Velocidade animal e velocidade tecnológica

  * VELOCIDADE ANIMAL   

Alguns animais locomovem-se de maneira relativamente lenta, como é o caso do caracol, que leva cerca de 2 horas para percorrer uma distância de 100 metros.

     O mais veloz entre os mamíferos terrestres é o guepardo-africano, que pode atingir pouco mais de 100 km/h em corridas curtas. O cavalo atinge 70 km/h. O ser humano, numa corrida de 100 metros, alcança 40 km/h.
 
     Já entre as aves destacam-se seres como o falcão-peregrino e o andorinhão ou andorinha-coleira, que podem atingir velocidade de aproximadamente 200 km/h.

     Considerando os animais aquáticos, o peixe-vela e o peixe-espada estão entre os mais rápidos: chegam a nadar até cerca de 100 km/h.


* VELOCIDADE E TECNOLOGIA

     Estamos longe de ser incluídos entre os animais mais velozes do planeta. Mas os seres humanos aprenderam a desenvolver tecnologias que permitem superar suas limitações.

     No final do século XIX, por exemplo, os primeiros automóveis a usar gasolina como combustível desenvolviam velocidades em torno de 20 km/h. Daí em diante, os novos veículos foram sendo cada vez mais aperfeiçoados e atingiram velocidades cada vez maiores. Hoje em dia, os carros de corrida, como os da Fórmula 1 e da Fórmula Indy, são capazes de atingir velocidades acima de 350 km/h.

     E os aviões? Em 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont ( 1873 - 1932 ), percorreu com seu 14-Bis, 220 metros em 21,5 segundos, numa velocidade média de aproximadamente 37 km/h. sessenta e três anos depois, o Concorde - avião supersônico ( com velocidade acima da velocidade do som ) - atingia velocidades em torno de 2.200 km/h: a velocidade do som , no ar, ao nível do mar , é aproximadamente 340 m/s ou 1200 km/h. ( O Concorde foi desativado em 2003. )

     Entre as maiores velocidades já desenvolvidas pela engenhosidade humana destacam-se aquelas alcançadas pelas naves e foguetes espaciais. Em julho de 1969, a humanidade assistiu ao imponente foguete Saturno V lançar no espaço sideral, em direção à lua, a nave Apollo 11. No lançamento, o foguete atingiu a fantástica velocidade de aproximadamente 40.000 km/h ! Atualmente, um foguete espacial chega a atingir mais de 600 m/s nos primeiros 20 s após o lançamento.


Fonte: CARLOS BARROS. WILSON PAULINO, CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA 9º ano, Ed. Ática




Nenhum comentário:

Postar um comentário