Mecânica: movimento referencial e velocidade

* MECÂNICA

     É comum as pessoas usarem a palavra mecânica nas situações em que movimentos ou forças estão presentes. Em física essa palavra diferente do que as pessoas normalmente pensam. Ela vem do grego mechaniké, que significa " arte de construir máquinas". Em geral, as máquinas são construídas para produzir algum tipo de movimento ou de força.

     A mecânica - que faz parte dos conhecimentos da física - estuda tanto os movimentos como o equilíbrio dos corpos e as forças que os provocam.

     Quando se descreve um movimento sem considerar cono ele foi provocado ou como é o objeto em movimento, estamos na área da mecânica denominada cinemática. Por exemplo, quando em movimento, assistimos a um corrida de Fórmula 1, em geral ficamos atentos ao tempo que os carros gastam para concluir uma volta, à distância entre os carros ou à velocidade máxima que o mais rápido consegue atingir. Aspectos como esses fazem parte da cinemática.

     Quando consideramos as causas de um movimento e as características do objeto que se movimenta ou que se equilibra, estamos no campo da mecânica denominado dinâmica.  Voltando ao exemplo da corrida de Fórmula 1, se nos interessamos pelo aerodinâmica ( característica associada à forma do carro e que lhe permite vencer com eficiência a resistência do ar ), pela aderência dos pneus à pista ou pela potência dos motores entramos no campo da dinâmica. A palavra dinâmica vem do grego dynamis, que quer dizer força.

     A causa do movimento é a força. 

* MOVIMENTO E REFERENCIAL

     Um corpo está em:

- repouso, se a sua posição no espaço em relação a um referencial não muda com o passar do tempo;
- movimento, se a sua posição no espaço em relação a um referencial muda com o tempo.

     Um corpo em movimento é chamado móvel. Em cinemática, o tempo espaço se refere a todas as posições que um móvel pode ocupar.

     Imagine-se dentro de um carro em movimento. Ao olhar pela janela você percebe outro carro ao lado, movendo-se na mesma velocidade que o seu. Apesar de ambos serem móveis em relação ao chão ou em relação ao seu, pois a posição dele no espaço não muda em relação a você, por exemplo.

* MOVIMENTO E VELOCIDADE

     Um conceito fundamental em mecânica é o de velocidade. Trata-se de uma grandeza física usada para medir o movimento. Mas antes de estudar o conceito de velocidade precisamos entender os seguintes conceitos físicos: posição, deslocamento e intervalo de tempo.

* POSIÇÃO

     Posição é a localização de um móvel em relação ao referencial adotado.

     Em linguagem matemática, a posição costuma ser representada pela letra S. Trajetória é o caminho percorrido por um móvel.

     para definir matematicamente a posição de um móvel é preciso marcar em sua trajetória:

- um ponto inicial, que é chamado origem;
- uma escala ( de 10 m em 10 m, de 10 km em 10 km, etc.);
- uma direção ( horizontal ou vertical, por exemplo).

     Assim, a trajetória passa a ter um referencial, que é a origem.

* DESLOCAMENTO

     O deslocamento é a diferença entre duas posições ocupadas pelo móvel: a posição final (S) e a inicial (S0). Matematicamente, o deslocamento é representado assim:  ∆S = S – S0

     Nessa equação,  ∆S ( lê-se "delta S") corresponde ao deslocamento descrito pelo móvel. Em física, a letra grega delta maiúscula∆ ) significa variação. Desse modo, o deslocamento pode ser entendido como a varição da posição de um móvel.

* INTERVALO DE TEMPO

     O intervalo de tempo (∆t) é o tempo transcorrido entre dois instantes considerados. Em física, o tempo costuma ser representado pela letra t.

     O intervalo de tempo é obtido pela diferença entre o instante considerado (t) e o instante inicial
(  to). Matematicamente, o intervalo de tempo é representado assim: ∆t = t – t0  


Fonte: CARLOS BARROS. WILSON PAULINO, CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA 9º ano, Ed. Ática

Nenhum comentário:

Postar um comentário