Mudanças de estado físico da matéria: sólido, líquido e gasoso. ( solidificação, condensação, fusão e vaporização).

 *MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA

 A matéria pode mudar de um estado físico para outro, por influência de alguns fatores, dos quais um dos principais é a variação de temperatura.

     Cada substância pura muda de estado físico numa temperatura. Assim, por exemplo, o ferro derrete quando é aquecido à temperatura de 1500°C, isto é, passa o estado líquido, podendo ser despejado em uma vasilha, da mesma maneira que fazemos com a água.

     O nitrogênio, gás que ocorre em maior quantidade no ar, passa ao estado líquido quando resfriado a 196°C abaixo de zero.

     A maior parte da água é líquida entre 0°C e 100°C, sólida abaixo de 0°C  e está no estado gasoso ( vapor) acima de 100°C. Dizemos, então, que:
*0°C é o ponto de fusão e também de solidificação da água;
*100°C é o ponto de ebulição e também de condensação ( liquefação) da água.

     Esses valores são calculados para a água submetida a pressão normal, que é a pressão no nível do mar.

     À medida que aumenta a altitude, a pressão atmosférica diminui e a água entra em ebulição ( ferve) a uma temperatura cada vez menor, chegando a entrar em ebulição espontânea, a partir de certo ponto.

*EXEMPLOS DE MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO  

     - Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido. Exemplo: o chumbo se funde a 1500°C.

     - Vaporização: passagem do estado líquido para o gasoso. Podemos considerar 3 tipos de vaporização: evaporação, ebulição e calefação.

*A evaporação é a passagem lenta, que ocorre à temperatura ambiente. É a evaporação das águas de superfície, dos rios, dos mares, das lagoas, etc.

*A ebulição ocorre por aumento de temperatura. Exemplos: no nível do mar ( pressão normal), a água entra em ebulição a 100°C e o álcool comum a 78°C, aproximadamente.

*A calefação é a vaporização rápida, quase instantânea, de um líquido colocado em uma superfície muito quente, de temperatura muito superior à de ebulição desse líquido. É o que ocorre, por exemplo, quando colocamos uma gota de água sobre uma chapa de ferro superaquecida: a gota praticamente nem toca a superfície, pois sua parte inferior é transformada em vapor e ela rapidamente se vaporiza..

     - Liquefação ou condensação: passagem do estado gasoso para o estado líquido.

     Exemplos: vapor de água, ao ser resfriado, passa para o estado líquido ao atingir a temperatura de 100°C; o nitrogênio, que é um gás, passa para o estado líquido quando sua temperatura é abaixada a   - 196°C.

     Solidificação: passagem do estado líquido para o sólido. Exemplo: a água líquida vira gelo, ou seja, passa para o estado sólido, quando diminuímos sua temperatura 0 °C .

     Sublimação e ressublimação: aquecendo alguns corpo sólidos, como o iodo, eles passam diretamente para o estado gasoso, sem que possamos perceber a passagem pelo estado líquido. É o que se chama de sublimação. A volta também ocorre: os valores obtidos rapidamente voltam ao estado sólido: é a ressublimação ou sublimação inversa.

     Em alguns casos, sublimação e a sublimação inversa ( ressublimação ) ocorrem espontaneamente, sem necessidade de aquecimento, como acontece com a naftalina, substância utilizada para matar baratas e outros insetos. Nesse caso, esses processos são lentos, pois ocorrem á temperatura ambiente.

    A sublimação e sublimação inversa ocorrem porque os pontos de fusão e de ebulição dessas substâncias são muito próximos, praticamente os mesmos.


Fonte: Coleção Ciências, Cecília Valle 9º ano : Tecnologia e Sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário