Quando andamos de carro ou de ônibus, por exemplo, é muito provável encontrarmos algum semáforo fechado, valetas ou congestionamento. Logo, é difícil manter a velocidade do veículo o tempo todo num certo valor.
Caso se consiga manter constante a velocidade de um móvel e ele percorra uma trajetória em linha reta, esse movimento é chamado de movimento retilíneo uniforme ( MRU):
* movimento porque, em relação ao referencial adotado, o móvel altera suas posições no espaço;
* retilíneo porque o móvel segue em linha reta;
* uniforme porque a velocidade do móvel é constante em todo o trajeto.
* FUNÇÃO HORÁRIA DO ( MRU )
O movimento retilíneo uniforme tem uma função horária, isto é, uma equação em que a posição do móvel depende do tempo. Por meio dessa equação pode-se saber como as posições de um móvel variam durante o seu percurso.
Vamos determinar a função horária com base no cálculo da velocidade média, que é
Como o movimento é uniforme, a velocidade é constante. Então, pode-se chamar Vm simplesmente de V e desenvolver a seguinte equação:
Nessa equação:
*S é a posição do móvel em cada instante t;
* S0 é a posição inicial do móvel ( no instante t = 0);
* v é a velocidade.
Considerando que o móvel tenha começado seu movimento no instante em que t0 = 0, temos:
S
= S0 + vt
Essa é a função horária ou equação horária do movimento retilíneo uniforme.
Para facilitar a compreensão do que é uma função horária e entender sua utilidade, podemos pensar nela como uma " regra de previsão". Se soubermos certas informações, como a velocidade e a posição inicial de um trem, poderíamos "prever" onde ele estará em cada instante de sua viagem, mas essa previsão só vale se a velocidade do trem não mudar no caminho.
Suponha que o movimento de um trem seja dada pela equação S = 3 + 50t ( posição em quilômetros, tempo me horas).
Nessa equação, a posição inicial do trem é S0 = 3 km e a velocidade é v = 50 km/h. Para determinar as várias posições (S) ocupadas pelo trem durante o tempo(t) e substituir alguns valores para o tempo(t) e substituí-los na equação.
Veja exemplos de valore nesta tabela:
Instantes(t)
|
Posições S = 3 + 50t (km)
|
0
|
S = 3 + 50(0) → S = 3
|
1
|
S = 3 + 50(1) →
S = 53
|
2
|
S = 3 + 50(2) →S
= 103
|
3
|
S = 3 + 50(3) →
S = 153
|
4
|
S = 3 + 50(4) →
S = 203
|
No instante inicial ( t = oh ), o móvel está a 3 km da origem. Essa é a posição inicial do movimento S0 . A cada hora, a posição se altera em 50 km, pois a velocidade do móvel é de 50 km/h, ou seja, ele percorre 50 km a cada hora.
*VELOCIDADE: NEGATIVA E POSITIVA
Em alguns casos, a velocidade pode ser negativa. O que isso significa? A velocidade negativa indica que o móvel está andando no sentido contrário ao da orientação do eixo da trajetória. O movimento, nesse caso, é chamado movimento retrógrado
A velocidade é negativa porque o valor da posição diminui com o tempo. Consequentemente, o deslocamento (∆S) também se torna negativo.
Quando o móvel caminha a favor do eixo da trajetória, o movimento é chamado movimento progressivo. Sua velocidade e seu deslocamento são positivos.
Fonte: CARLOS BARROS. WILSON PAULINO, CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA 9º ano, Ed. Ática
Nenhum comentário:
Postar um comentário