Misturas homogêneas e heterogêneas

 * Misturas homogêneas e heterogêneas

     Você já sabe que mistura é formada por dois tipos ou mais de matéria. No entanto, nem sempre conseguimos distinguir cada uma das substâncias que estão misturadas. É, por exemplo, o caso da mistura da água com o açúcar e também o da mistura dos gases que formam o ar atmosférico.

     Nessas misturas, as diferentes substâncias se atraem de tal modo que não há superfície de separação entre elas. Toda mistura desse tipos apresenta, então, um s´aspecto. Dizemos que essas misturas são homogêneas.

*Misturas homogêneas - as que não apresentam superfície de separação entre as substâncias que as compõem.

     As misturas homogêneas são também chamadas soluções.
     Em Química, cada especto da mistura tem o nome de fase. Assim, as misturas homogêneas apresentam uma única fase.

     As propriedades das misturas homogêneas são iguais em todos os pontos da mistura. Quando você observa, por exemplo, o vinagre não percebe que ele é formado por 96% de água e 4% de ácido acético; o mesmo é válido para o álcool comum, formado por 96% de álcool e 4% de água.

     Você certamente já viu também diversas misturas nas quais é fácil perceber duas ou mais fases: a mistura de água com areia, a mistura de água com óleo e muitas outras. Misturas como essas são chamadas de misturas heterogêneas.

*Misturas heterogêneas - as que apresentam superfície de separação entre as substâncias que as formam.

     As propriedades das misturas heterogêneas não são iguais em todos os pontos da mistura.

     Para classificar as misturas em homogêneas e heterogêneas, usamos a observação visual, a olho nu ou com o auxílio de microscópio. 

     Muitas vezes, uma mistura apresenta-se homogênea a olho nu, mas revela-se heterogênea ao microscópio. Assim, você deve dizer se a mistura é homogênea ou heterogênea e esclarecer como ela foi observada.

     

Fontes:  Coleção Ciências, Cecília Valle 9º ano : Tecnologia e Sociedade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário