Mistura: substância simples e composta

Mistura

     A água comum, que encontramos na natureza, também não é uma substância pura, pois contém diversas substâncias dissolvidas e em suspensão. Dizemos, então que a água encontrada na natureza é uma mistura de diversas substâncias, como acontece também com o ar, que é formado por diversos gases, vapor de água e outros componentes eventuais.

* Mistura: qualquer porção de matéria formada por duas ou mais substâncias diferentes.

*A ÁGUA NA NATUREZA

     Toda água que chega até nós é uma mistura; não é água quimicamente pura.

A água do mar contém grande quantidade de cloreto de sódio, que é o sal comum de cozinha. A água dos rios, lagoa e lagoas não contém cloreto de sódio, mas nela são encontrados vários outros sais dissolvidos.

    Na natureza, a água que inicialmente é pura é a da chuva, constituída pela união de gotículas que formam as nuvens. Ao atravessar a atmosfera, no entanto, a água da chuva dissolve diversas substâncias e já chega como mistura até a superfície da Terra. ao atingir os rios, os mares e as lagoas, a água da chuva mistura-se à água ali existente; ao atingir o solo, penetra-o e dissolve diversas substâncias que ali existem e que chegam algumas vezes até os lençóis freáticos ( lençóis subterrâneos de água).

*SUBSTÂNCIA SIMPLES E COMPOSTA

     Algumas substâncias são formadas por um só tipo de átomo e outras são formadas por mais de um tipo. As formadas por um só tipo de átomo são chamadas de substâncias simples e as formadas por mais de um tipo são denominadas substâncias compostas.

    Nas fórmulas das substâncias é escrito um número, abaixo e à direita do símbolo de cada elemento químico. Esse número é um índice e indica a quantidade de átomos do elemento que entra na composição de cada molécula da substância. Dizemos que ele indica a atomicidade.

*Atomicidade: número de átomo que entram na formação da molécula da substância simples.

     Podemos, então, dizer que:

     *gás oxigênio é uma substância simples diatômica, pois cada uma de suas moléculas é formada por dois átomos iguais de oxigênio ( O2 );
     *ozônio é uma substância triatômica ( O3).

*ALOTROPIA

     O elemento químico oxigênio forma duas substâncias simples diferentes: o oxigênio e o ozônio.

     O elemento químico carbono também forma duas substâncias simples: a grafite e o diamante.

     esse fenômeno, em que um mesmo elemento químico forma substâncias simples diferentes, é a alotropia.

*Alotropia: fenômeno pelo qual um mesmo elemento químico forma duas substâncias simples diferentes.

     Entre os alótropos, um deles é sempre mais estável do que o outro. O menos estável é chamado metaestável e se transforma espontaneamente na forma estável.

     O ozônio, por exemplo, transforma-se espontaneamente em oxigênio, e o diamante transforma-se em grafite.

   
Fontes:  Coleção Ciências, Cecília Valle 9º ano : Tecnologia e Sociedade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário