Com base nessas observações enunciou a terceira lei do movimento, conhecida como princípio da ação corresponde uma reação de mesma intensidade e direção, mas em sentido contrário.
Por exemplo:
*O boxeador em treinamento dá socos num saco de areia. De acordo com a lei da ação e reação, a força que os punhos do boxeador exercem no saco de areia é igual à força exercida pelo saco de areia em seus punhos.
*O princípio da ação e reação é válido para todos os tipos de força, independentemente da intensidade. Pro exemplo, ao tocar uma pessoa querida, sempre recebemos de volta o toque realizado.
*Um foguete em movimento é um exemplo da terceira lei de Newton. Os gases produzidos na queima do combustível são impelidos para fora e para baixo (ação) e, como resultado, o veículo é impulsionado para cima ( reação). Os gases exercem uma força no foguete (força de ação) e o foguete exerce uma força nos gases na mesma direção e em sentido oposto (força de reação). O resultado é o movimento ascendente do foguete. É algo parecido ao que ocorre quando enchemos uma bexiga e a soltamos sem amarrar o bico: o ar de dentro dela é expelido para um lado, e a bexiga vai para o outro.
No princípio da ação e reação, as forças aparecem aos pares e sempre se aplicam em corpos diferentes.
Fonte: Carlos Barros - Wilson Paulino: CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA , ciências / 9º ano - Ed. Ática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário