Substâncias e Misturas ( elementos químicos , tabela periódica )

*INTRODUÇÃO

     Alguns séculos antes de Cristo, já se aceitava que a matéria era formada por partículas muito pequenas. Essas partículas, sendo a menor porção da matéria, eram consideradas indivisíveis e por isso receberam o nome de átomos. Atualmente, no entanto, sabemos que ele pode ser dividido e conhecemos a sua constituição.

*ELEMENTO QUÍMICO

      Atualmente, são conhecidos  os elementos do número atômico 1 (hidrogênio) ao 118 (Ununóctio) foram descobertos ou sintetizados, sendo as adições mais recentes (elementos 113, 115, 117 e 118) confirmadas pela IUPAC em dezembro de 2015. Os primeiros 94 elementos existem naturalmente, embora alguns sejam encontrados somente em quantidades de trações e foram sintetizados em laboratório antes de serem encontrados na natureza.  Elementos com o número atômico de 95 ao 118 foram somente sintetizados em laboratório ou reatores nucleares. Têm sido buscada a síntese de elementos com números atômicos maiores. Vários elementos radionuclídeos sintéticos ou que ocorrem naturalmente também têm sido produzidos em laboratórios.



















     O conjunto de cada um desses tipos de átomos representa um elemento químico.

Todo elemento químico tem um nome e pode ser representado por um símbolo. O símbolo é formado por uma ou duas letras, retiradas do nome do elemento em latim.

     Como você pode observar na tabela, o símbolo tem duas letras sempre que existe mais de um elemento cujo nome latino tem a mesma letra inicial.

*SUBSTÂNCIA QUÍMICA

     Um pouco mais  de 100 elementos químicos e eles formam milhares de substâncias químicas diferentes!

     Como isso é possível? Simplesmente porque os átomos dos elementos químicos podem se reunir, formando grupos chamados moléculas e grupos aglomerados iônicos. Cada grupo forma uma substância química.

     esses grupos, moléculas ou aglomerados iônicos, podem ser formados por vários átomos diferente e sem número que obedece a determinadas leis da Química, as quais você estudara logo mais.

     A representação da composição química de uma substância é a fórmula química dessa substância. Por exemplo, a fórmula química da água é H2O.

     Note que a fórmula química informa a quantidade de átomos de cada elemento químico que entra na composição da molécula. O número de átomos é indicado por um índice colocado ao lado do símbolo de elemento químico; quando esse número é 1, não é feita nenhuma indicação.

     O quadro a seguir mostra apenas seis exemplos de substâncias formadas com hidrogênio, oxigênio e carbono. existe, no entanto, um número muito grande de substâncias formadas por apenas esses três elementos.

     Quando uma porção de matéria é formada somente por grupos idênticos, dizemos que ela é uma substância pura.

*Substância pura: qualquer porção de matéria formada por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos iguais entre si.

     Assim, por exemplo:

     *uma porção de matéria constituída somente por moléculas H2O é ums substância pura água;
     *uma porção de matéria formada somente por aglomerados iônicos NaCl é a substância pura cloreto de sódio, o nosso sal comum de cozinha.


Fontes:  Coleção Ciências, Cecília Valle 9º ano : Tecnologia e Sociedade. https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_peri%C3%B3dica#/media/File:Periodic_table_pt.svg





Nenhum comentário:

Postar um comentário