Propriedades gerais ( massa, extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade) da matéria química 9º ano.

A Matéria

* Propriedades gerais da matéria.

     Observando um corpo, é muito fácil perceber que ele ocupa um certo espaço, pois podemos ver claramente seus limites. Esse espaço ocupado pelo corpo é a sua  extensão ( espaço ocupado pela matéria) e corresponde ao volume do corpo.

     Toda matéria possui extensão, mesmo que não esteja constituindo um corpo e que, isso, não possamos visualizar o seu volume. Assim, o oceano e a atmosfera possuem extensão, embora não possamos enxergar os seus limites nem visualizar os seus volumes.

     Toda matéria tem a tendência de conservar o seu movimento ou o seu repouso. Essa propriedade chama-se inércia e é muito fácil de ser observada em qualquer corpo.

     Assim, por exemplo, é fácil deslocar um corpo de grande peso. É também difícil fazer com que ele pare quando está em movimento.

     A inércia depende da quantidade de matéria: quanto maior for a quantidade de matéria, maior será a inércia.

    A medida da inércia é a massa. Assim, quanto maior for a massa, maior será a inércia.

    Como a massa é medida da inércia e a inércia depende da quantidade de matéria, para facilitar o entendimento podemos considerar a massa como a quantidade de matéria de um corpo.

    A massa e o volume são propriedades essenciais de todo corpo e de toda matéria. A divisão da massa pelo volume nos dá a densidade absoluta ou a massa específica do corpo.


   Como, no Sistema Internacional de Unidades ( SI), a unidade que mede a massa é o quilograma ( kg) e a unidade que mede o volume é o metro cúbico ( m³ ),, a unidade que mede a densidade é o quilograma por metro cúbico ( kg/m³ ).

    Podemos também usar qualquer múltiplo ou submúltiplo dessas unidades: grama por centímetro cúbico ( g/cm³), quilograma por decímetro cúbico ( kg/dm³). etc.

    Toda matéria possui massa e extensão ( volume). Essas são portanto, propriedades gerais da matéria.

    Outras propriedades gerias, isto é, propriedades encontradas em toda a matéria, são divisibilidade, impenetrabilidade, compressibilidade e elasticidade.

* DIVISIBILIDADE
    Experimente colocar uma pequena quantidade de sal comum em um copo de água: após algum tempo, você não verá mais o sal.

    O que aconteceu?

    O sal é um aglomerado de pequeníssimas partículas, que se separam na água e se acomodam entre os espaços vazios das partículas da água.

    No caso do sal, ele simplesmente se divide quando é colocado na água. Dizemos que o sal se dissolve na água. isso acontece também com outras matérias, mas não com todas..

    De uma forma ou de outra, toda matéria pode ser dividida em porções cada vez menores. essa propriedade chama-se divisibilidade.

*IMPENETRABILIDADE
    Se uma pessoa entrar em uma piscina ou em um pequeno tanque, totalmente cheios com água, uma parte dela será derramada.

    Por que isso acontece? 

    Porque a criança e a porção de água que corresponde ao espaço ocupado por ela não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Essa propriedade é a impenetrabilidade.

Divisibilidade: propriedade que a matéria possui de poder ser dividida em partes cada vez menores.

Impenetrabilidade: propriedade que possui a matéria de não ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo que outra matéria.

* COMPRESSIBILIDADE E ELASTICIDADE

    Quando a matéria sofre a ação de forças que a comprimem, seu volume é reduzido, ou seja, diminui o espaço que ocupa. Essa propriedade é a compressibilidade ( ou contratilidade).

    O inverso também ocorre: diminuindo-se a ação das forças que atuam sobre a matéria comprimida, ela se expande, aumentando o volume que ocupa. Essa propriedade é a elasticidade.

    A compressibilidade e a elasticidade são, como você pode perceber, propriedade opostas: uma causa a contração ( redução de volume ) e a outra causa expansão ( aumento de volume ).

    A compressibilidade e elasticidade são propriedades facilmente demonstradas na matéria gasosa, mas nos líquidos e sólidos elas não são observadas facilmente.


Fonte: Coleção Ciências, Cecília Valle 9º ano : Tecnologia e Sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário