Velocidade média (Vm ) é a relação entre o deslocamento de um móvel e o intervalo de tempo que ele leva para realizar esse deslocamento. Matematicamente, a velocidade média é representada assim:
* VELOCIDADE INSTANTÂNEA
Quando o ponteiro do velocímetro de um automóvel aponta para o número 60, quem está no automóvel entende que, naquele instante, o carro está se movimentando à velocidade de 60 km/h. Após algum tempo, o velocímetro indica 100. Significa que, nesse instante, a velocidade é de 100 km/h.
A velocidade marcada em cada instante no velocímetro do automóvel é chamada de velocidade instantânea.
Repare que, no percurso de um móvel, a velocidade instantânea pode mudar a cada instante. A velocidade média estará sempre entre a maior e a menor velocidade instantânea do percurso.
Vejamos como se pode fazer a conversão de km/h para m/s e vice-versa.
Sabendo que 1 km = 1000 m e 1 h = 3600 s, temos:
Então:
- se a velocidade estiver expressa em km/h, para convertê-la em m/s deve-se dividir o número de km/h por 3,6 m/s. Exemplos:
- se a velocidade estiver expressa em m/s, para convertê-la em km/h basta multiplicar o número de m/s por 3,6. Exemplos:
v = 10 m/s = 10 . 3,6 = 36 km/h
v = 25 m/s = 25 . 3,6 = 90 km/h
*PONTO MATERIAL
Sabemos que no campo de cinemática as dimensões de um móvel não são relevantes para o estudo da situação. Portanto pode-se considerar o móvel como um ponto que se desloca numa trajetória. Esse ponto é chamado ponto material, pois, apesar de suas dimensões não serem consideradas, ele é dotado de matéria e se desloca no espaço. desse modo, uma pessoa, um inseto, uma bolinha de gude, um automóvel, um avião ou um trem podem ser considerados exemplos de ponto material.
Fonte: CARLOS BARROS. WILSON PAULINO, CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA 9º ano, Ed. Ática
Nenhum comentário:
Postar um comentário