Exercícios sobre velocidade média, aceleração, movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniforme variado para o 9º ano com respostas

01) Um ônibus está a 40 km/h. seus passageiros estão em movimento ou não? Explique.

Os passageiros estão: em movimento em relação a um referencial no ambiente externo ( calçada, edificações, postes); em repouso em relação ao ônibus no qual viajam.

02) Como calculamos a velocidade média de um corpo?

Calculamos a velocidade de um corpo dividindo a distância que ele percorreu pelo seu tempo de percurso. 

03) Um guepardo percorreu 81 m em aproximadamente 3 s. Calcule a velocidade que ele desenvolveu.

O guepardo desenvolveu a velocidade de 27 m/s:

04) o que anda mais rápido: um carro a 20 m/s ou um ônibus a 54 km/h?

O carro é mais rápido: 20 m/s . 3,6 = 72 km/h

05) Um trem com velocidade média de 60 km/h durante 1,5 h. Qual foi a distância percorrida nesse tempo?

A distância percorrida pelo trem foi de 90 km/h

06) Um ônibus que percorreu 1,5 km a 54 km/h gasta quanto tempo nesse percurso?

Nesse percurso o ônibus gasta aproximadamente 1,7 min.

07) Quantos minutos um raio de luz solar demora para chegar à Terra ( A distância do Sol à Terra é de aproximadamente 150.000.000 km e a velocidade da luz é de 300.000 km/s.

Um raio de luz demora 8,33 min para chegar à Terra.

08) Imagine que você esteja num carro em movimento. Responda:

a) Que evidências indicam que o veículo está ou não em movimento acelerado?

Dentro do carro pode-se perceber o aumento da velocidade basicamente de duas formas: observando o velocímetro ou a paisagem, " que começa a passar mais rapidamente".

b) Um observador fora do carro pode perceber o mesmo que você? por que?

Sim, mas usando outros referenciais. O observador pode perceber que o carro acelera se este percorrer distâncias cada vez maiores a cada intervalo de tempo.

09) Indique as semelhanças e diferenças entre o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo uniformemente variado.

Ambos os movimentos constituem mudanças de posição no espaço em relação a um referencial externo e ocorrem em linha reta, mas um é uniforme (MRU), isto é, a velocidade é constante, pois não existe aceleração; no MRUV a aceleração é diferente de zero e, portanto, há variação de velocidade.

10) Um foguete espacial chega a atingir 600 m/s nos primeiros 20 s após o lançamento. Qual é a aceleração média do foguete?

A aceleração média do foguete é de 30 m/s².

11) Considere dois carros partindo do repouso ( v = 0 ). Qual dos dois possui maior aceleração: O carro A, que vai de 0 a 80 k/h em 10 s, ou o carro B, que vai de 0 a 25 m/s em 10 s?

O carro B possui maior aceleração ( 2,5 m/s² ) que o carro A ( aproximadamente 2,2 m/s²)

12) Um ônibus que desloca em linha reta a 18 m/s levou 6 segundo para parar completamente diante de um sinal vermelho. Calcule a aceleração do ônibus e interprete o resultado.

A aceleração do ônibus é de - 3m/s², ou seja, a cada segundo ele diminui a velocidade em 3 m/s² até parar.

13) Um avião a jato a 250 m/s sofre uma aceleração de - 10 mm/s² por um período de 3 s. Qual a velocidade dele no final desse período?

Sua velocidade diminui passando a 220 m/s.

14) Um movimento é representado matematicamente pela equação S = 6 - 5t + t², sendo a posição dada em metros e o tempo em segundos. Identifique:

a) a posição do móvel;     6 m
b) a velocidade inicial;    - 5 m/s
c) a aceleração;                2 m/s²
d) a posição no instante t = 4 s ;  t = 4 é 2 m
e) a posição no instante t = 7 s; t = 7 s é 20 m
f) a equação da velocidade em função do tempo. v = - 5 + 2t 

15) Um objeto apresenta um movimento que pode ser expresso pela equação v = 8 + 2t. A velocidade é dada em m/s e o tempo em segundos. Indique:

a) a velocidade inicial do móvel;  8 m/s
b) a aceleração;                              2 m/s²
c) a velocidade no instante t = 17 s;  t = 17 s é 42 m/s
d) o instante em que a velocidade atinge 18 m/s.  t = 5 s

16) Um automóvel estava a 72 km/h quando foi freado à aceleração constante de -2 m/s². Qual o deslocamento durante os primeiros 4 s após a frenagem?    64 m



Fonte: CARLOS BARROS. WILSON PAULINO, CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA 9º ano, Ed. Ática

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