Sempre que nos referimos a uma medida, é necessário estabelecer a unidade de medida. Por exemplo, o comprimento de uma sala pode ser expresso em metros ou centímetros, que são unidades de medida de comprimento.
A medição de qualquer gradeza ( comprimento, massa, volume, área ) requer o uso de um padrão de unidade de referência, como o metro, o centímetro, o quilômetro.
Mas qual deve ser o padrão? Como escolher mais adequado?
*O SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
Após a Revolução Francesa 1789), os franceses criaram o Sistema Métrico Decimal.
A unidade de medida definida para a grandeza comprimento foi denominada metro; estabeleceu-se a dimensão do metro como a de uma barra padrão composta de platina ( 90%) e irídio ( 10%).
A unidade de medida definida para a grandeza volume de um decímetro cúbico ( 1 dm³).
A unidade de medida definida para a grandeza massa foi denominada quilograma; estabeleceu-se que 1 quilograma correspondia à massa de um decímetro cúbico de água ( um litro de água) na temperatura de 4,44°C.
Assim, o Sistema Métrico Decimal adotou o metro, o litro e o quilograma como unidades básicas de medida criadas a partir do metro.
* O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES ( SI)
Na década de 1960 passou-se a adotar mundialmente o Sistema Internacional de Unidades ( SI). Tal sistema pode ser considerado como a expressa moderna, ampliada e atualizada do Sistema Métrico Decimal.
Vamos considerar a grandeza massa. A unidade padrão de massa do SI é o quilograma; mas, dependendo do que se quer medir, podem ser usadas medidas como o miligrama, o grama e a tonelada.
Prefixos como quilo e mili são utilizados para expressar, respectivamente, unidades 1000 vezes maiores e unidades 1000 vezes menores.
A tabela a seguir apresenta algumas equivalências entre as unidades de massa.
Fonte: CARLOS BARROS. WILSON PAULINO, CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA 9º ano, Ed. Ática
Nenhum comentário:
Postar um comentário