Movimento retilíneo uniforme ( MRU)

 * MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME ( MRU )

Quando andamos de carro ou de ônibus, por exemplo, é muito provável encontrarmos algum semáforo fechado, valetas ou congestionamento. Logo, é difícil manter a velocidade do veículo o tempo todo num certo valor.

     Caso se consiga manter constante a velocidade de um móvel e ele percorra uma trajetória em linha reta, esse movimento é chamado de movimento retilíneo uniforme ( MRU):

* movimento porque, em relação ao referencial adotado, o móvel altera suas posições no espaço;
* retilíneo porque o móvel segue em linha reta;
* uniforme porque a velocidade do móvel é constante em todo o trajeto.

* FUNÇÃO HORÁRIA DO ( MRU )

     O movimento retilíneo uniforme tem uma função horária, isto é, uma equação em que a posição do móvel depende do tempo. Por meio dessa equação pode-se saber como as posições de um móvel variam durante o seu percurso.

     Vamos determinar a função horária com base no cálculo da velocidade média, que é
     Como o movimento é uniforme, a velocidade é constante. Então, pode-se chamar Vm simplesmente de V e desenvolver a seguinte equação:


     Nessa equação:

*S é a posição do móvel em cada instante t;
S0 é a posição inicial do móvel ( no instante t = 0);
* v é a velocidade.

     Considerando que o móvel tenha começado seu movimento no instante em que t0 = 0, temos:


                                                                          S = S0 + vt

     Essa é a função horária ou equação horária do movimento retilíneo uniforme.

     Para facilitar a compreensão do que é uma função horária e entender sua utilidade, podemos pensar nela como uma " regra de previsão". Se soubermos certas informações, como a velocidade e a posição inicial de um trem, poderíamos "prever" onde ele estará em cada instante de sua viagem, mas essa previsão só vale se a velocidade do trem não mudar no caminho.

     Suponha que o movimento de um trem seja dada pela equação S = 3 + 50t ( posição em quilômetros, tempo me horas).

     Nessa equação, a posição inicial do trem é S0  = 3 km e a velocidade é v = 50 km/h. Para determinar as várias posições (S) ocupadas pelo trem durante o tempo(t) e substituir alguns valores para o tempo(t) e substituí-los na equação.

     Veja exemplos de valore nesta tabela:


Instantes(t)
Posições S = 3 + 50t (km)
0
S = 3 + 50(0)  S = 3
1
S = 3 + 50(1) → S = 53
2
S = 3 + 50(2) →S = 103
3
S = 3 + 50(3) → S = 153
4
S = 3 + 50(4) → S = 203


     No instante inicial ( t = oh ), o móvel está a 3 km da origem. Essa é a posição inicial do movimento S0 . A cada hora, a posição se altera em 50 km, pois a velocidade do móvel é de 50 km/h, ou seja, ele percorre 50 km a cada hora.

*VELOCIDADE: NEGATIVA E POSITIVA

     Em alguns casos, a velocidade pode ser negativa. O que isso significa? A velocidade negativa indica que o móvel está andando no sentido contrário ao da orientação do eixo da trajetória. O movimento, nesse caso, é chamado movimento retrógrado

     A velocidade é negativa porque o valor da posição diminui com o tempo. Consequentemente, o deslocamento (∆S) também se torna negativo.

     Quando o móvel caminha a favor do eixo da trajetória, o movimento é chamado movimento progressivo. Sua velocidade e seu deslocamento são positivos.




Fonte: CARLOS BARROS. WILSON PAULINO, CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA 9º ano, Ed. Ática





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