As Leis de Newton - Direção e sentido - Grandezas escalares e grandezas veotriais

     Isaac Newton desenvolveu diversos trabalhos relacionados com a física, a matemática e a astronomia. Entre outras coisas, formulou as leis da mecânica e do movimento, que constituíram a base dos avanços posteriores deste ramo da ciência.

     Essas Leis serão estudadas. A partir de agora relacionaremos o movimento à força da mecânica que estuda as causas dos movimentos e suas alterações.

* O QUE É FORÇA

     Em estudos anteriores foram abordados aspectos sobre a velocidade e a aceleração de um móvel. Mas não discutimos, por exemplo, as causas da aceleração ou da alteração da velocidade. Para que você entenda as razões das mudanças que ocorrem nos movimentos devemos desenvolver um conceito físico muito importante: o de força.

     Provavelmente, você usou a palavra força em suas explicações. Ainda que não se percebe a atuação das forças, estamos sempre sujeitos a elas, em alguns casos, até as provocamos.

     Foça é a grandeza física capaz de variar a velocidade de um corpo ou de deformá-lo. Assim, para que um corpo em repouso se mova ou para amassar uma lata de refrigerante, por exemplo, é preciso a ação de uma força ou de um conjunto de forças.

*DIREÇÃO E SENTIDO

     As grandezas físicas podem ser classificadas como:

* Grandezas escalares - aquelas que podem ser definidas apenas por seu valor e sua unidade, ou seja, para trabalhar com elas podemos usar apenas escalas ( daí o nome " escalares"). Exemplos: a temperatura ambiente neste momento; o volume de uma garrafa de refrigerante; o tempo gasto para ir de sua casa à escola; a sua massa corporal. Para caracterizar essas situações, basta especificar um número e uma unidade de medida;

*Grandezas vetoriais -  aquelas que não podem ser especificadas apenas seus valores e unidades. Para defini-las é necessário estabelecer também a direção e o sentido de sua atuação. Para definir essas grandezas necessitamos de direção e sentido que são informações que se completam.

    Algumas grandezas são chamadas vetoriais porque, para indicá-las, usamos uma representação matemática chamada vetor. vetor é um segmento de reta orientado, como vemos neste esquema:
                                                   

     Até agora falamos de velocidade apenas em sua forma escalar. Mas a velocidade é uma grandeza vetorial, assim como a aceleração e a força, conforme veremos a seguir.

     Para que as grandezas velocidade, aceleração e força sejam corretamente especificadas, precisamos indicar o valor, a unidade de medida, a direção e o sentido da cada uma delas.

     No SI, a unidade de medida de intensidade de uma força é o newton ( simbolo: N), em homenagem a Isaac Newton.

     Vamos então representar um vetor força. Para isso desenha-se um vetor de, por exemplo, 5 cm. vamos estabelecer que cada centímetro equivale a 1 newton. Veja:

     Com isso obtemos um vetor que representa uma força com as seguintes características:

* direção horizontal;
* sentido da esquerda para direita;
* intensidade 5 N.

     Observe  no esquema que:

* a força é indicada como símbolo 
  isso porque toda grandeza vetorial é representada por um símbolo com uma seta sobre ele.


* a intensidade da força ( no caso,  5 N) é indicada com o símbolo F.

     A intensidade de um força é o seu valor. Para medi-la usamos um aparelho chamado dinamômetro.  

     Um dinamômetro de mola possui uma mola que se deforma ( distende) sob a ação de uma força. Registrada numa escala numérica, essa deformação é proporcional à força aplicada. Ao pendurar um objeto no gancho de um dinamômetro desse tipo, podemos medir a intensidade da força à qual esse aparelho está submetido.


Fonte: CARLOS BARROS. WILSON PAULINO, CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA 9º ano, Ed. Ática





Nenhum comentário:

Postar um comentário