra. A essa força ele deu o nome de força gravitacional ou força da gravidade.

     A força que a Terra exerce, atraindo em direção ao seu centro os corpos que estão na sua proximidade, é a mesma força exercida pelos corpos em relação à Terra. E os corpos exercem uma força também uns em relação aos outros.

     A origem da força gravitacional é a massa. Tudo o que tem massa exerce força gravitacional.

* A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

     Além das três leis do movimento , Isaac Newton formulou a lei da gravitação universal. Seu enunciado:

* Todos os corpos se atraem mutuamente na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado de suas distâncias.

     Entendendo esse enunciado.

     No universo, uma porção de qualquer matéria atrai outra porção de matéria: o Sol atrai a Terra; a Terra nos atrai e também atrai a Lua, mantendo-se em sua órbita; nós atraímos um lápis, e vice-versa.

     Mas não vimos as pessoa atraindo os lápis que estão por perto nem atraindo outras pessoas. A explicação disso é que os efeitos gravitacionais são percebidos apenas quando um dos copros tem massa realmente muito grande ( da ordem de milhões de toneladas).

     Além disso, quanto maior a distância entre os corpos, menor a força de atração entre eles. Essa redução na intensidade da força depende do quadrado da distância. Isso quer dizer que, se a distância entre os dois corpos se tornar duas vezes maior, por exemplo, a força de atração gravitacional entre eles se tornará quatro ( dois ao quadrado) vezes menor.

     Observe o esquema abaixo e leia a legenda.











     No sistema Solar, os planetas giram ao redor do Sol. A força gravitacional do Sol modifica a direção do movimento dos planetas, mantendo em sua órbita a trajetória desses corpos celestes.

     Da mesma maneira, é a força gravitacional que mantém a Lua na órbita da Terra.

     A lei da gravitação é chamada universal porque não ocorre apenas na Terra ou no Sistema Solar. Ela vale para todo o Universo e ajuda a explicar o movimento de outras estrelas e a existência das galáxias.



Fonte: Carlos Barros - Wilson Paulino: CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA , ciências / 9º ano - Ed. Ática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário