Propriedades específicas da matéria - organolépticas, físicas e químicas.

     Existem propriedades que ocorrem em determinadas substâncias, mas não são observadas em outras. Essas são as propriedades específicas, ou seja, propriedades que caracterizam essas substâncias. Isso ocorre porque existem diferentes espécies de matérias, isto é, as matérias não são iguais entre si. Assim, por exemplo, a água tem propriedades que o ouro não tem, o ouro tem propriedades que o oxigênio não tem e assim por diante.

     As diferentes espécies de matérias denominam-se substâncias. fala-se, então, em substância água, substância ouro, substância oxigênio, etc.

*SUBSTÂNCIA: cada uma das diferentes espécies de matéria.

     As propriedades específicas possibilitam distinguir uma substância de outra.

     Podemos dividir as propriedades específicas em organolépticas, físicas e químicas.

* PROPRIEDADES ORGANOLÉPTICAS

     As propriedades organolépticas são as que impressionam os nossos sentidos, como, por exemplo:

* a forma e o estado físico - percebidos pelo tato;

* a cor e o brilho - percebidos pela visão;

* o sabor - percebido pelo paladar;

* o odor - percebido pelo olfato.

     A visão, o olfato e o paladar nos informam, por exemplo, que a água pura é : incolor, inodora e insípida.

*PROPRIEDADES FÍSICAS

     As propriedades físicas são as que estão relacionadas com qualquer fenômeno físico, aqueles que não alteram a estrutura interna da matéria. Assim, fusão, a solidificação e todas as outras mudanças de estados físicos da água, por exemplo, são propriedades físicas, pois a água é sempre a mesma, no estado sólido, líquido ou gasoso.

     Outros exemplos de propriedades físicas são os pontos de fusão, de ebulição e de liquefação ( condensação). Esses pontos correspondem ás temperaturas nas quais, sob pressão constante, as substâncias passam, respectivamente, de estado sólido para líquido, de líquido para gasoso e de gasoso para líquido.

     Outra propriedade física, que você já conhece, é a densidade.

     A densidade é uma das mais importantes propriedades específicas das substâncias, pois não existem duas substâncias que, nas mesmas condições, tenham a mesma densidade.

     Quando dizemos que um material é mais denso que outro, significa que ele possui maior massa por volume ocupado. Por exemplo, se compararmos volumes iguais de água e de ferro, o ferro terá massa muito maior. Isso significa que o ferro é mais denso do que a água.

*OS ESTADOS FÍSICOS

     As partículas que formam a ma´téria podem estar muito próximas entre si, fazendo com que a matéria adquira forma e volume constantes. Quando isso acontece, dizemos que a matéria está no estado sólido. É o que ocorre com um pedaço de ferro ou com uma barra de gelo.

Se a matéria mantiver o volume constante, mas mudar de forma, adquirindo a forma do recipiente que a contém, dizemos que ela está no estado líquido.É o que ocorre com a água, que podemos passar de uma garrafa para um copo e depois para uma jarra: ela vai mudando de forma, mas continua com o mesmo volume.

No estado gasoso, as partículas mantêm maior distância entre si e movimentam-se livremente e com grande velocidade. Não há forma nem volume constante.

*Sólido: forma e volume constante.
*Líquido: forma variável e volume constante.
*Gasoso: forma e volume variáveis.

     Uma mesma substância pode se apresentar nos três estados físicos. A água, por exemplo, é encontrada líquida ( rios, oceanos), sólida ( gelo em montanhas, icebergs, calotas polares) e no estado gasoso ( na atmosfera).

     Observando a natureza terrestre, nós só encontramos matéria nestes três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. De fato, na Terra e nos demais planetas, a matéria ocorre apenas nesses três estados, em condições naturais.

     Nas estrelas, no entanto, toda a matéria encontra-se em um quarto estado físico, o plasma.

    O plasma é um estado além do estado gasoso, isto é, em que há maior concentração de energia da matéria. é o estado físico em que se apresentam as estrelas, como o Sol.

     Isso ocorre devido à altíssima temperatura, que, no Sol, gira em torno de 6000°C na superfície e é superior a 20 milhões no interior.

    Estados físicos da matéria: sólido, líquido, gasoso e plasma.
O estado de plasma não ocorre em condições naturais na Terra.
   


Fonte: Coleção Ciências, Cecília Valle 9º ano : Tecnologia e Sociedade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário