Podemos considerar três tipos básicos de misturas homogêneas: líquido-sólido, líquido-líquido e gás-gás.
*MISTURAS LÍQUIDO-SÓLIDO
Os processos mais usados são a evaporação e a destilação simples.
*Evaporação
Provoca-se a evaporação do líquido, para se obter o componente sólido. É o que se faz, por exemplo, nas salinas: a água do mar é recolhida em tabuleiros grandes e rasos, para que a água se evapore e o sal fique livre.
*Destilação simples
Submete-se a mistura a aquecimento em aparelhagem especial, constituída principalmente pelo destilador, provocando a ebulição do líquido, cujos vapores se condensam e são recolhidos em outro recipiente, já novamente no estado líquido.
Esse processo pode ser usado, por exemplo, para separar o sal da água. É o processo que se usa para obter água quimicamente pura, a água destilada, a partir de qualquer mistura cujo componente principal seja a água.
*Mistura líquido-líquido
As substâncias que formam misturas homogêneas de líquidos com líquidos geralmente são separadas pelo processo de destilação fracionada. Consiste em aquecer a mistura em aparelhagem semelhante á utilizada para destilação simples e recolher as substâncias uma a uma, á medida que forem sofrendo condensação, ou seja, estiverem voltando ao estado líquido.
Esse processo permite uma separação fácil dos líquidos quando eles possuem ponto de ebulição bem deferentes.
A mistura de água, álcool e éter é um bom exemplo.
O éter ferve a 34°C, o álcool a 78°C e a água a 100°C. Assim, aquecendo-se a mistura, quando ela chega a 34°C o éter entra em ebulição, podendo ser recolhido depois de se liquefazer. Terminado o éter da mistura, esta pára de ferver e a temperatura começa a aumentar, até atingir 78°C, quando, então, o álcool entra em ebulição e pode ser recolhido depois de liquefeito. Quando cessa a ebulição a temperatura começa a subir, significa que só existe água no que antes era uma mistura. Pode-se, então, desligar o aparelho, pois os três líquidos já estão separados.
*Misturas gás-gás
Toda mistura de gases é homogênea, pois os gases misturam-se em qualquer proporção.
Para separar os componentes desse tipo de mistura, geralmente utiliza-se a combinação de dois processos: a liquefação simples e a destilação fracionada.
Um exemplo importante é o da separação do dois componentes mais abundantes do ar: o nitrogênio e o oxigênio. Para isso, o ar é colocado em um cilindro adequado e submetido a aumento de pressão e abaixamento de temperatura, até ocorrer a liquefação da mistura.
Em seguida, o cilindro contendo o ar liquefeito é adaptado a outro cilindro, e a pressão é reduzida.
O nitrogênio, que tem ponto de ebulição mais baixo, passa para o novo cilindro; o oxigênio, de ponto de ebulição mais alto, permanece mo primeiro cilindro.
Fonte: Coleção Ciências, Cecília Valle 9º ano : Tecnologia e Sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário